A EDUCAÇÃO:um obstáculo histórico para o desenvolvimento da agricultura familiar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202116

Palabras clave:

Agricultura familiar, Educação, Territorialidade

Resumen

O estudo analisa o direito à educação com enfoque na agricultura familiar enquanto Direito Fundamental Social. Discute a garantia desse direito nos documentos que balizam a ação política para a agricultura familiar no país nas últimas décadas. Utilizou as informações do banco de dados do INEP/MEC, especialmente, do censo escolar (2016), complementados com 219 entrevistas de municípios dos estados do Pará (PA), Paraná (PR), Santa Catarina (SC), Bahia (BA), e em Pernambuco (PE), ao buscar evidências sobre as relações monetárias do padrão de acumulação econômica nas regiões rurais, com destaque sobre as medidas relacionadas ao direito à educação.

Palavras-chave: agricultura familiar; educação; territorialidade.

EDUCATION: a historical obstacle for the development of family farming

Abstract

The article analyzes the aspects related to the right to education with a focus on the family farming sector as a Social Fundamental Law, and the guarantee of this right described and expressed in public documents and translated into public policy actions concretized by the State in recent periods. The used information contained of INEP database, especially those related to the school census of 2016, and complemented by 219 interviews conducted in the municipalities of Francisco Beltrão, Itapejara D'Oeste and Verê in the state of Paraná (PR), in the municipality of Concórdia in Santa Catarina (SC), in the municipalities of Augusto Corrêa, Tomé-Açú and Viseu in Pará (PA), in the municipality of Petrolina in Pernambuco (PE) and in the municipalities of Uauá and Cruz das Almas in Bahia BA), totaling ten municipalities, in order to seek evidence on the monetary relations of the pattern of economic accumulation in rural regions, with emphasis on measures related to the right to education.

Keywords: family farming; education; territoriality.

LA EDUCACIÓN: un obstáculo histórico para el desarrollo de la agricultura familiar

Resumen

El artículo analiza los aspectos relacionados al derecho a la educación con enfoque en el segmento de la agricultura familiar como Derecho Fundamental Social, y la garantía de ese derecho descritos en los documentos públicos y traducidos en acciones de políticas públicas concretizadas por el Estado en períodos recientes. Se utilizaron las informaciones contenidas en la base de datos del INEP, especialmente aquellas relacionadas al censo escolar de 2016, y complementados con 219 entrevistas realizadas en los municipios de Francisco Beltrão, Itapejara D'Oeste y Verê en el estado de Paraná (PR), en el municipio de Concordia en Santa Catarina (SC), en los municipios de Augusto Corrêa, Tomé-Açú y Viseu en Pará (PA), en el municipio de Petrolina en Pernambuco (PE), y en los municipios de Uauá y Cruz das Almas en Bahía (BA) totalizando diez municipios, a fin de buscar evidencias sobre las relaciones monetarias del patrón de acumulación económica en las regiones rurales, con destaque sobre las medidas relacionadas al derecho a la educación.

Palabras clave: agricultura familiar; educación; territorialidad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaís Janaina Wenczenovicz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Docente Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação/UERGS. Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual do Paraná- UNIOESTE. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Fundamentais/UNOESC. Avaliadora do INEP - BNI ENADE/MEC. Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) - UNESCO. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/UERGS Direitos Humanos e Justiça: perspectivas decoloniais

Eliziário Toledo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Sociólogo, mestre em desenvolvimento rural (PGDR-UFRGS), doutor em desenvolvimento sustentável (CDS-UnB), mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental (UFFS).

Maria Emília Bottini, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Psicóloga. Doutora em Educação UNB . Docente na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Publicado

2021-06-29

Cómo citar

WENCZENOVICZ, Thaís Janaina; TOLEDO, Eliziário; BOTTINI, Maria Emília.
A EDUCAÇÃO:um obstáculo histórico para o desenvolvimento da agricultura familiar
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 11–38, 29 jun. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8987. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos