REFLEXÕES SOBRE A BUSCA PELO SENTIDO HUMANO NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Regina Célia Alves da Cunha
  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás -UEG

Palabras clave:

Educação, Indivíduo, Psicologia das massas, Civilização, Sentido humano

Resumen

O presente estudo parte de uma revisão de literatura sobre as concepções do indivíduo e suas formações desenvolvidas e construídas nos processos educativos. Considerando a exigência de uma aproximação referente às concepções de educação e linguagem para a formação do indivíduo, remete-se à seguinte questão problematizadora: quais são os caminhos para construir uma educação cuja principal referência seja o ser humano? A relevância em refletir sobre o tema em questão é buscar elementos que ressaltem a instância humana nos processos educativos. Objetiva-se refletir sobre o indivíduo no seu processo formativo intelectual, para tanto parte-se do conceito de indivíduo, relacionando-o com a mentalidade formadora, cujas concepções vão sendo constituídas pelas esferas que compreendem este sujeito. Ressalta-se também o entendimento filosófico e ideológico arraigado pela linguagem, que movimenta consciências. Portanto o ato de educar deve ser refletido e analisado mediante profundas observações, considerando uma epistemologia ainda envolta por ideias mecanicistas positivistas, que influenciam fortemente a concepção de estudos, o modelo de homem, os processos pedagógicos, a cultura e a formação escolar.

Palavras-chave: Educação. Indivíduo. Psicologia das massas. Civilização. Sentido humano.

Abstract

The present study starts from a literature review about the individual concepts and their built and developed training courses in education processes. Considering the requirement of a related approach to the concepts of education and a language training for the individuals, it refers to the following problem’s question: What are the ways to build an education whose the main reference is the human being? The relevance to reflect on the issue at hand is to seek elements that underscoring the human body in the educational processes. The objective is to reflect on the individual in his intellectual formation process, then it starts by the individual concept, linking it to the forming mentality, whose views are being constituted by spheres which comprising this subject. It also emphasizes the ideological philosophical understanding rooted in language, that move consciences. Therefore the act of teaching should be reflected and analyzed in deep observations, considering an epistemology still shrouded by mechanistic positivist ideas, strongly influencing the design of studies, the male model, the pedagogical processes, culture and school education.

Keywords: Education. School. Developed. Pedagogical processes.

Resumen

El presente estudio comienza con una revisión de la literatura sobre las concepciones de individuo y sus formaciones desarrolladas y construidas en los procesos educativos. Considerando la exigencia de una aproximación que relacione las concepciones de educación y el lenguaje para la formación del individuo, se podría plantear la siguiente cuestión problemática: ¿cuáles son los caminos para construir una educación cuya referencia principal sea el ser humano? La relevancia para reflexionar sobre el tema en cuestión es buscar elementos que pongan de relieve la instancia humana en los procesos educativos. El objetivo es reflexionar sobre el individuo en su proceso de formación intelectual partiendo del concepto de individuo y vinculándolo a la formación de la mentalidad formadora, cuyas concepciones están siendo constituidas por las esferas que comprenden este sujeto. También se pone de manifiesto la comprensión filosófico-ideológica enraizada en el lenguaje que moviliza conciencias. Por lo tanto, el acto de enseñar debe ser reflexionado y analizado a través de profundas observaciones, teniendo en consideración una epistemología que aún está revestida por las ideas mecanicistas y positivistas que influyen fuertemente en la concepción de los estudios, el modelo de hombre, los procesos pedagógicos, la cultura y la formación escolar.

Palabras clave: Educación. Individuo. Psicología de masas. Civilización. Sentido humano.

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Biografía del autor/a

Regina Célia Alves da Cunha

Mestranda do curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), da Universidade Estadual de Goiás, sob orientação do professor Dr. João Henrique Suanno. Psicóloga, 2000, UCG/GO.

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás -UEG

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona/ES. Doutor em Educação, 2013, UCB/DF. Mestre em Educação, 2006, Universidad de la Habana/PUC-GO. Psicopedagogo, 1994, UCG/GO. Psicólogo, 1991, UCG/GO. Vice-Coordenador e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT), da Universidade Estadual de Goiás. Professor efetivo, dedicação exclusiva e produtividade da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Membro do grupo de pesquisa Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação  (ECOTRANSD), coordenado pela profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Pesquisador colaborador no projeto Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC-UB) e RIEC-Brasil.

Publicado

2016-06-30

Cómo citar

CUNHA, Regina Célia Alves da; SUANNO, João Henrique.
REFLEXÕES SOBRE A BUSCA PELO SENTIDO HUMANO NA EDUCAÇÃO
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 1, p. 5–21, 30 jun. 2016 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/4868. Acesso em: 16 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos