A inclusão dos ciganos no sistema de cotas nas Instituições Estaduais e Federais de Ensino Superior: apresentando a situação no estado da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.78

Palavras-chave:

inclusão, ciganos, cotas, educação, Paraíba

Resumo

Este artigo apresenta a situação dos ciganos quanto ao processo de inclusão no sistema de cotas das instituições estaduais e federais de ensino superior da Paraíba. Inicialmente, traçamos um panorama histórico da situação da comunidade cigana no Brasil, abordando as características físicas, raciais e culturais frequentemente atribuídas a eles. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão documental e observações diretas das reuniões das comissões de planejamento na UEPB, IFPB, UFPB e UFCG. Constatamos que o sistema de cotas abrange diversas minorias, como negros, indígenas, quilombolas, transexuais e deficientes físicos. No entanto, apesar da significativa presença de comunidades ciganas na região, o processo de inclusão permanece estagnado, quando se destina aos ciganos. Consideramos que a política de cotas é uma ferramenta essencial para a reparação e inclusão dos ciganos, contribuindo para combater estigmas e possibilitando um futuro em que as próximas gerações tenham igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. 

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Biografia do Autor

Mercia Rejane Rangel Batista, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (UFF). Mestre e Doutora em Antropologia Social (PPGAS/MN/UFRJ). Professora do PPGCS e do curso de Ciências Sociais da UFCG.

Maria Patrícia Lopes Goldfarb, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutora em Antropologia, professora do Departamento de Ciências Sociais/Programa de Pós-Graduação em Antropologia - Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

 

Tomke Christiane Lask, Institut für Demokratiepädagogik

Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro PPGAS/MN/UFRJ. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de Liège (Bélgica). Diretora Científica e CEO do Institut für Demokratiepädagogik (IDP).

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

BATISTA, Mercia Rejane Rangel; GOLDFARB, Maria Patrícia Lopes; LASK, Tomke Christiane.
A inclusão dos ciganos no sistema de cotas nas Instituições Estaduais e Federais de Ensino Superior: apresentando a situação no estado da Paraíba
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–22, 18 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24711. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Diversidade: o olhar sobre as comunidades ciganas

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