CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.69

Mots-clés :

legislação educacional, formação de professores, EPTNM

Résumé

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise formal da docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) no Brasil, dando destaque às leis e a outros regulamentos da legislação educacional do país, relacionados principalmente à educação profissional e à formação de professores para a educação profissional, desde a criação das primeiras escolas técnicas no Brasil até o momento atual da EPTNM. Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica e posteriormente foi realizada uma pesquisa de campo. Foram entrevistados oito professores, que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de formação docente, de diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo e utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o processo de institucionalização da formação docente para a atuação na educação profissional ao longo dos anos tem seguido uma trajetória pouco consistente, instável e obscura. Concluiu-se que a formação docente tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bem relevante para a formação do professor da EPTNM.

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Bibliographies de l'auteur-e

Erick Fonseca Boaventura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Professor da área de Controle e Processos Industriais do IFMG - Campus Sabará. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Pós-graduado em Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Engenheiro de Produção. 

Adriana Maria Tonini, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora associada da UFOP. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Doutora em Educação. 

João Batista Rafael Antunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professor do CIEE/MG. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Licenciado em Pedagogia e bacharel em Administração.

Felipe Rodrigues Madeira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Consultor de tecnologia e negócios no mercado brasileiro. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Engenheiro Eletricista. 

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Publié-e

2024-05-21

Comment citer

BOAVENTURA, Erick Fonseca; TONINI, Adriana Maria; ANTUNES, João Batista Rafael; MADEIRA, Felipe Rodrigues.
CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EPTNM NO BRASIL
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 301–326, 21 mai 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18005. Acesso em: 27 nov. 2024.