PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional

Autores/as

  • Sirlene Rodrigues Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias - Universidade de Brasília (UnB), Brasília – Distrito Federal
  • Carlos Lopes Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos. Programa de Pós-Graduação em Educação. Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (FE/UnB) Brasília – Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n1p89-106

Palabras clave:

Plágio, Pesquisa, Copiar e colar, Internet,

Resumen

Nesta era altamente midiatizada e com mediações de código aberto, marcada pela explosão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os contextos da vida humana, inclusive na educação, cresce também o número de problemas relacionados à cópia e ao plágio. Pesquisas internacionais alertam que os alunos estão cada vez mais cedo se especializando na técnica do “copiar e colar”. Para situar o tema do plágio, realizamos levantamento bibliográfico e exploratório da produção acadêmica entre os anos de 2010-2016. O artigo levanta a hipótese de que a falta de informação sobre os processos de pesquisa e responsabilidade na creditação autoral, nos primeiros anos de escolarização, pode ser um dos causadores do plágio e da cópia. Também indica que o estudante contemporâneo ‒ um pesquisador no ciberespaço – deve ser orientado sobre o perigo do plágio e da cópia, e que há lacunas de pesquisas sobre o assunto no ensino fundamental brasileiro, aumentando timidamente a partir do ensino superior, e, por fim, o texto apresenta algumas perspectivas de estudos e pesquisas sobre o assunto.

PLAGIARISM IN EDUCATION: reflections around the international and national literature

Abstract: In this highly mediatized era and with open source mediations, marked by the explosion of Information and Communication Technologies (ICT) in every aspect of human life, education included, also grows the number of problems related to copy and plagiarism. International research warns that students are become specializing in the "copy and paste" technique. In order to place the plagiarism discussion in context, was made a bibliographical and exploratory survey of academic production between the years 2010-2016. The article’s hypothesis is that the lack of information about the processes of research and responsibility in author credit in the first years of schooling, can be one of the causes of plagiarism and copying; that the contemporary student ‒ a researcher in cyberspace ‒ must be oriented about the danger of plagiarism and copying; there are gaps in research on the subject in Brazilian basic education, increasing timidly from higher education and, finally, the text presents some perspectives of studies and research on the subject.

Keywords: Plagiarism. Research. Copy and paste. Internet.

PLAGIO EN LA EDUCACIÓN: reflexiones en torno a la literatura internacional y nacional

Resumen: En esta era altamente mediatizada y con mediaciones de código abierto, marcada por la explosión de las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) en todos los contextos de la vida humana, incluso en la educación, crece también el número de problemas relacionados con la copia y el plagio. Las encuestas internacionales advierten que los alumnos están cada vez más temprano se especializando en la técnica del "copiar y pegar". Para situar el tema del plagio, realizamos levantamiento bibliográfico y exploratorio de la producción académica entre los años 2010-2016. El artículo plantea la hipótesis de que la falta de información sobre los procesos de investigación y responsabilidad en la acreditación autoral en los primeros años de escolarización, puede ser uno de los causantes del plagio y de la copia; que el estudiante contemporáneo ‒ un investigador en el ciberespacio ‒ debe ser orientado sobre el peligro del plagio y de la copia; hay lagunas de investigaciones sobre el tema en la enseñanza fundamental brasileña, aumentando tímidamente a partir de la enseñanza superior y, por fin, el texto presenta algunas perspectivas de estudios e investigaciones sobre el tema.

Palabras clave: Plagio. Investigación. Copiar y pegar. Internet.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-03-29

Cómo citar

RODRIGUES, Sirlene; LOPES, Carlos.
PLÁGIO NA EDUCAÇÃO: reflexões em torno da literatura internacional e nacional
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 1, p. 89–106, 29 mar. 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11099. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos