SÓ FICA O QUE SIGNIFICA:

LIÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.45

Mots-clés :

Formação docente, Educação infantil, Desenvolvimento profissional

Résumé

O texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi elucidar as lições de professoras da educação infantil acerca das contribuições da documentação pedagógica ao desenvolvimento profissional docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo colaborativa. Como procedimentos de produção de dados, utilizamos a entrevista narrativa, realizada via Plataforma Teams; o ateliê de autobiografia docente; e cartas, que foram escritas e trocadas pelas professoras iniciantes e experientes. Como referencial teórico, utilizamos Ostetto (2000; 2012; 2018), Oliveira-Formosinho (2011; 2016; 2019), Nóvoa (2009; 2017; 2019), Freire (1996; 1997). Para a interpretação dos dados, fizemos uso da Análise de conteúdo de Bardin (1977).  As lições identificadas envolvem a relação teoria e prática no percurso formativo; a necessidade de ampliação de tempos e espaços de formação continuada centrada nos Centros de Educação Infantil; as necessidades que requerem que os professores experientes se tornem mentores dos professores iniciantes na inserção à docência; o encantamento das professoras com a profissão docente; as mudanças qualitativas nos registros pedagógicos durante o percurso da profissão; os atravessamentos da estética na formação do professor e na produção de documentação pedagógica e a centralidade da criança na documentação pedagógica. Como resultados das análises, destacamos a importância dos percursos formativos, sobretudo da formação continuada enquanto momentos de promoção de reflexão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, Manoel. Memórias Inventadas: A Segunda Infância. São Paulo: Planeta, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 20/2009. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2009.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2013.

EDWARDS, Carolyn.; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Olho d'Água, 1997.

GARCIA, Carlos Marcelo; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción en la docencia en Latinoamérica. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, 2017.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017.

NÓVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia., GAMBÔA, Rosário. FORMOSINHO, João; COSTA, Hélia. O Trabalho de Projeto na Pedagogia-em-Participação. Porto: Porto Editora, 2011.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. A formação em contexto: a mediação do desenvolvimento profissional praxiológico. In: CANCIAN, Viviane Ache; GALLINA, Simone Freitas da Silva; WESCHNFELDER, Noeli (orgs.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Santa Maria: Ipê amarelo, 2016.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. (Org.). Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil mais que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas: Papirus, 2000.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil: Saberes e fazeres da formação de professores. 5ª ed. - Campinas- SP: Papirus, 2012.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 202 - 213, jan. 2018.

OSTETTO, Luciana Esmeralda; FOLQUE, Maria da Assunção. Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética. Educ. Rev., Curitiba, v. 37, e75592, 2021.

PARENTE, Sônia Maria B. A. Pelos caminhos da ignorância e do conhecimento: uma fundamentação da prática clínica dos problemas de aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Via Lettera, 2008.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. 2. ed. São Paulo: Loyola; 2015.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. 2. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

SOLIGO, R. Cartas pedagógicas sobre a docência. São Paulo: GFK, 2015.

VAILLANT, Denise.; MARCELO, Carlos. El ABC y D de la formación docente. Madrid: Narcea, 2015.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Educação estética. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica: edição comentada. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI. Lev Semenovich. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes. 2010.

Téléchargements

Publié-e

2023-09-30

Comment citer

MARQUES, Barbara Alves Ribeiro; RAUSCH, Rita Buzzi.
SÓ FICA O QUE SIGNIFICA: : LIÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA AO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 171–192, 30 sept. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20377. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos