INVESTIGANDO A QUESTÃO PEDAGÓGICA À LUZ DA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO – AAD
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202154Palabras clave:
Discurso, Pedagógico, Educação, Formação humanaResumen
Este ensaio registra uma investigação sobre a questão pedagógica. Para isso, recorreu à Análise Arqueológica do Discurso – AAD, de Michael Foucault, às noções arqueológicas de discurso, à regularidade, à dispersão, à formação discursiva e a uma série de escritos freireanos, como fontes da investigação. Com a escavação dos textos-fonte, foi encontrado um conjunto de achados que definiram o corpus da análise, a descrição e a explicitação da questão. Resultou da análise da questão a que a ordem discursiva do saber pedagógico se refere, em geral, a toda ação que produza marcas sobre a formação das pessoas e, em particular, a aspectos pertinentes a processos formativos, a problemas concretos e cotidianos que lhes são inerentes, a visões específicas de homem, de mundo e de sociedade que a orientam, a domínios de saberes que lhe conferem inteligibilidade, justificativa e racionalidade e à educação como prática social exemplar. Concluiu-se que os achados encontrados nos escritos freireanos demonstraram que a questão pedagógica se põe no seio de uma formação discursiva pedagógica definida por uma existência e funcionamento próprios, limites e contornos singulares, passíveis de serem identificados, conhecidos e utilizados em distintas situações e práticas sociais.
Palavras-chave: discurso; pedagógico; educação; formação humana.
Investigating the pedagogical question in the light of the Archaeological Discourse Analysis – AAD
Abstract
This essay register a investigation about the pedagogical matter. For this, the Archealogical Discourse Analysis (ADA) was appealed, its archealogical discourse notions, regularity, dispertion and discursive formation and a series of Freire’s scripts, as investigation sources. With the digging of source-texts it was founded a bunch of findings, that defined the analysis corpus, description and explicitation of the question. It was found that the discursive order of pedagogical knowledge refer, in general, about every action that produce marks about people formation and, in particular, about pertinent aspects of formative process, about daily and concret problems, specific man visions , about society and world that are oriented by them, about domain of knowledge that give to them inteligibility, justification and racionality and to education as an examplary social practice. The investigation concludes that findings found in Freire’s scripts demonstrate that pedagogical question put itself in the center of a discursive pedagogical formation defined by an existence and self operation, limits and singular contours, that can be idenfied, known and used in distinct situations and social practices.
Keywords: speech; pedagogical; education; human formation.
Investigando la cuestión pedagógica a la luz del Análisis del Discurso Arqueológico - AAD
Resumen
Este ensayo registra una investigación sobre el tema pedagógico. Para esto, se recurrió al Análisis de Arqueológico Discurso (AAD), sus nociones de discurso arqueológico, regularidad, dispertión y formación discursiva y una serie de guiones de Freire, como fuentes de investigación. Con la excavación de los textos fuente se fundó un conjunto de hallazgos que definieron el corpus de análisis, la descripción y la explicitación de la pregunta. Se encontró que el orden discursivo del conocimiento pedagógico se refiere, en general, a cada acción que produce marcas sobre la formación de las personas y, en particular, sobre los aspectos pertinentes del proceso formativo, sobre problemas cotidianos y concretos, visiones específicas del hombre, sobre la sociedad y el mundo. que están orientados por ellos, sobre el dominio del conocimiento que les da inteligibilidad, justificación y racionalidad y a la educación como una práctica social ejemplar. La investigación concluye que los hallazgos encontrados en los guiones de Freire demuestran que la pregunta pedagógica se coloca en el centro de una formación pedagógica discursiva definida por una existencia y auto operación, límites y contornos singulares, que pueden ser identificados, conocidos y utilizados en situaciones y prácticas sociales distintas.
Palabras clave: discurso; pedagógico; educación; formación humana.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cadernos de Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.