Interculturalidade e educação na fronteira franco-brasileira: distâncias entre o normatizado e o praticado (1996-2020)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.61

Mots-clés :

educação, fronteira, interculturalidade

Résumé

Este artigo objetiva analisar os documentos norteadores das ações governamentais para a educação nas escolas situadas na fronteira franco-brasileira. Compreende-se que a interculturalidade ganha maior relevo em espaços fronteiriços, figurando inclusive nos acordos de cooperação entre países limítrofes. O presente texto se interessa por tais acordos e pela implementação de ações daí derivadas no campo educacional no estado Amapá (Brasil). O artigo estrutura-se em três seções. A primeira aborda a trajetória e as variações do conceito interculturalidade. A segunda seção analisa os documentos norteadores das ações estatais no setor educacional que têm como foco a fronteira franco-brasileira. Já a terceira seção analisa os discursos dos agentes responsáveis pela implementação de tais ações. O estudo realizado levou à inferência da existência de um hiato entre as normativas e as práticas dos agentes estatais locais no concernente à educação intercultural na fronteira. 

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Andreia Martel Torres, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em História (PPHIST/UFPA). Mestra em Ensino de História (ProfHistória/Unifap). Pesquisadora do Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (Lestham/Unifap). Pesquisadora vinculada ao Núcleo Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Gera/UFPA). É professora da Educação Básica na Rede Estadual de Educação do Amapá (Seed-AP).
E-mail: deiatorres.torres10@gmail.com

Sidney Lobato, Universidade Federal do Amapá

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris). Professor de História da Amazônia nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap), onde também coordena o Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (Lestham/Unifap).
E-mail: lobatossidney@gmail.com

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Publié-e

2024-12-18

Comment citer

TORRES, Andreia Martel; LOBATO, Sidney.
Interculturalidade e educação na fronteira franco-brasileira: distâncias entre o normatizado e o praticado (1996-2020)
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–19, 18 déc. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24635. Acesso em: 27 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe"