Sexualidade e educação sexual nos cursos de licenciatura em Pedagogia: um eixo formativo desafiador

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.4

Parole chiave:

sexualidade, educação sexual, gênero, currículo, formação de professores, licenciatura em pedagogia

Abstract

Trata-se de estudo que abordou as relações entre formação de Pedagogos/as e Educação Sexual. Teve o objetivo de analisar o modo como os cursos de Licenciatura em Pedagogia concebem e orientam a formação docente, visando a abordagem da Sexualidade como uma demanda fundamental da formação humana a ser realizada nos espaços educacionais. O tema é complexo, multidimensional e necessita ser adequado à fase de desenvolvimento dos educandos, portanto, os docentes necessitam de formação inicial e continuada. O estudo é parte de uma pesquisa mais ampla (Malagi, 2020), de abordagem qualitativa (Flick, 2009; Minayo, 2016), do tipo bibliográfica e documental e analisou os currículos dos 118 cursos de Licenciatura em Pedagogia ofertados por 93 Universidades Públicas Federais brasileiras. Buscou pelos componentes curriculares (CCRs) ligados à formação docente para a abordagem da Sexualidade e Educação Sexual na infância. O estudo explicitou dados relevantes que permitiram inferir sobre a influência positiva das políticas curriculares recentes sobre a formação de pedagogos/as, no sentido de promover o estudo da temática e temas afins, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. Além disto, os dados justificam fortemente a inclusão desta temática em uma agenda nacional de pesquisa sobre a formação docente para os anos iniciais da escolaridade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Aline Malagi, Universidade Federal da Fronteira Sul

É Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFFS, Campus de Chapecó /SC (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão/PR (2012). É pós-graduada em Organização pedagógica da escola: gestão escolar (2015), Educação Especial em Deficiência Intelectual (2018) e Psicopedagogia Institucional (2018). Atualmente é Professora da Rede Municipal de Ensino de Francisco Beltrão, Paraná. Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase na Educação Étnico-Racial, cultura e diversidade; Infância; Currículo; Sexualidade e Educação Sexual, Gênero, Diversidade e Violência Sexual; a Brincadeira, o Brincar e a Brinquedoteca; Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Iône Inês Pinsson Slongo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Ciências Biológicas pela UPF (1986), Mestre em Educação/Ensino de Ciências pela UFSC (1996) e Doutora em Educação pela UFSC (2004). Professora Associada I da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Docente Permanente do Programa de Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa Formação de Professores: conhecimentos e práticas educacionais. Atuou como Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID-UFFS no período de 2014 a 2018. Diretora de Pós-Graduação da UFFS no período de 2018-2019. Líder do grupo de pesquisa Educação matemática, científica e tecnológica. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Educação em Ciências na Educação Básica, Formação de professores, Epistemologia de Fleck e Pesquisas do estado do conhecimento nas áreas de Educação e Ensino de Ciências.

Riferimenti bibliografici

BENASSI, Cassiane Beatrís Pasuck; UBINSKI, Juliana Alves da Silva; MALACARNE, Vilmar. A inserção da mulher no mercado de trabalho e o seu predomínio no magistério. Revista Contrapontos - Eletrônica, Itajaí, v. 16, n. 2, mai-ago, 2016.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 5.540 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5540.htm. Acesso em: 09 jul. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. [S. l.]: MEC/CNE, 2006.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 1º de julho de 2015. Brasília: MEC, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília: MEC, 2019.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 235-250, jan.- mar. 2012.

COSTA, Zuleika Leonora Schmidt. Educação e Orientação sexual na educação básica: gênero e sexualidade na produção acadêmico-científica brasileira no período de 2006 a 2015. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Centro Universitário La Salle, Canoas, 2017.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação Sexual: retomando uma proposta, um desafio. 2. ed. Londrina: UEL, 2001.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual: como ensinar no espaço da escola. In: FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação sexual: múltiplos temas, compromisso comum. Londrina: UEL, 2009.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Formação de educadores sexuais: adiar não é mais possível. 2. ed. Londrina: Eduel, 2006.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Sexualidade e afetividade: implicações no processo de formação do educando. In: FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação Sexual: em busca de mudanças. Londrina: Eduel, 2009.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação Sexual no dia a dia. 2. ed. Londrina: Eduel, 2020.

FERREIRA, Taisa de Sousa. Entre o real e o imaginário: problematizando o currículo do curso em Pedagogia em relação a gênero e sexualidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santa, 2013.

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, maio-jun-jul-ago 2003.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FURLANI, Jimena. Mitos e Tabus da Sexualidade Humana: Subsídios ao trabalho em Educação Sexual. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. A educação sexual na escola e a pedagogia da infância: matrizes institucionais, disposições culturais, potencialidade e perspectivas emancipatórias. 2009. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. A Educação Sexual na Escola e a Pedagogia da Infância: matrizes institucionais, disposições culturais, potencialidades e perspectivas emancipatórias. São Paulo - Jundiaí: Pacco Editorial, 2014.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Editora: Portugal, 1999.

GOMES, Andréia Regina de Carvalho. A dialética da sexualidade e da educação sexual na formação de docentes. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2016.

GONINI, Fatima Aparecida Coelho. A produção em sexualidade, gênero e educação sexual na ANPED: estudo analítico-descritivo a partir do estado da arte como opção metodológica. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2014.

GUIMARÃES, Isaura. Educação Sexual na escola: mito e realidade. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

GUSMÃO, Samuel Brito de. et al. Educação para as sexualidades: apontamentos a partir da perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Revista Com Censo, v. 6, n. 3, p.83-93, 2019.

HAMPEL, Alissandra. A gente não pensava nisso... Educação para a Sexualidade, Gênero e Formação Docente na Região da Campanha/RS. 2013. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jaguarão, 2013.

JUNIOR, Joelio Dias Perdomo. A temática sexualidade como geradora de uma proposta interdisciplinar: contribuições para a formação de professores da rede pública. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

KUENZER, Acacia Zenaide. As políticas de formação: a constituição da identidade do pofessor sobrante. Educação e Sociedade, ano XX, n. 68, p. 163-183, dez. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a09v2068.pdf. Acesso em: 14 maio 2019.

Leão, A.M.C. Estudo analítico-descritivo do curso de pedagogia da UNESP-Araraquara quanto à inserção das temáticas de sexualidade e orientação sexual na formação de seus alunos. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2009.

LORENZI, Franciele. A educação sexual na formação do/a pedagogo/a no Estado do Paraná. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MALAGI, Aline. A formação do/a Pedagogo/a para a Educação Sexual escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa e Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

MOKWA, Valéria Marta Nonato Fernandes. Estado da arte sobre sexualidade e educação sexual: estudo analítico-descritivo de teses e dissertações produzidas na Universidade Estadual Paulista. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2014.

NUNES, Cézar Aparecido; SILVA, Edna. Sexualidade e educação: elementos teóricos e marcos historiográficos da educação sexual no Brasil. In: LOMBARDI, J.C.(Org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas: Autores Associados, 1999.

NUNES. Cézar Aparecido. Silva, Edna (Org.). A educação sexual da criança: subsídios teóricos e propostas práticas para uma abordagem da sexualidade para além da transversalidade. Campinas: Autores Associados, 2001.

NUNES, César Aparecido. Desvendando a sexualidade. [S. l.]: Papiros, 2006.

PETRENAS, Rita de Cássia. O estado da arte sobre as temáticas sexualidade, educação sexual e gênero nos encontros nacionais de didáticas e prática de ensino – ENDIPE (1996-2012). 2015.Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, 2015.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Educação sexual além da informação. São Paulo: Editora P.U., 1990b.

RIBEIRO, Marcos. Metodologia do trabalho com crianças. In: RIBEIRO, Marcos (Org.). O prazer e o pensar: orientação sexual para educadores e profissionais da saúde. São Paulo: Gente: Cores – Centro de Orientação e Educação Sexual, 1999a.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo. As contribuições do currículo da formação para a prática pedagógica docente com gênero e sexualidade na educação Básica. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016a.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. ver. e atual. São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, R. C. P. Pesquisas sobre formação de professores/educadores para abordagem da educação sexual na escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004b.

SOARES, Alexandre Gomes. A inserção de disciplinas de gênero em cursos de Pedagogia de Faculdades de Educação: caminhos e desafios em três universidade federais de Minas Gerais. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2018.

SOUZA, Bruno Barbosa de. Os discursos de gênero e sexualidade na formação de professoras/es. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TEDESCHI. Losandro Antonio. Gênero e interculturalidade: aproximações. In: TEDESCHI. Losandro Antonio (org.). Leituras de gênero e interculturalidade. Dourados: UFGD, 2013.

VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu, pp.81-103, 2001/02.

WEREBE, Maria José Garcia. Sexualidade, política e educação. Autores Associados, 1998.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-06-28

Come citare

MALAGI, Aline; SLONGO, Iône Inês Pinsson.
Sexualidade e educação sexual nos cursos de licenciatura em Pedagogia: um eixo formativo desafiador
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–30, 28 giu. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18315. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos