Cultura em sala de aula: revisão sistemática sobre a integração do artesanato na educação de povos tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25019Parole chiave:
artesanato, educação, povos tradicionais, revisão de literaturaAbstract
Nas últimas décadas, uma parcela significativa dos chamados povos tradicionais participantes do processo de desenvolvimento cultural e social nacional tem manifestado demandas por um ensino adaptado às suas realidades territoriais e socioculturais. Este apelo é respaldado pelo reconhecimento legal da importância de fortalecer as conexões entre identidade e território, bem como seus modos de criar, fazer e viver por meio do acesso à Educação. Nesse contexto, destaca-se o artesanato como um potencial integrador entre conhecimentos tradicionais e formais no ensino diferenciado. Este estudo apresenta uma revisão da literatura nacional, com ênfase na região Nordeste do Brasil, sobre as relações entre artesanato e Educação no ensino diferenciado, incluindo práticas pedagógicas que evidenciam essa conexão. A revisão seguiu um protocolo sistemático, com buscas nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO-Brasil) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A literatura selecionada foi analisada com o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ), totalizando 27 documentos. Entre os achados, destaca-se a predominância de estudos voltados para escolas indígenas e a ausência de investigações em escolas quilombolas. A sistematização das iniciativas reportadas aponta que o artesanato pode ser integrado de forma significativa ao ensino de disciplinas como Química, Biologia, Matemática e História. Os resultados sugerem que o artesanato contribui para a afirmação das identidades socioculturais desses grupos no contexto escolar. Contudo, sua consolidação na educação diferenciada requer maior articulação entre políticas públicas, formação docente e produção de materiais pedagógicos contextualizados às especificidades de cada comunidade.
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