EDUCAÇÃO PARA A MORTE: análise da formação tanatológica dos graduandos de Enfermagem da UFMA

Autores/as

  • Wildoberto Batista Gurgel Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Elba Gomide Mochel Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Mirian Chaves Miranda Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumen

Monitoramento da formação acadêmica que o aluno do curso de Enfermagem da UFMA recebe para lidar com a questão da morte e do morrer. Guiada pela Análise de Conteúdo; trata-se de uma pesquisa participante do tipo exploratória-descritiva, de cunho bibliográfico-documental e de levantamento na qual prevaleceu a técnica de monitoramento. Foram analisados o projeto pedagógico do curso, os programas das disciplinas, a vivência acadêmica durante o período de um ano, além de uma página de relacionamentos na internet. A preocupação com a formação tanatológica, embora insuficiente, existe, mas precisa ser aperfeiçoada como prática profissional, pois, a presença concentrada do conteúdo tanatológico e uma formação não sistematizada, pode ser reforçadora de práticas supersticiosas e obstinação terapêutica.
Palavras-chave: Enfermagem. Formação. Morte. Tanatologia.

ABSTRACT

Attendance of the academic training which the Nursing students at UFMA receive to deal with the matter of death and dying. Guided by a content analysis, it is a participant research, of exploratorydescriptive kind, of bibliographical-documental nature and survey in which prevailed the attendance technique. The pedagogical Project of the Course, the syllabus of the subjects and the academic experience of the students were analyzed for a one - year period, besides a networking website of relationship. The concern with the thanatological training, exists, however it is insufficient, so it needs to be improved as professional practice, since the strong presence of thanatological content and an inadequate training in that regard may lead to reinforcing superstitious practices and overly therapeutic concerns.
Keywords: Nursing. Training. Death. Thanatology.

RESUMEN

Vigilancia del progreso académico del estudiante de Enfermería de UFMA en términos de hacer frente al tema de la muerte y el morir. Guiados por el análisis de contenido, es una investigación participante de tipo exploratorio y descriptivo, de carácter documental y bibliográfica, en que prevaleció la técnica de vigilancia. Se analizaron el proyecto pedagógico del curso, los programas de las disciplinas, la experiencia académica durante el período de un año, más allá de una página de relaciones en Internet. La preocupación con la formación tanatológica, aunque insuficiente, existe, pero tiene que perfeccionarse en la práctica del trabajo, por lo tanto, la presencia concentrada de contenido tanatologico y una formación no sistematizada, se pueden fortalecer las prácticas supersticiosas y de obstinación terapéutica.
Palabras clave: Enfermería. Formación. Muerte. Tanatología.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wildoberto Batista Gurgel, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

(Ayala Gurgel) Bacharel em Filosofia (1997), Mestre em Filosofia (2001), ambos pela UFPB, e Doutor em Políticas Públicas (2008) pela UFMA. Professor da UFMA. Desenvolve pesquisas na área de políticas públicas, tanatologia e saúde mental. Membro da ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos) e da THANATOS (Liga Acadêmica de Tanatologia). Autor de artigos na área e do livro Direitos Sociais dos
Moribundos, pela EdUFMA.

Elba Gomide Mochel, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), Mestrado em Enfermagem Obstétrica pela Escola Paulista de Medicina (1988) e Doutorado em Enfermagem pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP (1995). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, enfermagem no ciclo gravídico puerperal, hipertensão arterial, obesidade, prevenção de câncer, qualidade de vida e tanatologia.

Mirian Chaves Miranda, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrante da Liga Acadêmica de Feridas do Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra (HUUPD), inserida nos grupos de pesquisa GEPSFCA e THANATOS, atualmente bolsista do Projeto Saúde da Mulher.

Publicado

2010-12-13

Cómo citar

GURGEL, Wildoberto Batista; MOCHEL, Elba Gomide; MIRANDA, Mirian Chaves.
EDUCAÇÃO PARA A MORTE: análise da formação tanatológica dos graduandos de Enfermagem da UFMA
. Cadernos de Pesquisa, v. 17, n. 2, 13 dic. 2010 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/247. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a