Professores iniciantes: os desafios docentes na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.70

Palavras-chave:

professor iniciante, educação básica, desafios docentes, aprendizagem na docência, auto(trans)formação docente

Resumo

Neste artigo apresenta-se um recorte de pesquisa no qual o foco é mostrar quem é o professor iniciante que atua nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na rede pública do município de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul (RS), e quais suas características a partir da problematização do tema por meio da
proposta político-metodológica dos círculos dialógicos. Ao longo do texto, explicitam-se as contribuições dos “Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos” para o desenvolvimento profissional de docentes em início de carreira na Educação Básica. A abordagem metodológica escolhida para ser utilizada neste estudo são os Círculos Dialógicos Investigativo- auto(trans)formativos, que têm as principais contribuições de Freire (1999, 2001, 2011); Freire e Shor (1986); Henz (2003, 2012, 2015, 2018) e Josso (2004, 2010). Como resultados preliminares, destaca-se que os círculos constituem-se como um espaço de acolhimento, de diálogo em que os participantes falam de seus desafios e veem que não estão sozinhos nesse processo de aprendizagem docente auto(trans)formando-se como pessoas e profissionais. Ao longo dos círculos, foram surgindo
desafios e possibilidades que mobilizaram novas discussões sobre a prática docente, as quais deixaram os círculos mais dinâmicos, como um espaço de ouvir e dizer sua palavra. Nos círculos, ainda foi possível perceber que tanto os coautores quanto o pesquisador discutem e refletem sobre as falas e as vivências de cada um que ali está, e a partir disso podem produzir auto(trans)formações.  

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Biografia do Autor

Thais Pulgatti Trindade, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Pós-Graduação no Curso de Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria(2019). Graduação em Educação Especial - licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2021); Doutorado em Educação em andamento (2020). De 2016 a 2018 atuou como Educadora Infantil na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/ UEIIA/UFSM com atuação como professora referência em turmas multi-idades. Em 2018 atuou como professora do 2 ano dos anos iniciais na rede ICM - Colégio Coração de Maria - Santa Maria. De 2019 a 2020 atuou como professora do 4 ano dos anos inicias e desde 2021 a 2022 atuou como professora do 3 ano dos anos iniciais na escola Riachuelo - Santa Maria. Desde 2022 atua como professora de Educação Infantil na EMEI Ignez Sofia de Vargas no município de São Maritinho da Serra. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior - GPFOPE, desde 2011, cadastrado no CNPq e sob orientação da Prof. Dr. Doris Pires Vargas Bolzan. Pesquisadora do Projeto de Pesquisa: Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior; do Projeto de Pesquisa: Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior; e do Projeto Cultura Escrita: Inovações Metodológicas na Escola. Também participa do Projeto de Pesquisa Perspectivas inovadoras na iniciação na docência: experiencias de egressas do curso de Pedagogia, desde 2015, cadastrado no CNPQ e sob orientação da Prof. Dr. Ana Carla Hollweg Powaczuk. Dedica-se a estudos e pesquisas nas áreas da Formação de Professores (inicial e continuada), Aprendizagem da Docência e Alfabetização.

Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Pós-Doutorado pela Universidad de Sevilla Sevilla/Espanha(2017). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisador do PPGE, na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e do PPPG, na Linha de Pesquisa: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "DIALOGUS: Educação, Auto(trans)formação e humanização com Paulo Freire", registrado junto à base do CNPq. Coordenador do Projeto de Pesquisa "Círculos Dialógicos Investigativo-formativos", que objetiva uma pesquisa-auto(trans)formação permanente com docentes da Educação Básica, e do Projeto de Extensão "Hora do Conto: lendo a palavra e auto(trans)formando realidades", buscando estimular o gosto pela leitura, a imaginação, a criatividade e a criticidade. Participa da organização dos Fóruns de Leituras de Paulo Freire, no RS, desde 1999. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: auto(trans)formação permanente com professores, educação humanizadora, cidadania, leitura de mundo-leitura da palavra e Paulo Freire. Trabalha com palestras em seminários e congressos e projetos de formação continuada/permanente de professoras e professores da Educação Básica e do Ensino Superior.

Doris Pires Vargas Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga pela UFRGS (1986), Especialista em Psicopedagogia Terapêutica pelo Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre (1989), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Foi professora do Colégio de Aplicação da UFRGS (1982-1993), atuando como alfabetizadora e Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi lotada provisoriamente no Núcleo de Desenvolvimento Infantil-NDI do CE/UFSM e professora colaboradora do Departamento de Metodologia do Ensino no período de dezembro 1993 a maio de 1996, quando assumiu como professora permanente deste mesmo departamento. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação(desde 2003) e Políticas Públicas e Gestão Educacional (desde 2015). Coordenadora substituta do PPG em Educação do CE/UFSM, no período de 2005 a 2007. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado e Doutorado, no período de 2007-2009,tendo implementado o Curso de Doutorado. Coordenadora substituta pró-tempore do PPGE, de 01 a 07/2014; membro do colegiado do PPGE 09/2005 a 06/2014, 04/2017 a /042021. Representou o Centro de Educação no Conselho Editorial da Editora da Universidade (05/2010 até 07/2014). Membro do conselho consultivo de diversas revistas brasileiras e internacionais , além de parecerista ad hoc. Editora Chefe da Revista POLED de 09/2014 a 09/2018. Editora-chefe da Revista Educação(UFSM) de 05/2014 a 01/2017, Editora de seção na revista Educação(UFSM (2017a 2021). É do comitê editorial da revista POLED. Representou a UFSM como Presidente do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria/RS de 06/2015 a 06/2016. Foi membro do Conselho Municipal de Educação nos períodos de 2009 a 2012 e 2014 a 2017. Representa a UFSM, desde 2012, nos programas de Políticas Educativas e Políticas Linguísticas-NEPI/AUGM e coordenou esses programas de 09/2014 a 09/2018; atual coordenadora do Núcleo de Educação para Integração (gestão 2023 a 2025). Atua na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Membro permanente do Comitê Institucional de Iniciação Científica da UFSM (2010 até o 2021) e representante de área neste mesmo comitê. Presidente da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação da UFSM de 2010 a 2014. Membro do Núcleo Docente estruturante do Curso de Pedagogia diurno de 2011 a 2015. Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia de 2000 a 2004 e 2014 a 2015. Formadora do Pacto Nacional pela alfabetização da Idade Certa, realizando assessoria pedagógica às redes de ensino municipais e estaduais no que se refere à leitura e à escrita no contexto escolarizado (2013-2015). Temáticas de estudo: formação permanente de professores, aprendizagem docente, conhecimento pedagógico compartilhado, leitura e escrita em diferentes níveis de ensino, cultura escrita na infância e na EJA, alfabetização, pedagogia universitária, contextos emergentes na educação básica e superior, gestão educacional, vulnerabilidades na escola e na docência entre os principais temas no campo da formação para a docência. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE 2002) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior (GPDOC-2015). Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior (RIES- desde 2005),Associada à ANPED Nacional, membro da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), membro da Rede de Laboratórios de Alfabetização - (ALFALabs), associada ao LASA-Latin American Studies Association. Ligada a ILADEI- Instituto Latinoamericano de Estudios para la Infância, membro da AIDU-Associação Internacional de Docência Universitária, participante do FORGES(Portugal) (desde 2014).

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

TRINDADE, Thais Pulgatti; HENZ, Celso Ilgo; BOLZAN, Doris Pires Vargas.
Professores iniciantes: os desafios docentes na educação básica
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–26, 18 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24545. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

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Artigos