A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n1p81-94Keywords:
Educação ambiental. Educação infantil. Prática pedagógica.Abstract
Este artigo objetiva problematizar as características do pensamento e da ação dos docentes da Educação Infantil sobre a temática ambiental nas esferas pública e privada. Trata-se de uma pesquisa com análise qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram entrevistas, análise da proposta pedagógica e observação do ambiente educativo. O estudo, realizado em Curitiba, Paraná, revelou a partir da análise das propostas pedagógicas das duas instituições que existe a orientação para o trabalho interdisciplinar com a Educação Ambiental na Educação Infantil. Constatou-se por meio dos discursos que todos os docentes pesquisados concordam com a importância da inserção da Educação Ambiental na Educação Infantil e alegam trabalhar com o tema em suas turmas. As observações do ambiente demonstraram atividades voltadas principalmente à reutilização de materiais recicláveis para a confecção de brinquedos, observação da natureza e horta. Apesar dos avanços do debate sobre a Educação Ambiental na Educação Infantil impulsionado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental (2012) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), ainda mostrou-se predominante nos discursos e na prática pedagógica uma concepção de cunho reducionista e naturalista.
Palavras-chave: Educação ambiental. Educação infantil. Prática pedagógica.
THE ENVIRONMENTAL EDUCATION IN CHILDHOOD EDUCATION: limits and possibilities
Abstract: This article aims to discuss the action and thoughts characteristics from the early childhood education teachers on the environmental issues in the public and private spheres. This is a qualitative analysis survey, which the instruments used were interviews, pedagogical proposal analysis and educational environment observation. The study, conducted in Curitiba, Paraná, showed from the pedagogical proposal analysis of the two institutions that there is guidance for the interdisciplinary work with the environmental education in early childhood education. It was found, through the speeches, that all surveyed teachers agree with the importance of the environmental education in early childhood education and claim to work with this subject in their classes. The environmental observations demonstrated activities related mainly to recyclable material re-use to manufacture toys, nature observation and garden. Despite advances on the environmental education debate in early childhood education driven by the Environmental Education National Curriculum Guidelines (2012) and the Early Childhood Education National Curriculum Guidelines (2009), it is still proved to be predominantly in speeches and in the pedagogical practice a reductionist and naturalist concept.
Keywords: Environmental Education. Childhood Education. Pedagogical practice.
LA EDUCACIÓN AMBIENTAL EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: límites y posibilidades
Resumen: Este estudio tiene como objetivo plantearse como problema las características del pensamiento y de las acciones del profesorado de la Educación Infantil sobre tema medioambiental en las esferas públicas y privada. Se trata de una investigación con análisis cualitativa, a los cuales los instrumento utilizados fueron entrevistas, análisis de la propuesta pedagógica y observación del entorno educativo. La investigación, realizada en Curitiba, Paraná, puso de manifiesto a partir del análisis de las propuestas pedagógicas de dos instituciones, donde hay orientación para el trabajo interdisciplinario entre la Educación Ambiental y la Educación Ambiental en la Educación Infantil. Se comprobó a través de los discursos que todo el profesorado investigado concuerda con la importancia de la inclusión de la Educación Ambiental a la Educación Infantil donde alega trabajar con el tema en sus clases. Las observaciones del medio ambiente demuestran actividades enfocadas sobre todo a la reutilización de materiales reciclables para la elaboración de juguetes, observación de la naturaleza y huerta. Pese a los avances del debate sobre Educación Medio ambiental en la Educación Infantil impulsado por las Directrices Curriculares Nacionales de Educación Ambiental (2012) y de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (2009), demostró todavía dominante en los discursos y en la práctica pedagógica una concepción de molde reduccionista y naturalista.
Palabras clave: Educación Ambiental. Educación Infantil. Práctica Pedagógica.