EDUCAÇÃO POPULAR E MODERNIZAÇÃO SOCIOCULTURAL:
REVISTA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARA PORTUGAL E BRASIL (1857-1858)
DOI :
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.56Mots-clés :
Práticas culturais, Intelectuais, Aproximações luso-brasileiras, Imprensa, Educação popular, Instituição escolarRésumé
Mesmo após a independência brasileira em 1822 é visível a existência de um intercâmbio entre intelectuais brasileiros e portugueses, e de iniciativas que buscavam aproximações entre os dois lados do Atlântico – todavia, numa relação permeada por conflitos e tensões. Identificamos a Revista da Instrução Pública para Portugal e Brasil (1857-58), idealizada e editada por António Feliciano de Castilho e Luís Filipe Leite, como o primeiro periódico que se propõe a tratar da aproximação entre Brasil e Portugal pela via da educação. Neste artigo, procede-se a uma análise sumária da evolução político-cultural do período que vai da Ilustração e Revolução Francesa às Revoluções da década de 1840, incluindo a Regeneração Portuguesa em meados do século XIX. Analisa-se, por fim, a Revista da Instrução Portugal-Brasil à luz do contexto histórico dos dois Países, mapeando-se os avanços e recuos no programa de geminação encetado por Castilho.
Téléchargements
Références
BARBOSA, Luísa Maria G. Teixeira. O Ideário Republicano nas Relações Brasil/ Portugal, 1880-1891. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2002. Dissertação de Mestrado.
BOTO, Carlota; ALBUQUERQUE, Suzana. Entre idas e vindas: vicissitudes do método Castilho no Brasil do século XIX. História da Educação, 22 (56), pp. 16-37, 2018.
BRAGA, Teófilo. História do Romantismo em Portugal II. Série “A Geração de 70”, vol. II. Lisboa: Círculo de Leitores, 1987.
CABET, Étienne de. Voyage en Icarie, 2e édition, Paris: Au Bureau du Populaire, 1845. Acessível em https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k101886z.image
CASTELO-BRANCO, Fernando. Castilho tenta difundir o seu método de leitura no Brasil. Revista da Faculdade de Educação, USP, 3 (1), p. 32-45, 1977.
CHARTIER, Roger. História cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.
CHARTIER, Roger. O Mundo como representação. Revista de Estudos Avançados, 5(11), 173-191, 1991.
FERNANDES, Rogério. Um projecto de jornalismo pedagógico luso-brasileiro no século XIX (1857-1858). Rogério Fernandes. Questionar a sociedade, interrogar a história, (re)pensar a educação. Porto: Edições Afrontamento, 2004, 563-568.
GINSBURG, Jaime. Romantismo, historicismo e história. O Romantismo. J. Ginsburg (Org.). São Paulo: Perspectiva, 1985.
GRÁCIO, Rui. Ensino Primário e Analfabetismo, in Dicionário de História de Portugal, vol. II (dir. Joel Serrão), Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1971.
MAGALHÃES, J. Na Rota da Educação: Epistemologia, Teoria, História. Uberlândia; Campinas: EDUFU/UNICAMP, 2022.
MAGALHÃES, Justino. Da cadeira ao banco – escola e modernização (séculos XVIII – XX). Lisboa: Educa, 2010.
MAGALHÃES, J. Castilho, António Feliciano de. In Nóvoa, António (Dir) Dicionário de Educadores Portugueses. Porto: Edições Asa, pp. 311-316, 2003.
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista [organização e introdução de Osvaldo Coggiola. São Paulo: Boitempo Editorial, 4ª Reimpressão, 2005. Acessível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2545967/mod_resource/content/1/MARX%3B%20ENGELS.%20Manifesto%20Comunista.pdf
MICHELET, Jules. Histoire de la Révolution Française I, Vol. 1. Paris: Gallimard, 1952
MOACYR, Primitivo. A instrução e as províncias: subsídios para a história da educação no Brasil, 1834 - 1889. Vol. I. Rio de Janeiro: Cia Editora Nacional, 1939.
MOLLIER, Jean-Yves; SIRINELLI, Jean-Françoise; VALLOTTON, Françoise (Sous la Dir de). Cultura de Masse et Culture Médiatique en Europe et dans les Amériques 1860-1940. Paris: Presses Universitaires de France, 2006.
MONTÔRO, Reinaldo Carlos. Notícia Histórica, do Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro. In Gabinete de Português de Leitura no Rio de Janeiro. Os Lusíadas por Luís de Camões. Lisboa: Na Oficina e Castro Irmão Impressor, pp. 399-422, 1880. https://archive.org/details/DELTA53770FA/page/n14/mode/1up?view=theater
NÓVOA, António (dir). Revista da Instrução Pública para Portugal e Brasil. A Imprensa de Educação e Ensino. Repertório Analítico (séculos XIX-XX). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, pp. 753-755, 1993.
PEIXOTO, Afrânio. Noções de História da Educação (2ª ed.) São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.
PINTO, Inára de Almeida Garcia. Um professor em dois mundos: a viagem do professor Luis Augusto dos Reis à Europa (1891). São Paulo: Universidade do Estado de São Paulo, 2011. Tese de doutorado.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição Política do Império do Brazil (de 25 de Março de 1824). Constituição Brasileira. Acessível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm
RANCIÈRE, Jacques. A Noite dos Proletários. Arquivos do Sonho Operário. Lisboa: Antígona, 2012.
SAVIANI, Dermeval. História das Idéias pedagógicas no Brasil. Campinas SP: Editores Associados, 2007
SILVA, Innocencio Francisco da. Diccionario bibliographico portuguez. Tomo V. Lisboa: Imprensa Nacional, 1860.
SIRINELLI, Jean-Françoise. Os intelectuais (pp. 231-270). In R. Rémond (Org.). Por uma história política. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2003.
Fontes
ARCHIVO PITTORESCO, 1857, Tomo I, nº 12.
ARCHIVO PITTORESCO, 1860, Tomo III, nº 02.
O BRASIL, 1871, ano I, n.º 1.
CASTILHO, António Feliciano de. Cartas. Vol II. Obras Completas de A. F. de Castilho. Lisboa: Empreza da História de Portugal Sociedade Editora, 1910.
CASTILHO, António Feliciano de. Cartas. Vol III. Obras Completas de A. F. de Castilho. Lisboa: Empreza da História de Portugal Sociedade Editora, 1910.
CASTILHO, António Feliciano de. Cartas. Vol IV. Obras Completas de A. F. de Castilho. Lisboa: Empreza da História de Portugal Sociedade Editora, 1914.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 1854, nº. 280.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 1856, nº 245 e nº 267.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 1857, nº 201.
DIÁRIO DO MARANHÃO, 1857, nº 147 e nº 224.
DIÁRIO DO MARANHÃO, 1858, nº 8, nº 9, nº 18, nº 93.
JORNAL DO COMMERCIO, 1856, nº 292.
A ILUSTRAÇÃO LUSO-BRASILEIRA, 1858, nº. 1, vol. II.
REVISTA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PARA PORTUGAL E BRASIL¸1857 – 1858, nº 1 a nº 8.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos de Pesquisa 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.