CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE E A IMAGEM DO EDUCADOR: um estudo de caso do jornal O Estado do Maranhão

Auteurs-es

  • Lousanne Barbosa Paiva

Mots-clés :

Noticiabilidade, Professor, Imagem, Divulgação

Résumé

Este estudo propõe uma sistematização dos critérios de noticiabilidade utilizados na divulgação de notícias relacionadas à classe profissional de professores. A pesquisa analisou as notícias publicadas no jornal "O Estado do Maranhão". As notícias foram categorizadas de acordo com a classificação de Mário Erbolato e analisadas em detrimento dos critérios de noticiabilidade utilizados pela publicação. A finalidade do estudo é conhecer as diretrizes norteadoras do trabalho jornalístico na seleção de informações que envolvam educadores de modo geral e o impacto desses critérios na divulgação da imagem do professor.

Palavras-chave: Noticiabilidade. Professor. Imagem. Divulgação.

NEWSWORTHINESS CRITERIA AND THE EDUCATOR IMAGE: a case study of the State of Maranhão newspaper

Abstract

This study proposes a systematization of newsworthiness criteria used in the dissemination of news related to teachers professional class. The research analyzed the news published in the newspaper "The State of Maranhão". The news were categorized according to Mario Erbolato’s classification and analyzed at the expenses of newsworthiness criteria used by the publication. The purpose of the study is to understand the directive guidings of the journalistic work in the selection of information involving educators in general and the impact of those criteria on the publicizing of the Teacher’s  image.

Keywords: Newsworthiness. Teacher’s Image. Publicizing.

CRITERIOS DE IMAGEN Y EDUCADOR EL INTERÉS PERIODÍSTICO: un diario de estudio de caso de El Estado de Maranhão

Resumen

Este estudio propone una sistematización de los criterios de noticiabilidad usados en la difusión de noticias relacionadas con los profesores de las clases profesionales. La investigación analizó las noticias publicadas en el diario El Estado de Maranhão. Las noticias se clasifican de acuerdo con el modelo de Mario Erbolato y analizadas en detrimento de los criterios utilizados a partir del interés periodístico de la publicación. El propósito del estudio es comprender las directrices orientadoras de la labor periodística en la selección de la información relativa a los educadores en general y el impacto de estos criterios en la difusión de la imagen del profesor.

Palabras clave: Noticiabilidad. Profesor. Imagen. Divulgación.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Lousanne Barbosa Paiva

Graduada em Pedagogia pela Flated. Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Graduanda em Administração Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Planejamento e Gestão Escolar pela FAM. Especialista em Marketing pela UNP. Especialista em Jornalismo Econômico pela UFRN. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e com MBA em Jornalismo Digital pela UNINTER.

Téléchargements

Publié-e

2017-01-05

Comment citer

PAIVA, Lousanne Barbosa.
CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE E A IMAGEM DO EDUCADOR: um estudo de caso do jornal O Estado do Maranhão
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 2, p. 6–18, 5 janv. 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/5934. Acesso em: 16 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos