A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Autores

  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p27-42

Palavras-chave:

Diversidade. Políticas educacionais. Justiça social.

Resumo

O conceito e significado de diversidade nas políticas educacionais no Brasil e no mundo não deve deixar de considerar o contexto no qual tal tema é problematizado. O objetivo desse artigo, por meio de uma pesquisa 
exploratória, orientada por revisão bibliográfica e documental é discutir, não apenas a dimensão do conceito sobre diversidade existente nas políticas educacionais no Brasil, mas a recorrência da ampliação e alcance do mesmo nalgumas estratégias voltadas à sua efetivação como direito e respeito às singularidades. Nesse sentido, organizamos o presente trabalho em três seções: a) Diversidade nas políticas educacionais: do conceito aos seus significados; b) Diversidade nas políticas educacionais: do alcançado aos seus limites e c) Diversidade nas políticas educacionais: algumas pontuações e recorrências. Concluímos que as políticas educacionais universalizantes e para a diversidade solicitam a formação política do homem, objeto que não pode e não deve ser reduzida ao ideário particularizado de justiça social.

Palavras-chave: Diversidade. Políticas educacionais. Justiça social.


DIVERSITY IN EDUCATIONAL POLICIES IN BRAZIL

Abstract: The concept and meaning of diversity in educational policies in Brazil and the world must not fail to consider the context in which such a theme is problematized. The objective of this article, through exploratory  research guided by bibliographical and document review, is not only to discuss the dimension of diversity in educational  policies in Brazil, but also the recurrence of its extension and scope in strategies aimed at its  Effectiveness as a right and respect of singularities. In this sense, we organize this research into three sections: a) Diversity in educational policies: from concept to meanings; B) Diversity in educational policies: from reaching their limits and c) Diversity in educational policies: scores and recurrences. We conclude that universal educational policies and diversity demand political awareness of man, an object that cannot and should not be reduced to the particularized ideology of social justice. 

Keywords: Diversity. Educational policies. Social justice.

 


LA DIVERSIDAD EN LAS POLÍTICAS EDUCACIONALES EN BRASIL

Resumen: El concepto y el significado de diversidad en las políticas educacionales en Brasil y en el mundo no pueden dejar de considerar el contexto en el que se problematiza ese tema. El objetivo de este artículo, a través de una investigación exploratoria, guiada por una revisión bibliográfica y documental, es discutir no sólo la dimensión del concepto de diversidad existente en las políticas educacionales en Brasil, sino también la repetición de su extensión y alcance en algunas estrategias dirigidas a su efectividad como derecho y respeto por las singularidades. En este sentido, organizamos el presente trabajo en tres secciones: a) Diversidad en las políticas educacionales: del concepto a sus significados; b) Diversidad en las políticas educacionales: del conquistado a sus límites y c) Diversidad en las políticas educacionales: algunas puntuaciones y recurrencias. Concluimos que las políticas educacionales universales y para la diversidad exigen la formación política del hombre, objeto que no puede ni debe reducirse a la ideología particularizada de la justicia social.

Palabras clave: Diversidad. Políticas educacionales. Justicia social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).


Professor Doutor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

LIMA, Paulo Gomes.
A DIVERSIDADE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, p. 27–42, 26 Jan 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6198. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos