Joaquim de Oliveira Santos e a modernização da aritmética da escola primária ludovicense

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2447-5777v7n2.2021.9

Mots-clés :

Joaquim de Oliveira Santos, Ensino de Matemática, Escola Primária, História da Educação do Maranhão

Résumé

Este estudo tem como objetivo compreender as contribuições do professor Joaquim de Oliveira Santos na modernização da Aritmética da Escola Primária ludovicense. O texto busca responder ao questionamento central: quais as contribuições de Joaquim de Oliveira Santos na modernização da aritmética da escola primária ludovicense? Para tanto, vale-se do aporte teórico-metodológico ancorado na História Cultural, com base nos trabalhos de Chartier (2017), e na História da educação matemática, com base em Valente (2017) e Pinto (2017). Quanto ao corpus investigativo, as fontes incluem documentos oficiais e, principalmente, livros didáticos escritos pelo professor. A produção do professor Joaquim de Oliveira Santos, identificada nos documentos aos quais tivemos acesso, evidencia incessante busca pela modernização da Aritmética da escola primária ludovicense, bem como pela melhor qualidade da formação de professores primários maranhenses em tempos da vaga intuitiva. As análises permitem inferir que o professor Joaquim de Oliveira Santos desenvolveu trabalhos com vistas à modernização da Aritmética do ensino primário em São Luís, em harmonia com aquilo que era evidenciado no cenário educacional em níveis nacional e internacional.

Joaquim de Oliveira Santos and the modernization of arithmetic in the Ludovician primary school

This study aims to understand the contributions of Professor Joaquim de Oliveira Santos in the modernization of Arithmetic at Escola Primária Ludovicense. The text seeks to answer the central question: what are the contributions of Joaquim de Oliveira Santos in the modernization of Arithmetic at Elementary School Ludovicense? For that, it makes use of the theoretical-methodological contribution anchored in Cultural History, based on the works of Chartier (2017), the History of Mathematics Education, Valente (2017), Pinto (2017). As for the investigative corpus, the sources include official documents, and mainly textbooks written by the professor. The production of teacher Joaquim de Oliveira Santos, identified in the documents to which we had access, shows the teacher's incessant search for the modernization of Arithmetic in the ludovician Elementary School, as well as for the better quality of education for primary teachers in Maranhão, in times of the intuitive wave. The analyzes allow us to infer that Professor Joaquim de Oliveira Santos developed works with a view to modernizing Arithmetic in primary education in São Luís, in harmony with what was evident in the educational scenario at national and international levels.

Keywords: Joaquim de Oliveira Santos; Teaching math; Primary School; History of Education in Maranhão.

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Maria do Carmo Alves da Cruz, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática-REAMEC-UFMT. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Departamento de Educação I UFMA.

Neuza Bertoni Pinto, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação pela Universiade de São Paulo (USP). Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM– REAMEC – UFMT.

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2021-12-31

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CRUZ, Maria do Carmo Alves da; PINTO, Neuza Bertoni.
Joaquim de Oliveira Santos e a modernização da aritmética da escola primária ludovicense
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 7, n. 2, p. 13–24, 31 déc. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18045. Acesso em: 16 nov. 2024.

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