A ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professoras
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n1p15-30Keywords:
Entrevista Narrativa. Análise de Narrativas. Professoras da Educação Infantil.Abstract
Este artigo tem como foco a Entrevista Narrativa, idealizada por Fritz Schütze, um dispositivo de produção e análise de dados para pesquisas que, pela sua peculiaridade na geração de textos narrativos, tem aproximações com abordagens (auto) biográficas e busca romper com a rigidez imposta pelas entrevistas estruturadas e/ou semiestruturadas. A discussão parte de uma investigação que teve como foco a trajetória de formação inicial de seis professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino de Imperatriz/MA. O texto apresenta, de forma analítica, o movimento entre a produção, a textualização e a análise da entrevista com três professoras.
THE NARRATIVE INTERVIEW: device of production and analysis of data on paths of teachers
Abstract: This article focuses on the narrative interview by Fritz Schütze. It is an device of data production and analysis for research that is similar to (auto)biographical approaches for its peculiarity in generating narrative texts that try to break with the rigidity imposed by structured and/or semi-structured interviews. The discussion stems from an investigation, conducted with six childhood education teachers from public schools in Imperatriz/MA, that had as its focus the initial development pathways of these teachers. The text presents, in an analytical way, the movement between production, textualization, and analysis of the interview with three teachers.
Keywords: Narrative Interview. Narrative Analysis. Early Childhood Education Teachers.
ENTREVISTA NARRATIVA: dispositivo de producción y análisis de datos sobre trajectorias de profesoras
Resumen: Este artículo se centra en la Entrevista Narrativa idealizada por Fritz Schütze. Se trata de un dispositivo de producción y análisis de datos para investigaciones que tienen proximidades con enfoques autobiográficos, por su peculiaridad de generar textos narrativos, y con el objetivo de interrumpir a rigidez impuesta por las entrevistas estructuradas y/o semiestructuradas. La discusión se hace a partir de una investigación realizada con seis profesoras de educación infantil de la enseñanza pública de la ciudad de Imperatriz/MA, que tuvo como enfoque la trayectoria de formación inicial de esas profesoras. De forma analítica el texto presenta el movimiento entre la producción, la textualización y el análisis de la entrevista con tres profesoras.
Palabras clave: Entrevista Narrativa. Análisis de Narrativas. Profesoras de Educación Infantil.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.