A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202141

Keywords:

gestão pedagógica, cursos técnicos, educação a distância

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a expressividade da gestão pedagógica em cursos técnicos na modalidade à distância, a partir da organização, da liderança, dos processos, dos perfis e das atividades da gestão escolar da educação à distância. A pesquisa foi desenvolvida em duas instituições privadas do Rio Grande do Sul, uma do sistema S e outra particular. Metodologicamente, essa pesquisa se configura como qualitativa. As pesquisadoras utilizaram a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com coordenadores. Em seguida, essas entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. As instituições que participaram da pesquisa apresentam formatos distintos na organização, no funcionamento dos cursos e nas suas gestões. Como resultado, ficou evidente que o pedagógico está presente nessas duas instituições de ensino, mas, percebe-se que ele é esvaziado e reduzido a um setor ou a um departamento dentro das instituições. As influências mercadológicas e gerencialistas estão presentes nos documentos institucionais e nas entrevistas, nas quais o burocrático administrativo é muito mais evidente do que as questões de cunho pedagógico.

Palavras- chave: gestão pedagógica; cursos técnicos; educação a distância.

The pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning): an analysis of the school reality.

Abstract

This article a im stoanalyze the expressiveness of pedagogical management in technical courses in the distance modality (e-learning), from the organization, the leadership, the processes, the profiles and the activities of school management of distance education. The research was developed in two private institutions of  Rio Grande do Sul, one of the S system and the another, particular. Methodologically, this research is configured as qualitative. The research er sused documentary analysis and semistructured interviews with coordinators. These interviews were, then, submitted to contentanalysis.The institutions that participated in the survey present different formats in the organization, in the operation of the courses and in their management.As a result, it became evident that pedagogical is present in these two educational institutions, butit’sperceived thatit’semptie dand reducedto a sector or a department with in institutions.Marketing and managerial influences are present in institutional documents and in the interviews, in which administrative bureau cracy is much more evident than pedagogica lissues.

Keywords: pedagogical management; technical courses; distance learning (e-learning).

La gestión pedagógica en cursos técnicos a distancia: una análisis de la realidad académico.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar la expresividad de la gestión pedagógica en cursos técnicos en la modalidad a distancia, desde la organización, liderazgo, procesos, perfiles y actividades de gestión escolar EAD. La pesquisa fue desarrollada en dos instituciones privadas del Rio Grande del Sur, una del “Sistema S” y otra de la red privada.Metodológicamente se configura como cualitativa y se utilizó la análisis documentales y entrevistas semiestruturadas con coordinadores sometidas a análisis de contenido. Las instituciones que participaron de la pesquisa presentan formatos distintos en la organización y funcionamiento de sus cursos y sus gestiones. Con los resultados, se evidenció que el pedagógico está presente en las instituciones de enseñanza, pero, se percibe que él es vaciado y reducido a una sección dentro de las instituciones. Las influencias mercadológicas y gerencialitas están presentes en los documentos institucionales y entrevistas, dónde el burocrático administrativo es mucho más evidente de que las cuestiones de acción pedagógica.

Palabras llaves: gestión pedagógica; cursos técnicos; educación a la dista. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carina Tavares, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestra em Educação, pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade do Vale do Rio do Sinos- UNISINOS na Linha de Pesquisa Educação, História e Políticas, Bolsista CAPES/PROEX. Pós Graduação Especialização em Educação à Distância pela Universidade do Norte do Paraná- UNOPAR (2014) e Pós Graduação em Pedagogia Empresarial pela Universidade Feevale (2006). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Feevale (2003). Aluna do programa de educação continuada (PEC) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (2010-2011) na Linha de Pesquisa Universidade, Teoria e Prática. Tem interesse e desenvolve pesquisas que envolvem as temáticas Gestão, Políticas Educacionais, Educação Profissional, Ensino a Distância, e os atravessamentos das influências neoliberais e de mercado na educação. Integrante do grupo de pesquisa Evasão escolar, gestão e formação de recursos humanos em escolas públicas de ensino médio no município de São Leopoldo-RS, coordenado pela Profª. Dra. Rosângela Fristch. Atua como Coordenadora Pedagógica e Vice- Diretora da Escola Técnica Faccentro NH. Tem experiência nos processos de gestão da educação básica e acadêmica.

Rosângela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestra em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora titular nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e em Gestão Educacional (Profissional) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

Published

2021-09-30

How to Cite

TAVARES, Ana Carina; FRITSCH, Rosângela.
A GESTÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR.
Cadernos de Pesquisa, p. 129–151, 30 Sep. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9922. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos