Metodologia cooperativa no ensino de Química: percepções de estudantes do ensino médio
Parole chiave:
Metodologia Ativa, Sequência Didática, Química Orgânica.Abstract
A presente pesquisa, de abordagem qualitativa participante, teve como objetivo analisar as percepções de estudantes do 3ª ano do Ensino Médio de um colégio estadual de Almirante Tamandaré/PR sobre a Metodologia Cooperativa, a qual fundamentou uma Sequência Didática envolvendo conteúdos de Química Orgânica. Os dados foram constituídos por meio de Grupo Focal e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Das falas dos participantes da pesquisa emergiram quatro categorias que revelam suas percepções sobre: i) trabalho em grupo; ii) metodologia cooperativa desenvolvida; iii) aprendizagem dos conceitos químicos; e iv) método tradicional. As percepções apontaram que a metodologia ativa, pautada na Metodologia Cooperativa, se configurou como uma estratégia com potencialidade para promoção da aprendizagem de conceitos químicos, com destaque para o papel da interação social em sala de aula ao longo do processo educativo.
Cooperative methodology in Chemistry teaching: perceptions of High School Students
Abstract
The present research, with a participative qualitative approach, aimed to analyze the perceptions of 3rd year high school students from a state school in Almirante Tamandaré / PR on Cooperative Methodology, which supported a Didactic Sequence involving Organic Chemistry content. The data were constituted through a Focus Group and analyzed based on Content Analysis. From the results, four categories emerged from the research participants' perceptions about: i) group work; ii) developed cooperative methodology; iii) learning of chemical concepts; and iv) traditional method. The perceptions pointed out that the active methodology, based on the Cooperative Methodology, was configured as an advantageous strategy, in the sense that it promoted the learning of chemical concepts and also caused the ability to overcome individual challenges, in addition to promoting confidence and creativity to work in groups.
Keywords: Active Methodology. Teaching sequence. Organic chemistry.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
AMORIM, M. C. V. et al. Petróleo: Um tema para o ensino de química. Química Nova na Escola, n. 15, p. 19 – 23, 2002.
ARENDS, R. I. Aprender a Ensinar. Madrid: Editora McGraw-Hill, 1995.
ARONSON, E. et al. The jigsaw classroom. Beverly Hills: Sage, 1978.
BARBOSA, R. M. N.; JÓFILI, Z. M. S. Aprendizagem cooperativa e ensino de química: parceria que dá certo. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 55-61, 2004.
BARBOSA, E. F.; MOURA. D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Revista da Educação Profissional, Rio de Janeiro. v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
BESSA, N.; FONTAINE, A, M. Cooperar para aprender: Uma Introdução à aprendizagem cooperativa. Porto: Edições ASA, 2002.
BROIETTI, F.C. D; SOUZA, M.C.C. Explorando conceitos de Reações Químicas por meio do Método Jigsaw de Aprendizagem Cooperativa. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 9, n. 3, p. 1-22, 2016.
CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a Motivação para Estudar Química. Química Nova, v. 23, n. 3, p. 401-404, 2000.
CARNEIRO, E. B.; LOPES, M. C. Aprendizagem cooperativa no ensino de química: aplicação na disciplina de química geral. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008, Curitiba. Anais eletrônicos [...]. Curitiba: UFPR, 2008.
CHASSOT, A. Para que (em) é útil o Ensino? Canoas: Ed. da ULBRA, 1995.
COCHITO, M. I. Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Lisboa: Edição Acime, 2004.
DOYMUS, K.; KARACOP, A.; SIMSEK, U. Effects of jigsaw and animation techniques on students’understanding of concepts and subjects in electrochemistry. Education Tech Research, v. 58, p. 671- 691, 2010.
EILKS, I. Experiences and Reflections about Teaching Atomic Structure in a Jigsaw Classroom in Lower Secondary School Chemistry Lessons. Journal of Chemical Education, v. 82, n. 2, p. 313 – 319, 2005.
FATARELI, E. F. et al. Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010.
FERREIRA, F. C. S.; CANTANHEDE, L. B.; CANTANHEDE, S. C. S. Uma Estratégia Didática no Formato de Oficina para o Ensino do Conteúdo Soluções Químicas a Partir do Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw. Conexões – Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 6, p. 114-123, 2017.
FIRMIANO, E. F. Aprendizagem Cooperativa na sala de aula. Programa de Educação em células cooperativas – PRECE, 2011. Fortaleza, 2011.
FRAILE, L. C. El trabajo en grupo: aprendizaje cooperativo en secundaria. Bilbao: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco, 1998.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2007.
FURTADO, C. Q. et al. Aprendizagem cooperativa-colaborativa no ensino superior aplicada as Ciências Exatas. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 4., 2014, Ponta Grossa. Anais eletrônicos [...]. Ponta Grossa: UTFPR, 2014.
GATTI, B. A. Grupo focal em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GONÇALVES, F. P.; FERNANDES, C. S. Narrativas acerca da prática de ensino de Química: um diálogo na formação inicial de professores. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 120-127, 2010.
HAGEN, J.P. Cooperative learning in Organic II. Increased retention on a commuter campus. Journal of Chemical Education, v. 77, n. 11, p. 1441-1444, 2000.
JOHSON, D. W.; JOHNSON, R. Learning together and alone: Cooperative, competitive, and individualistic learning. Boston: Allyn & Bacon, 1999.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R.; HOLUBEC, E. Cooperation in the classroom. 7. ed, Edina, MN: Interaction Book Company, 1974.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R. T.; SMITH, K. The state of cooperative learning in post secondary and professional settings. Educational Psycology Review, v. 19, n. 1, p. 15-29, mar. 2008.
LOBO, S. F.; MORADILHO, E. F. Epistemologia e a formação docente em química. Química Nova na Escola, n. 17, p. 39-41, 2003.
LOPES, J.; SILVA, H. Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: Um Guia Prático para o Professor. Lisboa: Lidel, Edições técnicas, 2009.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro, Editora Pedagógica e Universitária, 2018.
MERÇON, F. A Experimentação no Ensino de Química. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003, Bauru. Anais eletrônicos [...]. Bauru: ABRAPEC, 2003.
NIQUINI, D. P. O grupo cooperativo: uma metodologia de ensino. Brasília: Universa, 1997.
OLIVEIRA, L. D. Utilizando ambientes virtuais no estudo da física de partículas: contribuições de uma visita ao CERN. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais eletrônicos [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013.
RIBEIRO, M.E. M; RAMOS, M.G. Aprendizagem de Química em grupos colaborativos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16., 2012, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Salvador: UFBA:, 2012.
RODRIGUES, J. R. R. et al. Uma abordagem alternativa para o ensino da função álcool. Química Nova na Escola, n.12, p. 1-4, 2000.
SALES, K. A. S.; JUNIOR, E. S. F. Sabonete de erva cidreira (Lippia alba): uma proposta para o ensino de funções oxigenadas. Revista Scientia Amazonia. Manaus, v. 5, n. 3, 80-85, 2016.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; LIMA, J. P. M. Dificuldade de motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química), Scientia Plena, v. 9, n. 7, p. 1 - 6, 2013.
SLAVIN, R. E. Cooperative learning: Theory, research and practice. 2 ed. Boston: Allyn Bacon, 1994.
SOARES, L. Q.; FERREIRA, M. C. Pesquisa participante como opção metodológica para investigação de práticas de assédio moral no trabalho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho. Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 85-109, dez. 2006.
TEIXEIRA JÚNIOR, W. J.; SANTOS, P. M. L. Aproximação do método Jigsaw de aprendizagem cooperativa para o ensino de eletroquímica no ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: UFSC, 2016.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Additional Files
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação final do manuscrito.