ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E PERDA AUDITIVA: duplicidade de necessidades educacionais especiais e políticas públicas

Autores

  • Rosemeire de Araujo Rangni Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n1.p.1-13

Resumo

Com caráter inclusivo, as leis educacionais brasileiras e as ações políticas direcionam os serviços da Educação Especial ao categorizar as necessidades educacionais especiais (NEE) e separálas em grupos, quais sejam: deficiências, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Este artigo objetiva expor (i) a possibilidade de educandos possuirem duplicidade de NEE, no caso em questão, altas habilidades ou superdotação e perda auditiva e (ii) as implicações dos serviços educacionais vigentes com as políticas públicas. O presente artigo se deu por meio de pesquisas
bibliográficas e documentais. Os resultados indicaram que o sistema educacional brasileiro, voltado à Educação, privilegia a identificação e o atendimento dos educandos com NEE de maneira categorial, não contemplando a possibilidade de figurarem concomitantemente em duas categorias de NEE – altas habilidades ou superdotação e perda auditiva -, foco deste estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Duplicidade de necessidades educacionais especiais. Perda auditiva. Altas habilidades
ou superdotação.


HIGH ABILITIES OR GIFTEDNESS AND HEARING LOSS: twice special educational needs and public policies

ABSTRACT: With the inclusive perspective, the Brazilian educational laws and the politic actions guide the Special Educational services when categorize the special educational needs (SEN) getting them apart in groups as well: disabilities, developmental disturbs, and high skills or giftedness. This paper aims to show (i) the possibility of the student with twice SEN, in case the high skills or giftedness and hearing loss and (ii) the implications of the educational services and public policies. The present paper was done by bibliographical and documental researches. The results indicate that the Brazilian educational system for the special education privileges the identification and the provisions for the SEN students on the categorical way. It doesn’t consider the students possibilities to be in two categories of the SEN – high skills or giftedness and hearing loss, aim of this study.

KEYWORDS: Twice special educational needs. Hearing loss. High skills or giftedness.



ALTAS HABILIDADES O SOBREDOTACIÓN Y PÉRDIDA AUDITIVA: doble necesidad educacional especial y política pública

RESUMEN: Con una perspectiva inclusiva, las leyes educacionales brasileñas y las acciones políticas dirigen
los servicios de la educación especial al clasificar las necesidades educacionales especiales (NEE) dividiéndolas en grupos cuales sean: discapacidades, trastornos globales del desarrollo y altas habilidades o sobredotación. Este artículo se propone presentar (i) la posibilidad de tener esos estudiantes doble NEE, en caso de altas habilidades o sobredotación y pérdida auditiva y (ii) las implicaciones de los servicios vigentes y las políticas públicas. El presente artículo se desarrolló por medio de investigación bibliográfica y documental. Los resultados indicaron que el sistema educacional brasileño para la educación especial privilegia la identificación y atención a los estudiantes con NEE de manera categorial, no contemplando la posibilidad de los estudiantes representarse al mismo tiempo en dos categorías de NEE – altas habilidades o sobredotación y pérdida auditiva.

PALABRAS CLAVE: Doble necesidad educacional especial. Pérdida auditiva. Altas habilidades o sobredotación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire de Araujo Rangni, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Formação em Direito (1982), Faculdade de Direito de Guarulhos; Pedagogia (2002), Universidade Guarulhos; Mestrado em Educação (2005) Universidade Cidade de São Paulo - UNICID; Especialização em Talentosos e Bem Dotados (2006), Universidade Federal de Lavras - UFLA. Doutora em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pesquisadora na área de altas habilidades/superdotação, Políticas Públicas Educacionais e Educação Inclusiva. Atuação na Comissão Executiva do Fórum Oeste de Educação Inclusiva - FOEI, de 2007 a 2012. Secretária Executiva da Revista Educação em Movimento - 2010 a 2012. Experiência no ensino de Língua Inglesa, de 1990 a 2008. Docente do curso de Pós-Graduação em Educação Inclusiva no Instituto Superior de Educação Vera Cruz - ISE - (2011-2012). Palestrante e Formadora junto aos educadores nas Secretarias de Educação. Associada ao Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBraSD. Professora Adjunta 1 - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Curso de Licenciatura em Educação Especial e credenciada ao Programa de Pós - Graduação em Educação Especial - PPGEEs. Vinculada ao Grupo de Pesquisa em Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais - UNIRIO e do Grupo de Pesquisa Educação Especial - UFSCar. Lider do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano - GRUPOH. Coordenadora do Programa de Extensão: Educação Especial: Formação e Inclusão.

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Possui Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1975), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1992). Participou da formação da profissão de Fonoaudiólogo desde 1965, em Recife, através da Associação Pernambucana de Logopedia. Após o reconhecimento da profissão obteve o título de Fonoaudióloga pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Foi professora dos Departamentos de Psicologia e de Metodologia do Ensino da Universidade Federal da Paraíba e do Departamento de Psicologia da UFSCar. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. Foi membro do Conselho Universitário da UFSCar, membro do Conselho do Curso de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, Chefe e Vice-Chefe do Departamento de Psicologia da UFSCar.Participou do Projeto para a implantação do curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, surdocegueira, deficiência visual, deficiência mental, deficiência múltipla e educação de surdos. Iniciou e coordena as atividades do Laboratório de Educação Especial que oferece um atendimento especializado à comunidade desde 1985 até a presente data. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial desde 1992 até a presente data. Publicou livros sobre Alfabetização para Deficientes Intelectuais, Matemática para Deficientes Intelectuais, Ensino de Surdos, Surdocegueira, Deficiência Múltipla e Educação Especial. Possui publicações em capítulos de livros e artigos em periódicos especializados.Tem participado de eventos nacionais e internacionais sobre Educação Especial, emitido pareceres para periódicos especializados em Educação e Educação Especial. É membro do corpo editorial de periódicos especializados e conselhos científicos de editoras.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

RANGNI, Rosemeire de Araujo; COSTA, Maria da Piedade Resende da.
ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E PERDA AUDITIVA: duplicidade de necessidades educacionais especiais e políticas públicas
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 1–13, 31 Ago 2014 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2830. Acesso em: 22 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos