DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202179

Palavras-chave:

Autobiografia, Formação do leitor, Literatura brasileira, Educação

Resumo

O artigo explora a dimensão formativa de João Ubaldo Ribeiro através do relato autobiográfico acerca de sua infância e sua relação com a leitura no livro Um brasileiro em Berlim, publicado em 1995 em língua portuguesa e que narra peripécias saborosas de uma estada na capital da Alemanha no início dos anos 1990, convidado por um programa de intercâmbio alemão para realizar um roteiro literário pelo país. O início da nossa relação com os livros pode marcar o desenvolvimento do gosto pela leitura e a constituição do hábito de ler, entendendo o mesmo como a criação da necessidade de realizar tal atividade para a obtenção de algum tipo de satisfação, como buscar conhecimento, ocupar o tempo livre ou simplesmente para sentir prazer. Neste livro, a sua história com os livros tem em seu pai e sua avó personagens importantes que lhe despertaram o fascínio por tal prática: para quem, quando pequeno, “a leitura era uma brincadeira como outra qualquer, embora certamente a melhor de todas”. Esse capital cultural representado pelas gerações que o precederam teria, nas palavras do autor, cumprido um papel decisivo tanto na sua formação estética quanto na percepção aí adquirida de pertença a um universo mais amplo de leitores. Ao publicar as crônicas escritas no período em que viveu em Berlim, Ubaldo evidencia como a sua relação com os livros proliferou e o transformou em um dos principais escritores da literatura brasileira contemporânea.

Palavras-chave: autobiografia; formação do leitor; literatura brasileira; educação.

FROM READER TO WRITER: João Ubaldo Ribeiro and his training in  “Um brasileiro em Berlim”

Abstract

The article explores the formative dimension of João Ubaldo Ribeiro through the autobiographical account of his childhood and his relationship with reading in the book Um Brasileiro em Berlim, published in 1995 in Portuguese and which narrates tasty adventures of a stay in the capital of Germany in early 1990’s, invited by a German exchange program to conduct a literary tour across the country. The beginning of our relationship with books can mark the development of a taste for reading and the constitution of the habit of reading, understanding the same as the creation of the need to carry out such an activity to obtain some kind of satisfaction, such as seeking knowledge, occupying free time or simply to feel pleasure. In this book, his story with books has important characters in his father and grandmother who aroused his fascination for this practice: for those who, when he was little, “reading was a game like any other, although certainly the best of all”. This cultural capital represented by the generations that preceded it would, in the author's words, have played a decisive role both in its aesthetic formation and in the perception acquired there of belonging to a wider universe of readers. By publishing the chronicles written during the period in which he lived in Berlin, Ubaldo shows how his relationship with books has proliferated and transformed him into one of the main writers of contemporary Brazilian literature.

Keywords: autobiography; reader training; brazilian literature; education.

DE LECTOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro y su formación en “Um brasileiro em Berlim”

Resumen

El artículo explora la dimensión formativa de João Ubaldo Ribeiro a través del relato autobiográfico de su infancia y su relación con la lectura en el libro Um Brasileiro em Berlim, publicado en 1995 en portugués y que narra sabrosas aventuras de una estancia en la capital de Alemania a principios de 1990, invitado por un programa de intercambio alemán para realizar una gira literaria por todo el país. El inicio de nuestra relación con los libros puede marcar el desarrollo del gusto por la lectura y la constitución del hábito de leer, entendiendo lo mismo que la creación de la necesidad de realizar dicha actividad para obtener algún tipo de satisfacción, como buscar conocimiento, ocupar el tiempo libre o simplemente para sentir placer. En este libro, su historia con libros cuenta con personajes importantes en su padre y abuela que despertaron su fascinación por esta práctica: para quienes, cuando era pequeño, "leer era un juego como cualquier otro, aunque sin duda el mejor de todos". Este capital cultural representado por las generaciones que le precedieron habría jugado, en palabras del autor, un papel decisivo tanto en su formación estética como en la percepción allí adquirida de pertenencia a un universo más amplio de lectores. Al publicar las crónicas escritas durante el período en el que vivió en Berlín, Ubaldo muestra cómo su relación con los libros ha proliferado y lo ha convertido en uno de los principales escritores de la literatura brasileña contemporánea.

Palabras clave: autobiografía; formación de lectores; literatura brasileña; educación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katiene Nogueira da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, práticas escolares, cultura escolar, avaliação das aprendizagens, práticas pedagógicas e ensino superior. 

Roni Cleber Dias de Menezes, Universidade de São Paulo - USP

Professor Doutor na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo / FEUSP (2011), tendo a respectiva pesquisa sido em parte desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, programa PDEE-CAPES. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / FEUSP - 2006. Bacharelado (1998) e Licenciatura (2000) em História pela Universidade de São Paulo. Possui Pós-Doutorado no âmbito do Programa PAPD/CAPES-FAPERJ (2012-2014), junto ao Proped - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua principalmente na área de História da Educação, com ênfase nos seguintes temas: história dos intelectuais, circulação cultural e história comparada da educação. Integra o grupo de pesquisa "História e Historiografia das ideias e dos intelectuais da educação" e coordena o grupo "Pensamento educacional, ação política e circulação de intelectuais e ideias na Ibero-américa".

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

SILVA, Katiene Nogueira da; MENEZES, Roni Cleber Dias de.
DE LEITOR A ESCRITOR: João Ubaldo Ribeiro e a sua formação em “Um brasileiro em Berlim”
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 4, p. 569–586, 30 Dez 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18285. Acesso em: 23 nov 2024.