O LEGADO DO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.3

Palavras-chave:

Escola normal, Escola nova, Formação de professores, Laboratório de psicologia

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral investigar o legado do laboratório de psicologia na formação de professores na Escola Normal implantado no Ceará, na década de 1920, e seus rebatimentos na formação de professores até os dias atuais. A partir do método da pesquisa documental, descreve-se a existência do Laboratório de Psicologia Experimental na Escola Normal do Ceará como espaço das práticas pedagógicas aplicadas pelo professor Lourenço Filho, na formação de professores. Ele utilizou técnicas e métodos do ensino ativo da Escola Nova, marcando a possibilidade da passagem do ensino tradicional para uma perspectiva fundamentada na ciência pedagógica emergente. Fez-se análise dos documentos em arquivos históricos e acervos virtuais, levando-se em conta a singularidade da sociedade daquele contexto de vivências sociais, culturais, econômicas e políticas. Entre esses legados merecem destaque a necessidade de oferecer ao professor uma formação científica e aplicada, como se percebe pela introdução, por Lourenço Filho, de disciplinas de ciências no currículo de formação dos professores; práticas pedagógicas em escola de aplicação e o uso de testes psicológicos; reforma curricular do Programa de Ensino da Escola Normal; criação do Curso de Férias; orientação de 12 monografias de conclusão de curso elaboradas pelas alunas normalistas. 

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Rodrigues Barros, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Professra da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. 

 

Hamilton Viana Chaves, Instituto Federal de Educação do Ceará (IFECE)

Psicólogo Instituto Federal de Educação do Ceará e docente da Universidade de Fortaleza- Mestre em Psicologia e Doutor em Educação. 

 

Osterne Nonato Maia Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Docente do curso de psicologia da Universidade Estadual do Ceará- Mestre em Educação - Doutor em Educação- pesquisador dos programas de pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Ceará. 

 

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

BARROS, Edna Rodrigues; CHAVES, Hamilton Viana; MAIA FILHO, Osterne Nonato.
O LEGADO DO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 59–80, 29 Mar 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16144. Acesso em: 22 nov 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)