Potencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticas

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n1.2023.5

Mots-clés :

Jogos, Pensamento Probabilístico, Laboratório de matemática, Educação matemática

Résumé

Este trabalho retoma e aprofunda discussões iniciadas na pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC) do primeiro autor, sob orientação da segunda autora. O principal objetivo da pesquisa é investigar possíveis contribuições dos jogos Catan e Pindorama para o desenvolvimento de saberes matemáticos e, neste artigo, o foco é direcionado particularmente para questões envolvendo noções probabilísticas. Para isso, foram analisados dados produzidos a partir de uma prática pedagógica realizada com estudantes do 9º ano do ensino fundamental, aplicada em oito encontros no laboratório de matemática de uma escola estadual de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva qualitativa, devido ao interesse nos processos de pensamento realizados pelos estudantes. Na análise dos dados, foram identificadas contribuições desses jogos para a produção de algumas noções matemáticas, como o pensamento estratégico, a modelagem de situações da realidade para o contexto do jogo, além de questões como a cooperação e a competição entre jogadores. Em especial, destacam-se o desenvolvimento de conceitos probabilísticos, como a compreensão das noções de espaço amostral, eventos e cálculo de probabilidades, a comparação entre chances de ocorrência de determinados eventos e a percepção do fator aleatório presente nos jogos.

Potentialities of the games Catan and Pindorama on the creation of probabilistic notions

Abstract

This article recaptures and deepens the discussions initiated on the research for the final paper of the first author’s graduation, under the guidance of the second author. The main goal of the research is to investigate possible contributions of the games Catan and Pindorama on the production of mathematical knowledge, and in this article, the focus is directed particularly towards matters involving probabilistic notions. The data analyzed was produced through a pedagogical practice held with 9th grade students, in the mathematics laboratory of a public school in Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. The research was developed from a qualitative perspective, due to the interest in the processes carried out by the students. In the data analysis, contributions of these games to the production of some mathematical notions were identified, such as strategic thinking, modeling of situations from reality to the context of the game, in addition to matters like competition and cooperation between the players. In particular, the development of probabilistic concepts is highlighted, such as understanding the notions of sample space, events and probability calculation, comparing the chances of occurrence of certain events and the perception of the random factor present in games.

Games; Probabilistic thinking; Mathematical laboratory; Mathematical education

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Rafael Eduardo Ferronatto Fontanella, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Matemática na Escola Comunitária de Educação Básica Aldeia Lumiar. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cristina Cavalli Bertolucci, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Scienze Pedagogiche, dell Educazione e della Formazione pela Università Di Padova - Itália. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Matemática pela UFRGS. Professora Adjunta de Educação Matemática da Faculdade de Educação da UFRGS. Professora permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT) do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS.

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2023-11-04

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FONTANELLA, Rafael Eduardo Ferronatto; BERTOLUCCI, Cristina Cavalli.
Potencialidades dos jogos Catan e Pindorama na criação de noções probabilísticas
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 1, p. e0523, 1–13, 4 nov. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/21892. Acesso em: 16 nov. 2024.

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