TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202120

Palavras-chave:

Professor Administrador, Formação de professores, Saberes docentes, Pedagogia universitária, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

O artigo revisa sistematicamente o que tem sido produzido sobre a formação dos Professores Administradores na docência universitária, disponível no Catálogo de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre 2012 e 2018, analisando em que medida elucida a sua formação e desenvolvimento profissional docente. A análise unitária abrangeu recorte temático, questões, objetivos, aporte teórico e metodologia, reunindo conhecimentos próximos do tema e prospectando horizontes teórico-práticos. No conjunto, as produções abordam a docência e a discência no contexto acadêmico das Ciências Administrativas com aportes da Área Educação - formação docente e saberes/fazeres na docência. Compreender como se constituí a docência nas Ciências Administrativas e que saberes/fazeres a constituem prospecta novas pesquisas e provoca à criação de uma rede de formação e desenvolvimento profissional docente, acolhendo os Professores Administradores em ações de assessoramento entre pares, produzindo, na base da docência universitária, a pedagogia universitária específica da área.

Palavras-chave: professor Administrador; formação de professores; saberes docentes; Pedagogia universitária; desenvolvimento profissional docente.

CURRENT TRENDS IN RESEARCH ON TEACHER TRAINING ADMINISTRATORS IN UNIVERSITY TEACHING

Abstract

The article systematically reviews what has been produced on the training of the Administrative Professors in university teaching, available in the Thesis Catalog of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), between 2012 and 2018, analyzing the extent to which it elucidates their training and professional teacher development. The unitary analysis covered thematic, questions, objectives, theoretical contribution and methodology, gathering knowledge close to the theme and prospecting theoretical-practical horizons. On the whole, the productions deal with the teaching and the discourse in the academic context of the Administrative Sciences with contributions of the Education Area - teacher training and knowledge / doings in teaching. To understand how the teaching in the Administrative Sciences was constituted and that knowledge / tasks constitute a prospect of new researches and causes to the creation of a network of professional teacher training and development, welcoming the Professors Administrators in actions of advising among peers, producing, in the base of teaching university, the specific university pedagogy of the area.

Keywords: professor Administrator; teacher training; teacher knowledge; university Pedagogy; professional teacher development.

TENDENCIAS DE LAS INVESTIGACIONES SOBRE FORMACIÓN DE LOS PROFESORES ADMINISTRADORES EN LA DOCENCIA UNIVERSITARIA

Resumen

El artículo revisa sistemáticamente lo que ha sido producido sobre la formación de los Profesores Administradores en la docencia universitaria, disponible en el Catálogo de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES), entre 2012 y 2018, analizando en qué medida elucida su formación y desarrollo profesional docente. El análisis unitario abarcó recorte temático, cuestiones, objetivos, aporte teórico y metodología, reuniendo conocimientos cercanos al tema y prospectando horizontes teórico-prácticos. En el conjunto, las producciones abordan la docencia y la discencia en el contexto académico de las Ciencias Administrativas con aportes del Área Educación - formación docente y saberes / haceres en la docencia. Comprender cómo se constituye la docencia en las Ciencias Administrativas y que saber / hacer la constituyen prospecta nuevas investigaciones y provoca la creación de una red de formación y desarrollo profesional docente, acogiendo a los Profesores Administradores en acciones de asesoramiento entre pares, produciendo, en la base de la docencia universitaria, la pedagogía universitaria específica del área.

Palabras clave: profesor Administrador; formación de profesores; saberes docentes; Pedagogía universitaria; desarrollo profesional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Coelho Junior, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Administrador, mestre em administração e doutor em educação. Professor universitário desde de 2003. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Adriana Moreira da Rocha Veiga, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, Psicopedagoga, mestre e doutora em educação, professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

COELHO JUNIOR, João Carlos; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha.
TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ADMINISTRADORES NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 114–139, 29 Jun 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10606. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos