EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criança

Autores/as

  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA.
  • Francinara Silva Ferreira Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA.
  • Clênya Ruth Alves Vasconcelos Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA.
  • Adriana Oliveira dos Santos Siqueira Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p44-54

Palabras clave:

Educação infantil. Gestão escolar. Educação integral.

Resumen

Este texto traz uma reflexão acerca da educação infantil e do papel do gestor escolar para promover a educação integral da criança. Fundamenta-se em análise bibliográfica, da qual destacam-se os autores Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) e Pimentel (2007). Depreende-se, por meio das reflexões tecidas acerca das temáticas educação infantil, educação integral e gestão escolar, que a primeira requer um ressignificar, tendo em vista que, as crianças necessitam de condições adequadas para o seu desenvolvimento integral, questão que tem recebido destaque na legislação brasileira, que busca orientar ações no âmbito educacional que primem pela promoção da educação integral. Nesse cenário, a figura do gestor da instituição de educação infantil surge como fator preponderante para a eficácia dessas ações. Assim sendo, o gestor juntamente com a equipe escolar precisam ser os facilitadores da educação integral da criança.

Palavras-chave: Educação infantil. Gestão escolar. Educação integral.

 

EARLY CHILDHOOD EDUCATION: the role of school manager for the promotion of integral education of the child

Abstract: This text brings a reflection about early childhood education and school manager's role to promote the integral education of the child. It rests on bibliographical analysis, which include the authors Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) and Pimentel (2007). It appears through the reflections about the themes woven child education, integral education and school management, which first requires a resign in order that children need adequate conditions for their comprehensive development, an issue that has received prominence in brazilian legislation, which seeks to guide actions under educational press against the promotion of integral education. In this scenario, the figure of the child education institution manager emerges as dominant factor to the effectiveness of these actions. Therefore, the manager along with the school staff need to be facilitators of the integral education of the child.

Keywords: Early childhood education. School management. Integral education.

 

EDUCACIÓN INFANTIL: el papel del director de la escuela responsable de la promoción de la educación integral del niño

Resumen: Este texto aporta una reflexión sobre la educación infantil y el papel del director de la escuela para promover la educación integral del niño. Se basa en el análisis bibliográfico, que incluyen los autores Sarmento (2015), Campos (2015), Paro (2015), Palmen (2015), Hora (2010), Valverde (2009) y Pimentel (2007). Aparece a través de las reflexiones sobre los temas tejido educación infantil, educación integral y gestión de la escuela, que requiere primero un renunciar a fin de que los niños necesitan condiciones adecuadas para su desarrollo integral, un tema que ha recibido la prominencia en la legislación brasileña, que pretende orientar acciones en prensa educativa contra la promoción de la educación integral. En este escenario, la figura del director de la institución de la educación infantil emerge como factor dominante a la eficacia de estas acciones. Por lo tanto, el director junto con el personal de la escuela deben ser facilitadores de la formación integral del niño.

Palabras clave: Educación infantil. Gestión de la escuela. Educación integral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA.

Professora Doutora do PPGE/HISTEDBR/UFOPA da

Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Santarém, PA – Brasil.

 

Francinara Silva Ferreira, Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA.

Mestranda em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Santarém, PA – Brasil.

 

Clênya Ruth Alves Vasconcelos, Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA.

Mestranda em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Santarém, PA – Brasil.

Adriana Oliveira dos Santos Siqueira, Universidade Federal do Oeste do Pará -UFOPA.

Mestranda em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Santarém, PA – Brasil

 

 

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; FERREIRA, Francinara Silva; VASCONCELOS, Clênya Ruth Alves; SIQUEIRA, Adriana Oliveira dos Santos.
EDUCAÇÃO INFANTIL: o papel do gestor escolar para a promoção da educação integral da criança
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, n. 3, p. 44–54, 31 dic. 2016 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/5797. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos