AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO

Autores/as

  • Claudia Regina Machado Kliemann Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Dulce Maria Strieder Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p105-126

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Educação do Campo, Docentes,

Resumen

O ensino de Ciências busca um ensino significativo, histórico e contextualizado aos estudantes, conforme Krasilchik (2000), condições consideradas basilares também para a Educação do Campo. Assim, o ensino de Ciências das escolas do campo, oportunizado aos estudantes, deve se apresentar de forma dialógica, no qual as problematizações estabelecidas sejam contextualizadas com a realidade dos estudantes, mobilizando os seus conhecimentos prévios, articulando os conceitos e estabelecendo os conhecimentos científicos, de acordo com Freire (1977), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). Como guia do processo, o professor orienta o caminho do processo dialógico do ensino de Ciências nas escolas do campo. Nesse sentido, o artigo, resultado de pesquisa qualitativa, tem o objetivo de analisar as percepções dos professores de Ciências das escolas do campo sobre o ensino de Ciências, a sua prática pedagógica e a formação inicial e continuada desses docentes. Os dados foram coletados a partir de entrevistas individuais com os professores de Ciências das escolas estaduais do campo do município de Toledo/PR e analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo, de Bardin (1977). Os resultados apontam que os professores buscam assumir uma prática pedagógica diferenciada, com o intuito de aproximar os conteúdos curriculares da realidade dos estudantes. Assim, ações de caráter interno nas escolas e outras vinculadas à Secretaria de Estado da Educação precisam ser articuladas para viabilizar a efetivação da modalidade de ensino nas escolas do campo.

THE PERCEPTIONS OF SCIENCE TEACHERS ON THEIR PEDAGOGICAL PRACTICE IN RURAL SCHOOLS

Abstract: Science education provides meaningful, historical and contextualized teaching to students, according to Krasilchik (2000), conditions considered to be the basis for Rural Education. Thus, the Science teaching of the rural schools should be presented in a dialogical, in which the established problematizations are contextualized with the reality of the students, disturbing their prior knowledge, articulating the concepts and establishing the scientific knowledge, according to Freire (1977), Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2009). As a guide to the process, the teacher guides the way of the dialogical process of teaching science in the rural schools. In this way, the article, result of qualitative research, has the objective of to analyze the perceptions of the Science teachers of the rural schools about the teaching of Sciences, their pedagogical practice and the initial and continuous formation of these teachers. The data were collected from individual interviews with the teachers of Sciences of the rural state schools of the city of Toledo/PR and analyzed through the technique of Content Analysis, by Bardin (1977). The results show the teachers seek to assume a differentiated pedagogical practice with the aim of bringing curricular contents closer to students' reality. Thus, internal character of actions in schools and other linked to the State Department of Education must be coordinated to enable the realization of Rural Education in rural schools.

Keywords: Science teaching. Rural Education. Teachers.

LAS PERCEPCIONES DE LOS PROFESORES DE CIENCIAS SOBRE SU PRÁCTICA PEDAGÓGICA EN LAS ESCUELAS DEL CAMPO

Resumen: La enseñanza de Ciencias busca una docencia significativa, histórica y contextualizada a los estudiantes, según Krasilchik (2000), condiciones considerables basilares también para la Educación del Campo. Así, la enseñanza de Ciencias de las escuelas del campo conveniente a los estudiantes debe presentar de forma dialógica, en el cual las problematizaciones establecidas sean contextualizadas con la realidad de los alumnos, movilizando sus conocimientos previos, estructurando los conceptos y estableciendo los conocimientos científicos, de acuerdo con Freire (1977), Delizoicov, Angotti y Pernambuco (2009). Como guía del desarrollo, el profesor orienta el camino del proceso dialógico de la disciplina de Ciencias en las escuelas del campo. En ese sentido, el artículo, resultado de investigación cualitativa, tiene el objetivo de analizar las percepciones de los profesores de Ciencias de las escuelas del campo sobre la enseñanza de Ciencias, su práctica pedagógica y la formación inicial y continuada de esos docentes. Los datos fueron colectados a partir de entrevistas individuales con los profesores de Ciencias de las escuelas estaduales del campo del municipio de Toledo/PR y analizados por medio de la técnica del Analice de Contenido, de Bardin (1977). Los resultados apuntan que los profesores buscan asumir una práctica pedagógica diferenciada, con el intento de aproximar los contenidos trabajados con la realidad de los estudiantes. Así, acciones de carácter interno en las escuelas y otras vinculadas a la Secretaria del Estado de la Educación precisan ser planeada para posibilitar la realización de la modalidad de la enseñanza en las escuelas del campo.

Palabras clave: Enseñanza de Ciencias. Educación del Campo. Docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Regina Machado Kliemann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Educação e graduada em Química – Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.Professora de Química da Educação Básica do estado do Paraná.

Dulce Maria Strieder, Universidade de São Paulo – USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Educação e graduada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, atuante no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM.

Publicado

2018-10-11

Cómo citar

KLIEMANN, Claudia Regina Machado; STRIEDER, Dulce Maria.
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 105–126, 11 oct. 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9954. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos