DETERMINAÇÃO DE CHUMBO EM GASOLINA POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA

Autores/as

  • Elmo de Sena Ferreira Júnior Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Raimunda Anésia Araújo Pinto Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Glene Henrique Rodrigues Cavalcante Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Edmar Perreira Marques Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Aldaléa Lopes Brandes Marques Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palabras clave:

Gasolina. Espectrometria de Absorção Atômica. Chumbo.

Resumen

O objetivo deste trabalho é determinar quantitativamente o teor de chumbo(Pb) de amostras de gasolina. A fim de quantificar o teor do metal foi necessário decompor amostras de gasolina usando ácido nítrico, seguida de diluições apropriadas das amostras digeridas. As variáveis mais importantes neste estudo de preparo das amostras foram: tempo de potência máxima, volume de reagentes e volume de amostra. As medições foram realizadas por aspiração da solução em uma chama ar-acetileno, após o que a solução iônica era pulverizada e atomizada para posterior determinação do seu conteúdo total, e consequentes medições pela técnica de absorção atómica com chama (FAAS). Calibração apropriada foi realizada usando soluções analíticas preparados no mesmo meio. O procedimento mostrou-se eficiente para a determinação de chumbo, e nenhum modificador foi necessário para esta análise. As concentrações usadas para a curva de calibração foram: 1, 2, 3, 4, e 5mg L-1 de chumbo. O método foi aplicado com sucesso em amostras de gasolina. O teor médio de chumbo encontrado nas amostras de gasolina foi de 0,199 ± 3,01.10-4mg L-1. O procedimento de validação utilizado na determinação de Pb nas amostras de gasolina por FAAS baseou-se nos seguintes resultados estatísticos: equação de regressão linear da curva de calibração: Abs = 7.62 x10-4 + 7,03x10-3[Pb]; coeficiente de correlação (r) = 0,998; RSD (%, n = 5) = 20,23. A exatidão do procedimento, determinada por ensaio de recuperação (quantidade adicionada (mg L-1) do analito: 0,651 e recuperação de 0,603 mg L-1) mostrou um índice de 92,63% para a recuperação. O limite de detecção (3S/slope) para o procedimento foi de 9,8.10-2 mg L-1 de chumbo na amostra original.

Palavras-chave: Gasolina. Espectrometria de Absorção Atômica. Chumbo.



DETERMINATION OF LEAD IN GASOLINE BY ATOMIC ABSORPTION SPECTROMETRY

Abstract: The objective of this paper was to quantitatively determine the lead (Pb) content of gasoline samples. In order to quantify the content of metal it was required decompose gasoline samples using nitric acid, preparing appropriate dilutions of the decomposed samples. The most important variables in this study were: time of maximum power, volume of reagents and sample volume. The measurements were performed by aspirating them into an air-acetylene flame, after which ions were sprayed and atomized for later determination of its total contents for flame atomic absorption measurements. Appropriate calibration was achieved by using analytical solutions prepared in the same medium. The procedure proved to be efficient for lead determination, while no modifier was necessary for this analysis. The concentrations used for calibration curve were: 1, 2, 3, 4, and 5mg L-1 of lead. The method was successfully applied to samples of gasoline. The average content of lead found in the samples was 0.199 ± 3,01.10-4mg L-1. The validation procedure used to determine Pb in gasoline by FAAS was based on the following statistical results: linear regression equation of the calibration curve: Abs=7.62 x10-4 + 7.03x10-3[Pb]; correlation coefficient (r) = 0. 998; RSD (%, n = 5) = 20.23. The accuracy of the procedure, determined by recovery test, (added quantity (mg L-1) do analito: 0.651 and recovery of 0.603 mg L-1) presented an index of 92.63%. The detection limit (3s/slope) for the analytical procedure was 9.8.10-2mg L-1 for lead in the original sample.

Keywords: Gasoline. Atomic Absorption Spectrometry. Lead.



DETERMINACIÓN DE PLOMO EN LA GASOLINA POR ESPECTROFOTOMETRÍA DE ABSORCIÓN ATÓMICA

Resumen: El objetivo de este estudio fue determinar cuantitativamente la concentración de plomo (Pb) en muestras de gasolina. Con el fin de cuantificar la cantidad de metal fue necesario digerir muestras de gasolina con ácido nítrico, seguida de diluciones adecuadas de las muestras digeridas. Las variables más  importantes en este estúdio para la preparación de las muestras fueron: tiempo de potencia máxima, el volumen de los reactivos y el volumen de la muestra. Las mediciones se realizaron por aspiración de la solución em una llama de aire-acetileno, después de lo cual la solución iônica se pulverizo y se atomizó para la determinación posterior del contenido total, y las mediciones subsiguientes por la técnica de absorción atômica (FAAS). La calibración se realizó mediante soluciones analíticas apropiadas preparadas en el mismo medio. El procedimiento fue eficiente para la determinación de plomo, y no fue necesario el uso de ningún modificador para este análisis. Las concentraciones utilizadas para la curva de calibración fueron: 1, 2, 3, 4, y 5mg de L-1 de plomo. El método se aplicó con éxito em muestras de gasolina. El nivel promedio de plomo en muestras de gasolina era 0,199 ± 3,01.10-4mg L-1. El procedimiento de validación utilizado para la determinación de Pb en las muestras de gasolina por la FAAS se basó em las siguientes estadísticas: ecuación de regresión lineal de la curva de calibración: Abs=7,62 x 10-4 + 7.03x10-3[Pb], el coeficiente de correlación (r) = 0,998, RSD (%, n = 5) = 20,23. La precisión del procedimiento, determinado por la prueba de recuperación (cantidad añadida (mg de L-1) el analito: 0,651 y 0,603mg de recuperación de L-1) mostrou uma tasa de 92,63% para la recuperación. El límite de detección (3S/slope) con el procedimiento analítico era 9,8.10-2mg L-1 de chumbo en la muestra original.

Palabras clave: Gasolina. Espectrometría de absorción atômica. Plomo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elmo de Sena Ferreira Júnior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Elmo de Sena Ferreira Júnior é aluno de Graduação do curso de Engenharia Química da UFMA, desde o ano de 2008. Foi aluno do CEFET (ensino profissional de nível técnico) no período de 2006- 2008. É bolsista de Iniciação Científica da UFMA desde o ano de 2009 e tem atuado nas áreas de pesquisa, voltadas para qualidade de combustíveis, especialmente, envolvendo validação de procedimentos analíticos alternativos e oficiais.
Tem participado de eventos de sua área, com destaque para o SEMIC de 2011, quando teve seu trabalho (apresentação oral) premiado em segundo lugar, com o título: Determinação de chumbo em gasolina por espectrometria de absorção atômica.

Raimunda Anésia Araújo Pinto, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2007) . Atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia analítica, metais, estabilidade do biodiesel, qualidade do biodiesel.

Glene Henrique Rodrigues Cavalcante, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Química Industrial (2003) e mestrado em Química Analítica (2008) pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é aluno de Doutorado do projeto Bionorte e Químico Responsável pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA exercendo a função de Gerente Técnico do Laboratório de Combustíveis da UFMA (LAPQAP), em convênio com a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Possui experiência na área de Petróleo e seus derivados, Biocombustíveis, Óleos vegetais, Programas Interlaboratoriais e Eletroanalítica.

Edmar Perreira Marques, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1978), especialização em Quimica de alimentos (1979), mestrado em Química (Química Analítica- IQSC) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Química Analítica pelo Instituto de Física e Química de São Carlos -USP(1991), pós-doutorado na universidade de York (Canada- 1993-1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Maranhão onde ministra as disciplinas Fisico-química e Quimica Analítica. Atua em pesquisa na área de eletroanalítica, com ênfase em metodologia analítica e eletrodos quimicamente modificados.

Aldaléa Lopes Brandes Marques, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Química Industrial (UFMA, 1978), mestrado em Química Analítica (IQSC-USP, 1988), doutorado em Química Analítica (IQSC-USP, 1991) e pós-doutorado em eletrocatálise aplicada a célula a combustíveis (Toronto, 1994). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Maranhão, desde 1998. Tem experiência na áreas de Química Eletroanalítica, Eletrocatálise, Metododolia Analítica (espectroscopia e eletroquímica) para metais. Tem atuado no desenvolvimento e aplicação de métodos analíticos para metais a nível de traços, aplicados a estudos de poluição e toxicologia; métodos eletroanalíticos aplicados a diferentes
matrizes de petróleo, combustíveis e biocombustíveis; estudos envolvendo eletrocatálise por complexos metálicos, inclusive usando nanomateriais, aplicados a células a combustíveis; Formação de recursos humanos (cursos de extensão, ensino médio e pós-graduação, na área de biocombustíveis, petróleo e gás natural. Principais temas de atuação no contexto das publicações: metais-traço, eletrocatálise, combustíveis, eletrodo de  grafite, espectrofotometria e voltametria de redissolução.

Publicado

2012-10-18

Cómo citar

FERREIRA JÚNIOR, Elmo de Sena; PINTO, Raimunda Anésia Araújo; CAVALCANTE, Glene Henrique Rodrigues; MARQUES, Edmar Perreira; MARQUES, Aldaléa Lopes Brandes.
DETERMINAÇÃO DE CHUMBO EM GASOLINA POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA
. Cadernos de Pesquisa, 18 oct. 2012 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1080. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a