EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: desafios e perspectivas de uma escola no campo localizada no Distrito Federal

Autores/as

  • Rodrigo Capelle Suess Universidade Estadual de Goiás
  • Hugo de Carvalho Sobrinho Universidade Estadual de Goiás
  • Rafael Gonçalves Bezerra Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n1.p.81-100

Palabras clave:

Educação no Campo. Ensino Fundamental. Percepções. Agricultura.

Resumen

A educação no/do campo surge como expectativa de uma proposta educativa que esteja emaranhada na cultura, tempos e ritmos dos sujeitos do campo em prol de uma sociedade justa que possa ser construída por todos e não imposta por poucos, uma sociedade na qual cidadãos tenham voz e respeito mútuos. Sendo assim, procurou-se, neste trabalho, discutir brevemente a educação no/do campo e as condições de vida no campo. Buscou-se apresentar e discutir os resultados da pesquisa para melhor compreender o contexto social, econômico e cultural no qual os alunos de uma escola no campo do Distrito Federal e suas famílias convivem, bem como fazer as considerações necessárias acerca dessa realidade. Dessa forma, o trabalho se reveste de uma pesquisa quali-quantitativa, pois essa mesclagem possibilita melhores instrumentos para desvendar os aspectos latentes da experiência dos sujeitos envolvidos. Observou-se que as famílias dos alunos vivem em condições bem simples, possuem baixa escolaridade e renda, e a maioria não tira o próprio sustento da terra que lhes pertence, mas cultivam plantas e animais para suplementar a renda e alimentação. Questões culturais, como a religiosidade, acabam
influenciando nos hábitos cotidianos e no tratamento com a natureza. Detectou-se que a leitura e o estudo são hábitos que os alunos gostam de fazer, todavia um dos aspectos preocupantes foi o bullying na escola. Assim, considera-se esse trabalho relevante, pois sinaliza o cotidiano do aluno do campo na medida em que possibilita a valorização do contexto de vida de cada sujeito.

PALAVRAS-CHAVE: Educação no Campo. Ensino Fundamental. Percepções. Agricultura.

 

RURAL EDUCATION: challenges and prospects of a rural school in the federal district


ABSTRACT: Education in the countryside arises as an expectative of an educational proposal that is embraced
in culture, times and rhythms of the subjects of the countryside in favor of a fair society, which can be built by everyone and not imposed by a few, a society where citizens have voice and mutual respect. In this way, this work tried to briefly discuss rural education and living conditions. This work attempted to present and discuss the research’s results to better understand the social, economic and cultural context in which students of a rural school of the Federal District and their families live, as make the necessary considerations round that reality. Thus, the work has qualitative and quantitative research, as this enables better blending tools to uncover the latent aspects of the experience of those involved. It was observed that students’ families live in simple conditions, have low education and income, and most do not take proper sustenance of the land that belongs to them, but cultivate plants and animals to supplement their income and food. Cultural issues such as religion ultimately influence the daily habits and dealing with nature. It was found that reading and study habits are the things that students like to do, however one of the troubling aspects was the bullying at school. Then, it is considered a relevant work because it signs the students routine at the countryside as it enables the appreciation of the life context of each person.

KEYWORDS: Rural education. Elementary education. Perceptions. Farming.

 

EDUCACIÓN EN EL CAMPO: retos y perspectivas de una escuela en la zona rural situada en el distrito federal

RESUMEN: La educación en \ de la zona rural surge como la expectativa de un enfoque educativo que está inmerso en la cultura, tiempos y los ritmos de los sujetos del campo en favor de una sociedad justa, que puede ser construida por todos y no sobrepuesta por unos pocos, una sociedad en la que los ciudadanos
tienen voz y el respeto mutuo. Por lo tanto, tratamos de discutir brevemente este trabajo en condiciones
de educación / de campo y de vida en el campo. Hemos tratado de presentar y discutir los resultados de la investigación para comprender mejor el contexto social, económico y cultural en el que viven los estudiantes de una escuela en el ámbito del Distrito Federal y de sus familias, y hacer las consideraciones necesarias que la realidad. Por lo tanto, el trabajo es la investigación cualitativa y cuantitativa, ya que esto permite una mezcla de herramientas para descubrir los aspectos latentes de la experiencia de los involucrados. Se observó que las familias de los estudiantes viven en condiciones simples, tienen bajo nivel de educación e ingresos, y la mayoría no recibe sustento adecuado de la tierra que les pertenece a ellos, sino a cultivar las plantas y los animales para complementar sus ingresos y alimentos. Las cuestiones culturales como la religión, en última instancia influyen en los hábitos diarios y en el tratamiento con la naturaleza. Se concluye que los hábitos de lectura y de estudio son lo que los estudiantes les gustan hacer, sin embargo uno de los aspectos preocupantes es el bullyning en las escuelas. Así, se considera éste un trabajo relevante porque representa el cotidiano del alumno de la zona rural permitiendo la valoración del contexto de vida de cada sujeto.

PALABRAS CLAVE: Educación rural. La educación primaria. Percepciones. Agricultura.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Capelle Suess, Universidade Estadual de Goiás

Acadêmico do Curso de Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Formosa. Atualmente é bolsista do Pró-licenciatura da UEG- Câmpus Formosa. Foi bolsista do ProExt UEG/ MEC "Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas localizadas no meio rural do município de Formosa GO" e bolsista do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no projeto intitulado:"Lugar e Paisagem: contribuições das categorias geográficas no município de Formosa-GO". Foi estagiário em Recursos Hídricos da Embrapa Cerrados (CPAC). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do Lugar na concepção geográfica humanística; O conceito lugar: história e conceitos complementares; O lugar de Goiás e do Cerrado nas músicas e poesias; A abordagem do conceito lugar na educação e nos livros didáticos; Percepção Ambiental no município de Formosa; A construção do lugar em espaços de conflitos, conquistas e reafirmação do sujeito enquanto possuidor do direito de um lar; Escola, cotidiano e espaço: novas perspectivas educacionais.

Hugo de Carvalho Sobrinho, Universidade Estadual de Goiás

Acadêmico do Curso de Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Formosa. Atualmente é bolsista do Pró-licenciatura da UEG- Câmpus Formosa. Foi estagiário em Recursos Hídricos e Sedimentologia da Embrapa Cerrados (2012). Linhas de pesquisa de interesse: Geografia e Lugar; O Lugar na concepção geográfica humanística; O conceito lugar; A abordagem do conceito lugar na educação e nos livros didáticos; Estágio supervisionado na perspectiva reflexiva-crítica.

Rafael Gonçalves Bezerra, Universidade Estadual de Goiás

Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil. É bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES) do IFG, Subprojeto de Biologia. Atua em pesquisas voltadas ao ensino de Ciências e Biologia, livros didáticos de ciências e biologia, educação ambiental e ensino e aprendizagem do bioma Cerrado no contexto escolar.

Publicado

2014-08-31

Cómo citar

SUESS, Rodrigo Capelle; CARVALHO SOBRINHO, Hugo de; BEZERRA, Rafael Gonçalves.
EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: desafios e perspectivas de uma escola no campo localizada no Distrito Federal
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 81–100, 31 ago. 2014 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2283. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos