RECURSOS DIDÁTICOS COMO COMPLEMENTO AO ENSINO DE BIOLOGIA PARA PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: um estudo de caso

Autores/as

  • Andrezza Santos Flores Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
  • Angela Coletto Morales Escolano Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP - Faculdade de Engenharia – Campus de Ilha Solteira
  • Carolina Buso Dornfeld Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Ilha Solteira.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p89-103

Palabras clave:

Educação Especial. Ensino de Biologia. Materiais Didáticos. Deficiente Visual.

Resumen

 

Resumo: Com a Constituição Federal de 1988 e as legislações subsequentes, todos os alunos têm o direito de fazer parte de uma escola regular, inclusive aqueles que possuem algum tipo de necessidade especial. Uma dificuldade maior ocorre quando este deficiente é o professor, pois um professor vidente em sala de aula possui vários artifícios para dinamizar sua aula ao contrário de um professor deficiente visual que muitas vezes não possui recursos alternativos como complemento em sua aula. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo confeccionar e analisar a utilização de recursos didáticos, voltados para o Ensino de Ciências e Biologia (Fotossíntese, Célula Animal e Célula Vegetal), por uma professora deficiente visual responsável pela sala de recursos de uma Escola Pública Estadual no Noroeste Paulista, que leciona para alunos com cegueira total e baixa visão, buscando-se a melhoria dos recursos para que a mesma desenvolva seu trabalho. Sendo assim, foi possível observar mediante a transcrição e análise dos vídeos que a utilização dos materiais foi de extrema importância para o ensino de seus alunos e para a professora que não teve dificuldades para ministrar suas aulas com o material adaptado. Na opinião da professora, esta é uma de suas prerrogativas, ou seja, adaptar os materiais para melhor entendimento dos alunos deficientes visuais, mas sua deficiência e a falta de suporte dificultam sua atuação em sala de aula. A utilização dos materiais confeccionados para este trabalho, fez com que a professora participante se sentisse com o dever cumprido perante suas aulas.

Palavras chave: Educação Especial. Ensino de Biologia. Materiais Didáticos. Deficiente Visual.


DIDACTIC RESOURCES AS A COMPLEMENT TO THE TEACHING OF BIOLOGY FOR TEACHERS WITH VISUAL IMPAIRMENT: a case study 

Abstract: With the 1988 Federal Constitution and subsequent legislations, all students have the right to be part of a regular school, including those who have some kind of special need. A major difficulty occurs when the deficient is the teacher, as a psychic teacher in the classroom has several tricks to boost your class, unlike a blind teacher who often does not have alternative resources to complement in your class. Thus, this study aimed to make and analyze the use of educational resources, facing the Science and Biology Teaching (Photosynthesis, Animal Cell and Cell Plant) for a visually impaired teacher responsible for the resource room of a Public State School in the northwest of São Paulo state, who teaches for students with low vision and total blindness, seeking to improve the resources for it to develop its work. Thus, it was observed by the transcription and analysis of videos that use of the material was extremely important for the education of their students and herself, who had no trouble to teach their classes with adapted material. According to the professor, this is one of hers prerogatives; in other words, adapt the materials for better understanding of the visually impaired students, but her disability and lack of support hinders their performance in the classroom. The use of materials made for this work, made the participating teacher feel with fulfilled duty to the teacher’s lessons.

Keywords: Special Education. Biology Education. Teaching Materials. Disability visual.


RECURSOS EDUCATIVOS PARA COMPLEMENTAR LA ENSEÑANZA DE LA BIOLOGÍA PARA LOS MAESTROS CON DISCAPACIDAD VISUAL: un estudio de caso

Resumen: Con la Constitución Federal de 1988 y la legislación posterior, todos los estudiantes tienen el derecho de formar parte de una escuela regular, incluso aquellos que poseen algún tipo de necesidad especial. La mayor dificultad ocurre cuando este deficiente es el profesor, puesto que un profesor vidente en salón de clase posee varios artificios para dinamizar su clase, al contrario de un profesor con discapacidad visual que muchas veces no posee recursos alternativos como complemento en su salón de clase. De esta forma, el presente trabajo tuvo como objetivo confeccionar y analizar la utilización de recurso didácticos, enfocados para la enseñanza de Ciencias y Biología (Fotosíntesis, Célula Animal e Célula Vegetal), por una profesora con discapacidad visual responsable por la sala de recursos de una Escuela Publica Estadual en el noreste Paulista, que enseña para estudiantes con ceguera total e baja visión, buscándose la mejoría de los recursos para que la misma desenvuelva su trabajo. Siendo así, fue posible observar mediante la transición y análisis de los videos que la utilización de los materiales fue de extrema importancia para la enseñanza de sus estudiantes y para la profesora que no tuvo dificultad para enseñar su clase con el material adaptado. En la opinión de la profesora, esta es una de sus prerrogativas, o sea, adaptar los materiales para mejor entendimiento de los estudiantes con discapacidad visual, pero su incapacidad y la falta de apoyo dificulta su desempeño en el aula. La utilización de los materiales confeccionados para este trabajo, hizo que la profesora participante se sintiese con el deber cumplido ante sus clases.

Palabras claves: Educación Especial. Educación Biología. Materiales de Enseñanza. Deficiente Visual. 

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Biografía del autor/a

Andrezza Santos Flores, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Mestranda em Ensino e Processos Formativos na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
São Paulo - SP, Brasil.

Angela Coletto Morales Escolano, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP - Faculdade de Engenharia – Campus de Ilha Solteira

Professora Doutora da Universidade Estadual Paulista“Júlio de Mesquita Filho”- Campus de Ilha Solteira.

Ilha Solteira – SP, Brasil.

 

Carolina Buso Dornfeld, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Ilha Solteira.

Professora Doutora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Campus de Ilha Solteira.
Ilha Solteira – SP, Brasil.

Publicado

2017-09-03

Cómo citar

FLORES, Andrezza Santos; ESCOLANO, Angela Coletto Morales; DORNFELD, Carolina Buso.
RECURSOS DIDÁTICOS COMO COMPLEMENTO AO ENSINO DE BIOLOGIA PARA PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: um estudo de caso
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 2, p. 89–103, 3 sep. 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5778. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos