A Alquimia nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2018): história ou curiosidade?
Parole chiave:
Símbolos Alquímicos. Livros didáticos. História da CiênciaAbstract
Este artigo teve por finalidade discutir como a Alquimia está presente nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático atual (2018), aplicando o método de análise textual discursiva através da análise de imagens e textos que possuam relação com o tema. A partir da análise, a maioria das unidades encontradas foram alocadas na Categoria (3) indicando que a Alquimia é geralmente apresentada como uma curiosidade, além disso apenas uma coleção abordou a Alquimia nos três volumes, ainda de forma inapropriada. Desta maneira, foi possível concluir que as discussões dos aspectos históricos da Química em livros didáticos ainda são feitas de forma a desvalorizar o papel da História da Química para o desenvolvimento do conhecimento químico em formas além das técnicas laboratoriais.
Alchemy in the textbooks approved by The National Textbook Program (2018): history or curiosity?
Abstract
This article seek to discuss how Alchemy is presented in the textbooks of the current National Textbook Program (2018), using the method of discursive textual analysis that consists of analyzing images and texts that are related to the goal of this research. From the analysis, most of the units found were allocated to Category (3) indicating that Alchemy is generally presented as a curiosity, in addition only one collection approached Alchemy in its three volumes, still in a inappropriately way. Therefore, it was possible to conclude that the discussions of the historical aspects of Chemistry in textbooks are still approached in order to devalue the role of History of Chemistry for the development of chemical knowledge in ways beyond laboratory techniques.
Keywords: Alchemical Symbols. Textbooks. History of Science.
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