Tecnologias da Informação e Comunicação na formação de professores de Ciências na UFG: direcionamentos nos projetos pedagógicos de curso
Palabras clave:
Tecnologias educacionais, Formação de professores, Biologia, Física, Química.Resumen
Desde a década de 1990, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, as tecnologias passaram a se constituir como eixos formativos para o Ensino Médio. Tal perspectiva se refletiu também nas resoluções de formação de professores publicadas em 2002 e 2015, que passaram a direcionar os cursos de licenciatura também no que diz respeito à inserção da abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Considerando tal contexto, a presente pesquisa desenvolveu-se a partir da análise documental de três Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de licenciaturas em Ciências (Biologia, Física e Química) da Universidade Federal de Goiás. Buscou-se identificar elementos que caracterizem a forma de inserção das TIC nesses documentos balizadores da formação de professores. Discutiu-se duas categorias analíticas, quais sejam: o Atendimento às Normativas e a Reconfiguração das Normativas. Foi possível perceber que os PPCs atendem às resoluções, mas reconfiguram a inserção das TIC ofertando disciplinas optativas e não necessariamente as obrigatórias para abordar as tecnologias. Essa reconfiguração pode não instrumentalizar os futuros professores para trabalhar com as tecnologias no contexto de suas disciplinas no Ensino Básico.
Palavras-chave: Tecnologias educacionais; Formação de professores; Biologia; Física; Química.
Information and Communication Technologies in the training of Science teachers at UFG: directions in the pedagogical projects of the course
Abstract
Since the 1990s, with the publication of the National Curriculum Parameters, technologies have come to constitute training axes for high school. This perspective was also reflected in the teacher training resolutions published in 2002 and 2015 that started to direct the undergraduate courses, also towards the insertion of the Information and Communication Technologies (TIC) approach. Considering this context, the present research was developed from the documentary analysis of three Pedagogical Course Projects (PPC) of undergraduate courses in Sciences (Biology, Physics and Chemistry) at the Federal University of Goiás, seeking to identify elements that characterize the form of insertion of ICT in these documents that guide teacher training. Two analytical categories are discussed: Compliance with Regulations and Reconfiguration of Regulations. It was possible to perceive that the PPCs meet the resolutions but reconfigure the insertion of ICTs offering optional subjects and not necessarily the mandatory ones to approach the technologies. This reconfiguration may not equip future teachers to work with technologies in the context of their subjects in Basic Education.
Key-words: Educational Technologies; Teacher training; Biology; Physics; Chemistry.
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