A influência do Novo ENEM na relação de ensino e aprendizagem matemática: o caso da Escola Jorceli da Silva Sestari

Autores/as

Palabras clave:

Novo ENEM. Ensino e Aprendizagem de Matemática. Fenomenologia.

Resumen

Com a implantação do Novo ENEM, as escolas de Ensino Médio do país se mobilizaram para atender as especificidades do exame. Com base nisso, surge uma pergunta: “a nova reformulação do ENEM pode exercer influência no dia a dia da escola de Ensino Médio do município de Santana do Araguaia, de modo a influenciar na relação entre ensino e aprendizagem dos alunos do município?”. A pesquisa foi realizada numa escola pública do município, por meio da análise documental fenomenológica em documentos obtidos através da instituição. Para atender a esse questionamento, procurou-se mostrar se a nova reformulação do ENEM pode exercer influência no dia a dia da única escola de Ensino Médio do município. As análises levaram a crer que as dificuldades na resolução de problemas, podem estar associadas à ausência de conteúdos trabalhados pelo professor, uma vez que são poucos os registros de conteúdos nos diários de classe. Outro motivo pode estar associado à falta de leitura e interpretação, levando a acreditar que o problema pode ter raízes na alfabetização matemática e no letramento. Não foi possível inferir nenhuma mudança significativa na metodologia do professor, uma vez que os registros são sucintos e destacam apenas a descrição dos conteúdos.

The influence of new ENEM on the teaching and learning mathematical relationship: the case of Escola Jorceli da Silva Sestari

Abstract

With the implementation of the New ENEM, high schools in the country were mobilized to meet the specifics of the exam. Based on this, a question arises: "can the new reformulation of ENEM influence the day-to-day life of the high school in the municipality of Santana do Araguaia, in order to influence the relationship between teaching and learning mathematics of students in the municipality?". The research was carried out in a public school in the municipality, through phenomenological document analysis in documents obtained through the institution. To answer this question, we tried to show whether the new reformulation of ENEM can influence the day-to-day life of the only high school in the city. The analyzes led to believe that the difficulties in solving problems may be associated with the absence of content worked by the teacher, since there are few records of content in the class diaries. Another reason may be associated with the lack of reading and interpretation, leading to the belief that the problem may have roots in mathematical literacy and literacy. It was not possible to infer any significant change in the teacher's methodology, since the records are succinct and highlight only the description of the contents.

Keywords: New ENEM. Teaching and Learning Mathematics. Phenomenology.

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Biografía del autor/a

Danielle Maria de Andrade, EMEF Izabel Dias

Professora na Educação Básica na EMEF Izabel Dias, Santana do Araguaia, Pará, Brasil.

Josiel de Oliveira Batista, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), atuando na Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR)

Danielle de Sousa Silva dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Curitiba, atuando no Programa de Pós-Graduação em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (PPGFCET, UTFPR) e nos Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM, UFPR)

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Publicado

2021-03-14

Cómo citar

ANDRADE, Danielle Maria de; BATISTA, Josiel de Oliveira; SANTOS, Danielle de Sousa Silva dos; MOCROSKY, Luciane Ferreira.
A influência do Novo ENEM na relação de ensino e aprendizagem matemática: o caso da Escola Jorceli da Silva Sestari
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 6, n. 1, p. 30–47, 14 mar. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15389. Acesso em: 16 nov. 2024.

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