O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo

Autores/as

  • Euro Marques Júnior Faculdade de Agudos - FAAG
  • José Dutra de Oliveira Neto Faculdade de Economia, Administraçãoe Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)
  • Emília de Mendonça Rosa Marques Universidade Estadual Paulista (UNESP).
  • Robson Delfino Rosano Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n2.p.115-128

Palabras clave:

Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumen

A administração do tempo é tema relevante para a sociedade moderna, sendo foco de estudos específicosvoltados para a produtividade industrial, sucesso profissional, realização pessoal e desempenho acadêmico. AAssociação Brasileira de Educação a Distância aponta como um dos principais motivos dados pelos alunos paraa evasão a “falta de tempo para estudar”, tornando, portanto, necessário aprofundar o estudo das habilidades deadministração do tempo com o objetivo de superar essa barreira ao ensino por meio da EAD (Educação a Distância)através da Internet. Dessa forma, este trabalho caracteriza as habilidades de gerenciamento do tempo e apresentaum instrumento de pesquisa on-line capaz de mensurá-las. Como demonstração de sua aplicação, utiliza-se oinstrumento em cinco amostras de estudantes de cursos mistos ou on-line, avaliando 505 respondentes. Os resultadosapontam, por um lado, que as habilidades de administração do tempo podem se aprimorar com o amadurecimentodo estudante, independentemente de seu gênero. Por outro lado, a formação acadêmica, por si só, não levaa um aumento significativo das habilidades de gerenciamento do tempo dos estudantes. O instrumento apresentadose diferencia por ser voltado para a avaliação de estudantes de cursos EAD, podendo ser respondido on-line deforma rápida por possuir apenas cinco itens. O instrumento mensura as habilidades de gestão do tempo do estudantee da turma para que os responsáveis pelo curso possam tomar medidas no sentido de adaptar os recursosdo Ambiente Virtual de Aprendizagem ao comportamento da turma e oferecer treinamentos para desenvolver ashabilidades dos alunos nessa área.

Palavras-chave: Administração do tempo. Educação a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

TIME AND DISTANCE: evaluation on-line of time management skills

Abstract: Time management is an important issue for modern society and also is focus specific studies focusedin industrial productivity, professional success, personal achievement and academic performance. The BrazilianAssociation of Distance Education points out one of the main reasons given by students for evasion as “lack oftime to study.” Therefore, it is necessary to deepen the study of time management skills, to overcome this barrier toeducation through ODL (open and distance learning) in the Internet. Thus, this article characterizes the time managementskills and presents an online research tool capable of to measure them. As a demonstration application, theinstrument is used in five samples of mixed courses or online, evaluating 505 respondents. The results show, onthe one hand, that the time management skills can improve with the student’s maturity, regardless of their gender.On the other hand, academic education alone does not lead to a significant increase in students’ time managementskills. The described instrument is distinguished by being focused on the evaluation of students in distance educationcourses that can be completed on-line quickly, as it has only five items. The instrument measures the student’stime management skills and the class so that course responsibles take steps to adapt the resources of the VirtualLearning Environment to the class behavior and provide training to develop students’ skills in this area.

Keywords: Time Management. Distance education. Virtual learning environment.

 

EL TIEMPO Y LA DISTANCIA: evaluación online de las habilidades de administracióndel tiempo.

Resumen: La administración del tiempo es un tema importante para la sociedad moderna, con estudios específicoscentrados en la productividad industrial, el éxito profesional, la realización personal y el rendimiento académico.La Asociación Brasileña de Educación a Distancia señala una de las principales razones dadas por los estudiantespara la evasión como la “falta de tiempo para estudiar”, así, es necesario profundizar el estudio de las habilidadesde gestión del tiempo, con el objetivo de superar esta barrera a la enseñanza por medio de la EAD (Educacióna Distancia) a través de la Internet. Por lo tanto, este artículo caracteriza las habilidades de gestión del tiempo ypresenta un instrumento de investigación capaz de medirlas. Como demonstración de su aplicación, se utiliza el instrumentoen cinco muestras de estudiantes en cursos mixtos o online, mediante la evaluación de 505 encuestados.Los resultados muestran, por un lado, que las habilidades de gestión del tiempo pueden mejorar con la madurez delalumno, independientemente de su género. Por otro lado, la formación académica por sí sola no lleva a un aumentosignificativo de las habilidades de gestión del tiempo de los estudiantes. El instrumento presentado se distingue porregresar para la evaluación de los estudiantes en cursos EAD, se puede completar online rápidamente al tener sólocinco artículos. El instrumento mide las habilidades de gestión del tiempo del estudiante y de la clase para que losresponsables por lo curso puedan tomar medidas para adaptar los recursos del Ambiente Virtual de Aprendizajepara el comportamiento de la clase y ofrecer capacitación para desarrollar habilidades de los estudiantes en estaárea.

Palabras clave: Gestión del tiempo. Educación a Distancia. Ambiente Virtual de Aprendizaje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Euro Marques Júnior, Faculdade de Agudos - FAAG

Doutor em Engenharia de Produção na USP e Mestre em Engenharia de Produção pela Unesp. Especializaçãoem Gestão de Organizações Públicas pela Unesp.Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Engenharia e EaD.

José Dutra de Oliveira Neto, Faculdade de Economia, Administraçãoe Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidadede São Paulo e Mestre em Engenharia Elétricapela Universidade Estadual de Campinas. É professorLivre-docente pela Universidade de São Paulo.

Emília de Mendonça Rosa Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadualde Campinas e Mestre em Álgebra pela UniversidadeEstadual de Campinas. Professora da UniversidadeEstadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Robson Delfino Rosano, Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD)

Mestrando em Engenharia de Produção pela USP.Graduado em Administração de Empresas pela Universidadede Ribeirão Preto.

Publicado

2015-08-31

Cómo citar

MARQUES JÚNIOR, Euro; OLIVEIRA NETO, José Dutra de; MARQUES, Emília de Mendonça Rosa; ROSANO, Robson Delfino.
O TEMPO E A DISTÂNCIA: avaliação on-line das habilidades de administração do tempo
. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 115–128, 31 ago. 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3333. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos