FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)

Auteurs-es

  • Simone Costa Miranda Araújo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Vitória Raquel Pereira de Souza Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Jairo Ives de Oliveira Pontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Résumé

Qualificação continuada de professores se constitui em uma pesquisa de caráter explicativa e bibliográfica. Relata a trajetória da Educação Profissional e a formação dos profissionais que trabalham com o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), bem como a importância desta formação para o alcance dos objetivos propostos nos cursos que estão sendo implantados. Cada dia aumenta a demanda social por políticas públicas que pautem o desenvolvimento de ações baseadas em princípios epistemológicos que resultem em corpo teórico bem estabelecido e que respeite as dimensões sociais, econômicas, culturais, cognitivas e afetivas do jovem e adulto em situações de aprendizagem escolar. Nessa perspectiva, o processo de construção de conhecimentos inclui uma dimensão individual (da autoformação) e uma dimensão social (do diálogo com outros), tratando-se, então, de um construir crítico - contextualizado, que integra contribuições filosóficas, sociológicas, psicológicas e políticas.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. PROEJA. Formação continuada.

ABSTRACT

This is a research of explanatory and bibliographical kind. It reports the trajectory of Vocational Education and training for professionals working with the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Youth and Adults Education (PROEJA) and the importance of training to achieve the proposed objectives in courses that are being implemented. Every day increases the demand for social policies that guided the development of actions based on epistemological principles that result in well-established theoretical body and respects the social, economic, cultural, cognitive and affective dimensions of young
and adult in school learning situations. Under that perspective, the process of building knowledge includes an individual dimension (the self) and a social dimension (in dialogue with others), being this way, a critical building - contextualized, which incorporates philosophical, sociological, psychological and political contributions.
Keywords: and Adult education. Professional Education. PROEJA. Continuing education.

RESUMEN

Calificación permanente de los profesores es una investigación de carácter explicativo y bibliográfico. Informa la trayectoria de la educación y la formación de los profesionales que trabajan con el Programa Nacional de Integración de la Educación Profesional con la Educación Básica en la modalidad de la Educación de Jóvenes y Adultos (PROEJA) y la importancia de la formación para alcanzar los objetivos propuestos en los cursos que se están desplegando. Cada día aumenta la demanda de las políticas públicas que guían el desarrollo de acciones basadas en principios epistemológicos que dan lugar a cuerpo teórico bien establecido y respeta las dimensiones sociales, económicas, culturales, cognitivos y afectivos de jóvenes y adultos en situaciones de aprendizaje en la escuela. En consecuencia, el proceso de construcción del conocimiento incluye una dimensión individual (el yo) y una dimensión social (en el diálogo con otros), desde entonces, un edificio crítica - contextualizados, que incorpora las contribuciones filosóficas, sociológicas, psicológicas y políticas.
Palabras clave: Educación de adultos y jóvenes. Educación Profesional. PROEJA. Educación continua.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Simone Costa Miranda Araújo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, especialista em Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Moddalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia-IFMA - Técnica da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, exercendo a função de Supervisora Educacionla.

Vitória Raquel Pereira de Souza, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão com habilitação em Supervisão Pedagógica, especialista em Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFMA, técnica da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, exercendo a função de Supervisora Educacional.

Jairo Ives de Oliveira Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1991),graduação em Ciências Imobiliárias pela Universidade Federal do Maranhão (2001) , especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (1994) , mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico Para a Educação Técnica e Profissional Hectór (2000) e doutorado em Ciências de Educação pela Universidad de Jaén (2008). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia, tecnologia, educação.

Publié-e

2010-12-13

Comment citer

ARAÚJO, Simone Costa Miranda; SOUZA, Vitória Raquel Pereira de; PONTES, Jairo Ives de Oliveira.
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)
. Cadernos de Pesquisa, v. 17, n. 2, 13 déc. 2010 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/243. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos