Escolarização e autoria negra para o enfretamento da deslegitimação da população afro-brasileira

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.69

Parole chiave:

literatura afro-brasileira, autoria negra, educação antirracista

Abstract

Este texto visa esboçar uma reflexão sobre a escolarização e a autoria negra como elementos de resistência, que exercem importante papel na luta para reverter a desvalorização sofrida pelas pessoas de descendência africana. A pesquisa de natureza bibliográfica e documental respaldou-se em estudos teóricos e usou fontes primárias, constituídas por duas correspondências do diretor da Casa dos Educandos Artífices ao Presidente da Província do Maranhão. Analisaram-se trechos da escrita de três autores negros maranhenses filhos de mulheres escravizadas, nascidos no século XIX: Maria Firmina dos Reis (1822-1917), José Nascimento Moraes (1882-1958) e Raul Astolfo Marques (1876-1918). Eles se destacaram no serviço público, na docência e ou no jornalismo, e se fizeram porta-vozes da população negra excluída socialmente, por meio da literatura. Foram observados suas biografias e seus escritos sobre a vida da população negra no período da escravidão e no pós-abolição. Sendo assim, chamamos atenção para relevância de tornar conhecidas as
biografias e as obras literárias de negros e negras, contribuindo com a construção de uma memória nacional mais plural, que possa impactar na promoção de uma educação antirracista para as novas gerações. 

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Biografia autore

MARILÉIA SANTOS CRUZ, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/Araraquara/SP. Professor Associado IV do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do grupo de pesquisa Cultura Escolar, Práticas Curriculares e História da Disseminação dos Saberes Escolares (CEPCHSAE).
E-mail: cruz.marileia@hotmail.com

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Pubblicato

2024-12-18

Come citare

CRUZ, Mariléia dos Santos.
Escolarização e autoria negra para o enfretamento da deslegitimação da população afro-brasileira
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–25, 18 dic. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24887. Acesso em: 5 feb. 2025.

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Sezione

Artigos