Evasão numa licenciatura em Ciências Biológicas no Amazonas, sob efeitos de uma reestruturação curricular
Palabras clave:
Evasão, Licenciatura, Ciências Biológicas, Reestruturação curricular.Resumen
A evasão nos cursos de licenciatura é um dos principais problemas no atendimento da demanda crescente de professores do Ensino Básico, e o estudo dos fatores que influenciam essa evasão pode contribuir para o estabelecimento de estratégias para a sua redução. Investigamos fatores que contribuíram para a evasão na licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com ênfase nos efeitos da mudança no currículo de licenciatura. Adotamos uma abordagem mista a partir de dados dos estudantes que ingressaram no curso entre 1997 e 2010, antes e depois da reestruturação. Foram sorteados potenciais participantes até se atingir o número de 16 voluntários (oito evadidos e oito formados), e realizadas entrevistas semiestruturadas com estes. As falas obtidas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que a reestruturação curricular, apesar de contribuir para a opção de escolha do estudante entre licenciatura e bacharelado, pouco contribuiu para formação da identidade docente e a redução da evasão. Discutimos a necessidade de as mudanças curriculares darem mais ênfase à formação da identidade docente como estratégia para a redução da evasão em licenciaturas.
Palavra-chave: Evasão. Licenciatura; Ciências biológicas; Reestruturação curricular.
Abstract
Dropout in undergraduate courses is one of the main problems in meeting the growing demand of primary school teachers, and the study of factors that influence dropout can contribute to the establishment of strategies for its reduction. We investigated factors that contributed to the evasion in a degree in Biological Sciences in the Amazon (UFAM), with emphasis on the effects of the change in the undergraduate curriculum. We adopted a mixed approach based on data from students who entered the course between 1997 and 2010, before and after the restructuring. Potential participants were drawn until the number of 16 volunteers (eight evaded and eight graduated) were drawn and semi-structured interviews were conducted with them. The statements obtained were analyzed in the light of Content Analysis. The results show that the curricular restructuring, despite contributing to the choice of the student between bachelor's degree and bachelor's degree, contributed little to the formation of the teacher identity and the reduction of dropout. We discuss the need for curricular changes to emphasize the formation of teacher identity as a strategy for reducing dropout in undergraduate degree.
Keywords: Dropout. Degree. Biological science. Curricular restructuring.
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