FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemas

Autores/as

  • Maria das Graças Bezerra Barreto Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).
  • Maria Elisabette Brisola Prado Brito Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).
  • Angélica Fontoura Garcia Silva Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n.especialp20-35

Palabras clave:

Conhecimento Profissional. Prática Docente. Contagem. Problemas Aditivos.

Resumen

 

Esse artigo tem como objetivo analisar o conhecimento do conteúdo matemático e dos alunos explicitados por professoras atuantes nos anos iniciais da Educação Básica durante um processo formativo.  Trata-se de uma parceria entre a Universidade e a Escola que promoveu estudos, vivências, observações e análises da prática docente. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu a formação de sete professoras dentro da escola pertencente à Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A análise dos dados se pautou em autores da formação do professor, como, Ball. Thames e Phelps, Schön, Zeichner e Serrrazina e em autores que discutem mais especificamente a aprendizagem de Matemática, tais como, Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes e Bryant entre outros. A análise desta investigação mostrou que o processo formativo, desenvolvido na perspectiva colaborativa contribuiu para a ressignificação de conhecimentos sobre contagem e resolução de problemas aditivos e seu ensino, sobretudo acerca das estratégias utilizadas pelos estudantes. Observou-se ainda, uma postura investigativa das professoras participantes sobre as discussões teóricas e suas eventuais aplicações práticas.

Palavras-chave: Conhecimento Profissional.  Prática Docente. Contagem. Problemas Aditivos.


CONTINUED EDUCATION OF MATHEMATICS TEACHERS: counts and accounts to solve problems 

Abstract: This article aims to analyze how the knowledge of mathematics content and of students is expressed by early elementary school teachers during a development process.   The study is a partnership between the university and the school where the readings, experiences, observations and teacher's practice analysis took place.  This research uses a qualitative approach and involved the development of seven teachers of a designated school, which belongs to the Regional Educational Directory of Sao Miguel Paulista linked to Sao Paulo's Municipal Education Department.  Data analysis was based on teacher development authors such as Ball, Thames and Phelps, Schon, Zeichner and Serrrazina, and on authors who specifically discuss mathematical teaching, such as Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes and Bryant, among others. The analysis of this investigation showed that the development process taken under the collaborative perspective contributed to re-signify knowledge about counting and solving addition problems and their teaching, mainly with regard to the strategies used by students. It was also noticed the investigative attitude demonstrated by the participating teachers about the theoretical discussions and their possible practical applications.

Keywords: Professional knowledge.  Teaching Practice. Counting. Addition Problems.


FORMACIÓN CONTINUADA DE PROFESORES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICAS: cuenta y recuenta para resolver problemas 

Resumen: Ese artículo tiene como objetivo analizar el conocimiento del contenido matemático y de los alumnos explicitados por profesoras actuantes en los años iniciales de la Educación Básica durante un proceso de formación.  Se trata de una alianza entre la Universidad y la Escuela que promovió estudios, vivencias, observaciones y análisis de la práctica docente. Este estudio, de carácter cualitativo, involucró la formación de siete profesoras dentro de la escuela perteneciente al Directorio Regional de Educación de São Miguel Paulista, de la Secretaría Municipal de Educación de São Paulo. El análisis de los datos se basó en autores de la formación del profesor, como Ball, Thames y Phelps, Schon, Zeichner y Serrrazina y en autores que discuten más específicamente el aprendizaje de Matemáticas, tales como Vergnaud, Brizuela, Moreno, Nunes y Bryant entre otros. El análisis de esta investigación mostró que el proceso de formación, desarrollado en la perspectiva colaborativa contribuyó para la resignificación de conocimientos sobre cuenta y resolución de problemas adictivos y su enseñanza, principalmente acerca de las estrategias utilizadas por los estudiantes. Se observó también una postura investigativa de las profesoras participantes sobre las discusiones teóricas y sus eventuales aplicaciones prácticas.

Palabras claves: Conocimiento profesional. Práctica docente. Cuenta. Problemas adictivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria das Graças Bezerra Barreto, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

Doutora em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

São Paulo-SP, Brasil

 

 

Maria Elisabette Brisola Prado Brito, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

Professora Doutora da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

São Paulo-SP, Brasil

 

 

Angélica Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

Professora Doutora da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

São Paulo-SP, Brasil

Publicado

2018-01-24

Cómo citar

BARRETO, Maria das Graças Bezerra; BRITO, Maria Elisabette Brisola Prado; GARCIA SILVA, Angélica Fontoura.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: conta e reconta para resolver problemas
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. esp., p. 20–35, 24 ene. 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8067. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos