CONEXIONES PEDAGÓGICAS TRANSATLÁNTICAS ENTRE PORTUGAL Y BRASIL (MEDIADOS DEL SIGLO XIX HASTA LA DÉCADA DE 1930)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.64

Palabras clave:

Circulación de ideas, Brasil – Portugal, Historia de la Educación, Viajes pedagógicos

Resumen

En este trabajo pretendemos sobre todo resaltar, en el proceso de circulación internacional de ideas y proyectos para la protección y normalización de los niños marginados y su escolarización, el papel de los viajes de profesores y otros tutores entre Portugal y Brasil a mediados del siglo XIX. siglo hasta los años 1990. 1930.. Destacaremos las visitas de estudio de profesores brasileños a Portugal y Europa y de portugueses a países europeos y Brasil, y su importancia para la formación de profesores. Partimos de fuentes primarias y legislación, así como de algunos materiales icónicos en el ámbito educativo, concluimos que los casos presentados son sólo algunos de los que se conocen y han sido estudiados, pero creemos que otros “transmisores” de ideas se han movido a ambos lados del Atlántico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BASTO, Céu. A educação da infância marginalizada na cidade de Penafiel (1865-1974): Instituições de acolhimento, assistência e proteção. Tese de Doutoramento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto, Portugal. 2022.

BASTO, Céu & FELGUEIRAS, Margarida Louro. Os Congressos Penitenciários Internacionais e seu impacto nas políticas portuguesas de proteção à infância e juventude (1872-1926). Revista Brasileira de História da Educação, 21, DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e172.2021

BASTO, Céu; FELGUEIRAS, Margarida Louro. A Participação Portuguesa nos Congressos de Bruxelas de 1892 e de 1900. In HERNÁNDEZ DÍAS, José Maria (Coord.) Influencias Belgas en la Educación Española e Iberoamericana, Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca. 2019.

BASTO, Céu; FELGUEIRAS, Margarida . A Infância marginalizada na imprensa local, Penafiel-Portugal (1864-1926). In: Hernández, José Maria (Coord.) - Mujeres, Ninos, Sectore Populares y otros Fines Educativos. Prensa Pedagógica. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca.2018

BASTOS, Susana Pereira. O Estado novo e os seus Vadios: Contribuição para o estudo das identidades marginais e da sua repressão. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1997.

CÂMARA, Sônia. Pelo Brasil de amanhã: os debates acerca de judicialização da infância nos periódicos cariocas da década de 1920. 4tas Jornadas de Estudios sobre la Infancia, Buenos Aires. (On line: https://www.aacademica.org/4jornadasinfancia/21)./ 2015

CÂMARA, Sónia. Por uma ação preventiva e curativa da infância pobre: os discursos jurídico-educativos no Brasil e Portugal nas décadas de 1910-1920. In: Fernandes, Rogério; Lopes, Alberto; Filho, Luciano Mendes de Faria (Org.) (2006) Para a compreensão histórica da infância. Lisboa: Campo das Letras. 2006

CHAMON, Carla Simone; FARIA FILHO, Luciano Mendes. A educação como problema, a América como destino: a experiência de Maria Guilhermina. MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; GONDRA, José Gonçalves (orgs.). Viagens pedagógicas. São Paulo. Ed. Cortez, Pp. 39-64.2007

FILHO, António Herculano de Sousa Bandeira. O jardim infantil, sua natureza, seu fim e seus meios de ação. Relatório apresentado ao Governo pelo Dr. A. H. de Souza Bandeira Filho. Inspetor Geral da Instrução Primária e Secundária do Município da Corte. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional.1883

FELGUEIRAS, Margarida L. Dois portugueses no movimento internacional da Escola Nova: Faria de Vasconcelos e António Sérgio. In: Diana Gonçalves Vidal, & Rafaela Silva Rabelo (Eds.). Movimento internacional da educação nova (pp. 49-68, ISBN 9786599013898). Belo Horizonte (Brazil): Fino Traço Editora.2020.

FELGUEIRAS, Margarida Louro. Para uma História Social do Professorado Primário em Portugal no Século XX. Uma Nova Família: O Instituto do Professorado Primário Oficial Português. Porto: Campos das Letras.2008.

FELGUEIRAS, Margarida Louro. Do Modelo de Internato ao Internato Modelo. Educação, Norma e Ensino na Misericórdia do Porto (1900-2012). In Amorim, Inês (Cord.) Sob o Manto da Misericórdia. Volume IV. Porto: Santa Casa da Misericórdia do Porto e Grupo Almedina, 2018, (pp. 268-303). 2018.

FERNANDES, Rogério & FELGUEIRAS, Margarida Louro. História Social da Infância em Portugal: Um território em construção. In Gondra, José Gonçalves (Org.), História, Infância e Escolarização (pp.11-27). Rio de Janeiro: 7Letras.2002.

FERNANDES, Rogério; LOPES, Alberto; FILHO, Luciano Mendes de Faria (Org.). Para a compreensão histórica da infância. Lisboa: Campo das Letras.2006.

FERNANDES, Rogéri. Os caminhos do ABC: sociedade portuguesa e ensino das Primeiras Letras. Porto: Porto Editora.1994

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Nascimento da Prisão. Lisboa: Edições 70.2017

GARCIA, Inára. professor em dois mundos: a viagem do professor Luiz Augusto dos Reis à Europa (1891). São Paulo: USP [Tese de doutoramento – documento policopiado], 2011.

GOFFMAN, Evering. Manicómios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva. 1987

KHLUMAN, Moysés Junior. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica, Porto Alegre: Mediação.1998

KUBLMAN, JR. Moysés In FERNANDES, Rogério, Lopes, Alberto, Filho, Luciano Mendes de Faria (Orgs.) (2006) "Para a compreensão histórica da infância" Lisboa: Campo das Letras. 2006

KUHLMAN, Jr Moysés & FERNANDES, Rogério. Sobre a História da Infância” In Faria Filho, L.M. (Org.) A Infância e a sua Educação: materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica.2004.

LAWN, Martin (Edit). Modeling the Future. Exibitions and the materiality of Education. Oxford, Symposium Books. 2009.

MARTINS, Ernesto Candeias. Proteção Social e (R)Educação de Menores: O Padre António D’Oliveira (1867-1923). Lisboa: Cáritas Portuguesa, 2012.

MARTINS, Ernesto Candeias. Infância Marginalizada e Delinquente na 1ª República (1910-1926). De Perdidos a Protegidos... e educados. Coimbra, Palimage.2014

MONTESSORI, Maria. A criança. Lisboa: Portugália Editora. 1972.

NÓVOA, António. Dicionário de Educadores Portugueses.2003.

RIZZINI, Irene, PILOTTI, Francisco. A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 3. ed. São Paulo: Cortez.2011.

RIZZINI, Irene. A lei no Brasil. Revisitando a História (1822-2000). Rio de Janeiro: UNICEF/Ceppi/USU.2002.

ROCHA, Juliana; FELGUEIRAS, Margarida Louro; AFONSO, José António – “As influências belgas na formação de professores: o papel de João Gomes de Oliveira”. In HERNÁNDEZ DÍAZ, José Maria (coord) – Influencias belgas en la educación española e ibero-americana. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, p.731-739,2019,

ROCHA, Juliana. Modernidade pedagógica e ensino infantil na Escola Normal do Porto (1882-1910): as viagens de estudo e a apropriação de ideias, modelos e objetos pedagógicos. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto, Portugal. 2012

SILVA, Fernando R. Santos. Circulação de Ideias Correcionais para Menoresno Espaço Luso-Brasileiro (1890-1927). Rio de Janeiro: PUC Rio. 2016.

Fontes

COMISSÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA - A Assistência e Beneficência no Concelho de Penafiel no ano de 1949: Relatório, Penafiel: Tipografia Minerva, 1949.

BOLETIM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, n.ºs 80 a 82, Lisboa: Direção Geral de Assistência, 1949.

BOLETIM DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, nº119/120, Lisboa: Direção Geral de Assistência,1955.

COMISSÃO DELEGADA DA JUNTA GERAL DO DISTRITO - Relatório apresentado à Junta Geral do Districto do Porto pela Commissão delegada da mesma na sessão ordinária de novembro de 1883. Relatório e contas das despezas feitas com a installação das escólas normaes. Porto: Imprensa Portugueza, 1883

COMISSÃO DELEGADA DA JUNTA GERAL DO DISTRITO - Relatório apresentado à Junta Geral do Districto do Porto pela Commissão delegada da mesma na sessão ordinária de novembro de 1885. «Instrução», 1885, p. XVI

COMISSÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA - A Assistência e Beneficência no Concelho de Penafiel no ano de 1949: Relatório, Penafiel: Tipografia Minerva, 1949.

ESCOLA NORMAL DO PORTO - Anuário das Escolas Normais do Porto (1882-1909). Porto: Typ. A. Vap. da Empresa Litteraria e Typographica, 1909

Escholas Normais. Commercio do Porto, XXXIII ANNO, Nº127, Dom 23-05-1886.

FILHO, António Herculano de Sousa Bandeira (1883) O jardim infantil, sua natureza, seu fim e seus meios de ação. Relatório apresentado ao Governo pelo Dr. A. H. de Souza Bandeira Filho. Inspetor Geral da Instrução Primária e Secundária do Município da Corte. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional.

FRAZÃO, Manoel José Pereira (1893) O ensino publico primario na Italia, Suissa, Suecia, Inglaterra e França: Relatorio apresentado à inspectoria geral de instrução primaria da capital federal. Rio de Janeiro: Typographia da Gazeta de Noticias.

MINISTÉRIO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA, Caixa 11, nº 79-124.

JORNAL O SÉCULO (1918). Acervo.

PORTOCARRERO, Leopoldina Tavares (1896) Relatório apresentado à Directoria da Instrução Pública da Capital Federal. Rio de Janeiro: Typ. do Instituto Profissional.

REIS, Luiz Augusto dos (1892) - O ensino publico primario em Portugal, Hespanha, França e Belgica: escolas primarias elementares e superiores, maternaes, profissionaes, normaes, asylos e jardins infantis, museus pedagogicos, etc.: Relatorio apresentado a inspectoria geral de instrucção publica da capital federal. Rio Janeiro: Imprensa Nacional.

REZENDE, João António Pinto de – Escholas Normaes do Porto. O Instituto: revista Scientifica e Litteraria, Vol 48.º. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1901.

SAAVEDRA, Carlota Amélia Carvalho; SAAVEDRA João Clemente Carvalho (1888).

Jardins d' infância, Escolas Primarias e Normaes na Suissa, França e Hespanha. Porto:

Typographia da Empreza Litteraria e Typographica,

SILVEIRA, Fradesso - Relatório do serviço do Comissariado português em Viena de Áustria na Exposição Universal de 1873. Lisboa: Imprensa Nacional; 1874.

O COMERCIO PORTUGUEZ, nº165, de 17 de julho de 1887.

Legislação

PORTUGAL, Diário do Governo nº1, de 3 de janeiro de 1911, Decreto de 1 de janeiro de 1911.Portugal, PORTUGAL, Diário do Governo - Lei de Proteção à Infância, de 27 de maio de 1911, publicada no Diário do Governo nº 137, de 14 de junho de 1911.

PORTUGAL, Diário do Governo de12 de maio de 1919, Decreto nº 5.611

PORTUGAL, Diário do Governo n.º 106, Série I, Decreto-lei de 15 de maio de 1925.

Publicado

2024-01-22

Cómo citar

FELGUEIRAS, Margarida Louro; BASTO, Céu; ROCHA, Juliana.
CONEXIONES PEDAGÓGICAS TRANSATLÁNTICAS ENTRE PORTUGAL Y BRASIL (MEDIADOS DEL SIGLO XIX HASTA LA DÉCADA DE 1930)
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 205–238, 22 ene. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23000. Acesso em: 23 nov. 2024.