PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Andressa Rose Castro Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Dannila Coelho Maranhão Rocha Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Efraim de Lucas Lima Mendes Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Manoel de Jesus de Aquino Lima Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Mats Vilandel Gonçalves dos Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • José Alberto Pestana Chaves Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20n.especialp145-148

Palabras clave:

Química. Ensino médio. Experimentos.

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo despertar no aluno da educação básica, especialmente do ensino médio, a melhor compreensão da química, enquanto ciência experimental, pela realização de aulas práticas e o registro em vídeo desses experimentos. Para a maioria dos estudantes, a química é reconhecida como uma disciplina de difícil compreensão, que não desperta o interesse quanto à assimilação dos conteúdos, o que vem acarretando resultados negativos em relação à repetência e abandono por parte de uma grande quantidade de alunos matriculados na rede pública do nosso estado. Dessa forma, este trabalho apresenta a química de uma maneira diferente: aplicada, contextualizada, trabalhada pelo aluno, através de experimentos simples, rápidos, gravadas em vídeos para futuras postagens na internet ou para apresentação em sala de aula aos demais alunos da série.

Palavras-chave: Química. Ensino médio. Experimentos.


VIDEO PRODUCTION AS AN EDUCATION TOOL FOR HIGH SCHOOL CHEMISTRY CLASSES

Abstract: This work aims at arousing in students of basic education, especially in high school students, a better understanding of chemistry as an experimental science, by conducting practical classes and video recording of those experiments. For most students, chemistry is recognized as a subject of difficult understanding, that does not arouse interest on the assimilation of the contents, which has been causing negative results regarding failure and abandonment by a large number of students enrolled in public schools of Maranhão State. Thus, this paper presents chemistry in a different way: applied, contextualized, worked by the student through simple experiments, fast, and recorded on video for future posts on the internet or for presentation in classrooms to other students in the grade.

Keywords: Chemistry. High School. Experiments


CLASES DE PRODUCCIÓN VIDEO EDUCACIÓN COMO HERRAMIENTA DE LA QUÍMICA EN LA DISCIPLINA ESCOLAR

Resumen: Este trabajo tiene como objetivo despertar la educación básica de los estudiantes, especialmente en la educación secundaria, una mejor comprensión de la química como un experimento científico, para larealización de las clases prácticas y grabación de vídeo de estos experimentos. Para la mayoría de los estudiantes, la química es reconocido como un tema difícil de entender, no despierta el interés en la asimilación de los contenidos, que ha estado causando resultados negativos con respecto al fracaso y abandono por parte de un gran número de alumnos matriculados en las escuelas públicas de nuestro estado. Por lo tanto, este trabajo se presenta la composición química de una manera diferente: aplicada, contextualizado, elaborado por el estudiante a través de experimentos sencillos y rápidos, grabadas en vídeo para futuros posts en Internet o para su presentación en clase con otros estudiantes en el grado.

Palabras clave: Química. La escuela secundaria. Experimentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andressa Rose Castro Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Aluna do Colégio Universitário da UFMA, cursando o 3° ano do Ensino Médio. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior do CNPq no ano de 2012, cujo trabalho desenvolvido foi premiado com o terceiro lugar no XXIV SEMIC da Universidade Federal do Maranhão.

Dannila Coelho Maranhão Rocha, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Aluna do Colégio Universitário da UFMA, cursando o 3° ano do Ensino Médio. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior do CNPq no ano de 2012.

Efraim de Lucas Lima Mendes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Aluno do Colégio Universitário da UFMA, cursando o 3° ano do Ensino Médio. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior do CNPq no ano de 2012.

Manoel de Jesus de Aquino Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Aluno do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID, onde desenvolve atividades no Colégio Universitário da UFMA.

Mats Vilandel Gonçalves dos Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Aluno do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID, onde desenvolve atividades no Colégio Universitário da UFMA.

José Alberto Pestana Chaves, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduações em Química Industrial e Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em Química pela Universidade Federal do Maranhão e doutorado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: redução de oxigênio, metaloftalocianinas, eletrodos modificados, adsorção e quitosana.

Publicado

2013-10-09

Cómo citar

COSTA, Andressa Rose Castro; ROCHA, Dannila Coelho Maranhão; MENDES, Efraim de Lucas Lima; LIMA, Manoel de Jesus de Aquino; SANTOS, Mats Vilandel Gonçalves dos; CHAVES, José Alberto Pestana.
PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
. Cadernos de Pesquisa, 9 oct. 2013 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1770. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a