Investigative teaching sequences: the textual presence from the dissertations of professional masters’ degrees in science education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.19

Keywords:

investigative teaching, investigative teaching sequence, reading, early years

Abstract

This study started from the interest in mapping how texts have been used in the construction of Investigative Teaching Sequences (SEI for its acronym in Portuguese), in the area of Nature Science, in the early years of elementary school. Thus, we sought to answer, throughout the research, the following issue problems: How have texts been used in the construction of SEI in the area of Natural Sciences in the early years? What are their functions, textual genres, and places that these texts occupy in these didactic sequences? In order to respond to the proposed problems, we conducted a survey of dissertations produced in professional masters’ programs, published in the Capes’ Catalog of Theses and Dissertations, from 2012 to 2021. To compose the data, we investigated the works that presented, in the body of the text, the planning of SEI, directed to work the contents of Nature Science with fresher students. The data revealed a concern, on the part of the teachers/researchers, to insert, in science classes, moments of reading texts with the children; as well as, we highlight, as a positive point of the research, the diversity of textual genres present in the selected works. 

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Author Biographies

Tamiris de Almeida Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, subárea de concentração Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências da UFAL. Atualmente, é doutoranda em Educação (PPGE-UFAL) e professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca/AL, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência também na docência em Educação de Jovens e Adultos e em Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Professora de cursos de especialização em ensino de ciências, educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Membro do Conselho Editorial da Editus - Editora da UESC. Pesquisadora Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica (PPGE), onde cumpriu a vice coordenação do Colegiado do Programa; e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática e práticas de ensino, ensino de Ciências, ensino por investigação e formação de professores.

Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, e Doutorado em Ensino (Rede RENOEN) orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor e o uso de ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

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Published

2024-08-16

How to Cite

SILVA, Tamiris de Almeida; SEDANO, Luciana; FIREMAN, Elton Casado.
Investigative teaching sequences: the textual presence from the dissertations of professional masters’ degrees in science education
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–27, 16 Aug. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20055. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos