AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: desafios e demandas contemporâneas para a formação docente

Autores/as

  • Bergson Pereira Utta Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Raffaelle Andressa dos Santos Araújo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Robson Ruiter Mendonça Santos Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumen

Este artigo aborda a temática relativa às políticas educacionais brasileiras, apresentando reflexões e análises a respeito dos desafios e demandas contemporâneas para a formação docente implantadas nas últimas décadas. A formação de professores tem sido alvo de medidas educacionais implementadas por organismos internacionais de financiamento que concebem a educação como elemento primordial dentre as políticas para o enfrentamento da concorrência em uma economia globalizada. Assim, como ponto de partida, optou-se por uma pesquisa bibliográfica de forma a analisar quais as principais implicações que as atuais políticas educacionais trouxeram para a formação docente.
Palavras-chave: Estado. Políticas Educacionais. Trabalho. Formação Docente.

ABSTRACT

This article discusses the issue on the Brazilian educational policies, with reflections and analysis about the contemporary demands and challenges for teacher training implemented in recent decades. Teacher education has been subjected to educational measures implemented by international financial institutions that conceive education as a major element among the policies to face the competition in a globalized economy. So, as a starting point, a literature search was done in order to analyze what are the main implications that current education policies have brought to the teacher training.
Keywords: State. Educational Policies. Work. Teacher Education.

RESUMEN

Este artículo aborda el tema en las políticas educativas de Brasil, con reflexiones y análisis sobre las exigencias actuales y retos para la formación del profesorado a cabo en las últimas décadas. La formación del profesorado ha sido objeto de medidas educativas aplicadas por las instituciones financieras internacionales que conciben la educación como un elemento importante entre las políticas para enfrentar la competencia en una economía globalizada. Por lo tanto, como punto de partida, hemos optado por una búsqueda en la literatura con el fin de analizar cuáles son las principales consecuencias que las políticas actuales de educación han llevado a la formación del profesorado.
Palabras clave: Del Estado. Política educativa. Trabajo. Formación del profesorado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bergson Pereira Utta, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário do Maranhão - UniCEUMA (2003); especialista em Psicopedagogia (Faculdade Santa Fé) e Metodologia do Ensino Superior (UFMA); mestrando em Educação (UFMA). Atuo como docente do Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão e do Centro de Ensino Atenas Maranhense - FAMA; desenvolvo trabalhos como Tutor à distância dos seguintes programas: Mídias na educação, Escola de Gestores da Educação Básica e Gênero e Diversidade na Escola.

Raffaelle Andressa dos Santos Araújo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela UFMA (2004), pós-graduação lato sensu (Especialização em Esporte Escolar pela Universidade de Brasília UNB/CEAD - 2007) e atualmente está cursando o Programa de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado em Educação UFMA). Bolsista da CAPES. Professora de Educação Física
e de Dança da rede particular de ensino (Educação Básica e do Ensino Superior). Participa da grupo de pesquisa do Mestrado Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente desenvolvendo estudos sobre a prática como componente curricular nos cursos de licenciatura da UFMA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação
Física GEPPEF.

Robson Ruiter Mendonça Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Licenciado em História pela Universidade Federal do Maranhão com Pós-graduação em Docencia do Ensino Suprior pela Universidade Candido Mendes é aluno do Programa de Pós-Graduaçõa em Educação da Universidade Federal do Maranhão onde desenvolve pesquisa na área da cultura popular associada a Educação Básica.

Publicado

2010-12-13

Cómo citar

UTTA, Bergson Pereira; ARAÚJO, Raffaelle Andressa dos Santos; SANTOS, Robson Ruiter Mendonça.
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: desafios e demandas contemporâneas para a formação docente
. Cadernos de Pesquisa, v. 17, n. 2, 13 dic. 2010 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/242. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a