FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

reflexões e ações complementares

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.29

Parole chiave:

formação de professores, ensino de matemática, parceria entre universidade e escola, anos iniciais do Ensino Fundamental, políticas públicas educacionais

Abstract

A Matemática ainda é uma área que gera desconforto à maioria dos estudantes que ingressa no curso de Licenciatura em Pedagogia, uma vez que, na escolaridade de cada um, ela normalmente é marcada por um ensino pautado na mecanização e memorização de algoritmos e fórmulas. Após cursarem as disciplinas que abordam os fundamentos e as metodologias de ensino de Matemática, essa percepção pode se alterar, na medida em que os graduandos geralmente entram em contato com propostas que defendem a construção de sentidos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos estudados na escola. O professor em exercício, por sua vez, nem sempre tem a oportunidade de compartilhar, com seus pares, no próprio ambiente escolar, seus saberes, não-saberes, limitações e desafios referentes ao ensino de Matemática, mantendo, quando muito, um diálogo técnico sobre as exigências do currículo oficial para a elaboração de seu planejamento. Este artigo tem o propósito de apresentar os resultados de um projeto de extensão universitária que objetivou a formação conjunta de professores em exercício e estudantes de Licenciatura em Pedagogia ao longo do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação de oficinas de Matemática destinadas a alunos do 5º ano e do 6º ano do ensino fundamental. Os estudos que defendem a proposta de articulação entre a formação inicial e a formação continuada de professores para o desenvolvimento dos saberes docentes, dentre eles os de Tarfid (2014) e de Nóvoa (2009, 2017), nortearam as ações do projeto “A Matemática pela via da ludicidade”.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Sueli Fanizzi, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (IE-UFMT/Campus Cuiabá), atuando como docente no curso de Pedagogia, no Departamento de Ensino e Organização Escolar, na área de Educação Matemática. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área temática Ensino de Ciências e Matemática. Coordenadora do Projeto de Pesquisa A Interação nas Aulas de Matemática: da negociação de significados à construção de conhecimentos, no IE-UFMT. Coordenadora Pedagógica do Laboratório de Ensino de Ciências do IE-UFMT. Autora da Coleção Porta Aberta para o Mundo - Ciências, da Editora FTD Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Educação (GEPEME), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Parecerista em revistas da área de Educação Matemática e Formação de Professores. Foi docente da Universidade de Mogi das Cruzes (Campus Villa Lobos), de 2009 a 2017, e professora contratada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 2016 e 2017. No mesmo período, também trabalhou como professora supervisora do Programa de Estágio Clube de Matemática, Ciências e Geografia, na mesma instituição. Atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental em instituições privadas de São Paulo ao longo de 15 anos.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, P. C.; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a07v33n2.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.

ANDRÉ, M. et al. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 91, n. 227, p. 122-143, jan./abr. 2010. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/606/587. Acesso em: 22 jun. 2022.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LESSARD, C.; TARDIF, M. As transformações atuais do ensino: três cenários possíveis na evolução da profissão de professor? In: TARDIF, M.; LESSARD, C. (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 255-277.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.

______. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), 2009. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.

OLIVEIRA, R. G.; SANTOS, V. M. Inserção inicial do futuro professor na profissão docente: contribuições do estágio curricular supervisionado na condição de contexto de aprendizagem situada. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 35-49, 2011. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5361/4020. Acesso em: 22 jun. 2022.

POWER, S. O detalhe e o macrocontexto: o uso da teoria centrada no Estado para explicar práticas e políticas educacionais. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 54-77.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-07-05

Come citare

FANIZZI, Sueli.
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: reflexões e ações complementares
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 155–183, 5 lug. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13814. Acesso em: 27 nov. 2024.