TENDÊNCIAS DA PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: entre o local e o universal
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n4p207-224Palabras clave:
Pesquisa em formação de professores, Metodologia de pesquisa, Pesquisa em educação,Resumen
Este artigo realiza um balanço das pesquisas em formação de professores realizadas no Brasil, de 1987 ao início desta década, com destaque para a região Sul. Focaliza os estudos do tipo “estado da arte” publicados, principalmente os relativos a teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação, e inclui aspectos de pesquisas internacionais. A metodologia de estudo é do tipo “revisão sistemática”, com a finalidade de apontar as dimensões em torno das abordagens teórico-metodológicas, das temáticas privilegiadas, sua expansão e seus impactos.
Palavras-chave: Pesquisa em formação de professores. Metodologia de pesquisa. Pesquisa em educação.
TRENDS IN TEACHER TRAINING RESEARCH: between local and universal
Abstract
This article presents a survey of the research on teacher education held in Brazil from 1987 to the beginning of this decade, especially in the South. It focuses on the study of the "state of the art" published, mainly regarding theses and dissertations in graduate programs, and includes aspects of international research. The study methodology is a "systematic review", in order to point out the dimensions around the theoretical and methodological approaches, the privileged themes, its expansion and its impact.
Keywords: Research in teacher education. Research methodology. Research in education.
TENDENCIAS DE LA INVESTIGACIÓN EN FORMACIÓN DE PROFESORES: entre lo local y lo universal
Resumen
Este artículo realiza un balance de las encuestas en formación de profesores realizadas en Brasil, de 1987 al inicio de esta década, con destaque para la región Sur. Focaliza los estudios del tipo "estado del arte" publicados, principalmente los relativos a tesis y disertaciones defendidas programas de postgrado, e incluye aspectos de investigaciones internacionales. La metodología de estudio es del tipo "revisión sistemática", con la finalidad de apuntar las dimensiones en torno a los enfoques teórico-metodológicos, de las temáticas privilegiadas, su expansión y sus impactos.
Palabras clave: Investigación en formación de profesores. Metodología de investigación. Investigación en educación.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos de Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.