Saberes matemáticos na orientação de professores paranaenses: expertises e contribuições (1970-1980)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n2.2021.14Keywords:
Educação, Formação de professores, Saberes matemáticosAbstract
A pesquisa aqui apresentada, de caráter investigativo, aponta evidências presentes em documentos produzidos por professores paranaenses para responder a uma demanda de pesquisa manifesta das décadas de 1970 e 1980: como se apresentaram os saberes para ensinar matemática nas orientações para os professores do ensino de 1º Grau no estado do Paraná? Procurou-se responder à essa questão tomando por base a teoria e metodologia da história cultural, a leitura e análise de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1971), o Projeto HAPRONT (modelo curricular de formação de professores), “Revista Currículo” (PARANÁ, 1977; 1978; 1979) da SEC do PR, e a “Revista A voz da Escola” (PARANÁ, 1981) do IEP. A organização e abordagem das propostas educativas que fizeram parte do contexto de produção de manuais didáticos para a orientação de formação, tanto inicial quanto continuada de professores, tiveram a participação de educadores cuja expertise associou os saberes para ensinar às teorias educacionais e métodos de ensino em voga na educação brasileira, traduzindo as expectativas para o período em questão. A fundamentação teórico-metodológica da história cultural nas teorias de Julia, Chervel e Chartier deram sustento às argumentações aqui expostas.
Mathematical knowledge in the teacher’s orientation of Paraná: expertises and contributions (1970-1980)
The research presented here, of an investigative nature, points to evidence present in documents produced by teachers from Paraná to respond to a clear demand for research from the 1970s and 1980s: how was presented the knowledge for teaching mathematics in the guidelines for teachers of elementary school in the state of Paraná? We sought to answer this question based on the theory and methodology of cultural history, the reading and analysis of documents such as Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1971), the HAPRONT Project (curricular model for teacher education), “Curriculum magazine” (1977, 1978, 1979), from Education Secretary of Paraná, and “The voice of the school magazine” (1981) from Educational Institute of Paraná. The organization and approach of educational proposals that were part of the context of the production of textbooks to guide both initial and continuing teacher education had the participation of educators whose expertise associated the knowledge to teach with the educational theories end teaching methods in vogue in Brazilian education translating expectations for the period in question. The theoretical methodological foundation of cultural history in the theories of Julia, Chervel and Chartier supported the arguments presented here.
Keywords: Education; Teachers’ training; Mathematics knowledge.
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