Grandezas e medidas no Ensino Fundamental: a abordagem em uma proposta curricular do Oeste da Bahia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n2.2023.16

Parole chiave:

Ensino, Grandezas e Medidas, Proposta Curricular, Orientações Didáticas

Abstract

Este estudo buscou analisar a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Barreiras, Oeste da Bahia, observando como este documento aborda o ensino das Grandezas e Medidas no Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo de natureza documental com base no documento curricular supracitado, objeto deste estudo. As reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Grandezas e Medidas tiveram aporte teórico em Lima e Bellemain (2010). A análise evidenciou que, em geral, há grandezas em comum em ambos os anos de escolarização, sobretudo as ditas geométricas. As não geométricas são exploradas com maior frequência nos anos iniciais. A abertura de ângulos e a temperatura, por sua vez, são abordadas na transição entre os anos iniciais e os anos finais. Entre as opções metodológicas, o documento indica a realização de rodas de conversas, o desenvolvimento de pesquisas e experimentos, e o uso de materiais manipuláveis, instrumentos de medidas, jogos e leituras de diferentes gêneros textuais, músicas, simulações de atividades práticas vinculadas ao cotidiano, softwares e programas de computadores. A proposta curricular investigada apresenta avanços em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente, acerca de indicações metodológicas para um ensino mais prático e próximo do cotidiano.

Magnitudes and measures in Elementary Education: the approach in a curricular proposal in Western Bahia

ABSTRACT

This study sought to analyze the Curricular Proposal of the Municipal Education Network of Barreiras, West of Bahia, observing how this document addresses the teaching of Quantities and Measures in Elementary Education. To this end, a qualitative study of a documentary nature was carried out, based on which the aforementioned curriculum document was the objective of study. Furthermore, we used as a theoretical contribution the reflections on the teaching and learning of Quantities and Measurements proposed by Lima and Bellemain (2010). The analysis showed that, in general, there are quantities in common in both years of schooling, especially the so-called geometric ones. Non-geometric ones are explored more frequently in the initial years. The opening of angles and temperature, in turn, are addressed in the transition between the initial and final years. Regarding methodological options, the analyzed document indicates the holding of conversation circles, the development of research and experiments, and the use of manipulative materials, measurement instruments, games and readings of different textual genres, music, simulations of practical activities linked to the everyday life, software and computer programs. The curricular proposal investigated presents advances in relation to the Common National Curriculum Base (CNCB), mainly regarding methodological indications for more practical teaching and closer to everyday life.

Keywords: Teaching. Sizes and Measures. Curriculum Proposal. Didactic Guidelines.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Licenciado em Ciências pela Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Tecnólogo em Automação Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Mestre e Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professor de Matemática no Centro de Formação de Professores da UFCG.

Narlla Emilly Afonseca da Silva, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Riferimenti bibliografici

ARAÚJO, Jailson Cavalcante de. Imbricações entre os campos conceituais da geometria e das grandezas e medidas no ensino e na aprendizagem da área de paralelogramos. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54150/1/TESE%20Jailson%20Cavalcante%20de%20Ara%c3%bajo.pdf. Acesso em: 19 set. 2023.

BARROS, Alexandre. Abordagem do conceito de área em uma coleção de Matemática do ensino médio: identificando tipos e subtipos de tarefas. Educação, Escola e Sociedade, Montes Claros, v. 9, n. 9, p. 81-94, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/285/318. Acesso em: 19 set. 2023.

BARREIRAS. Prefeitura Municipal de Barreiras. Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino. Área de Matemática, 2019.

BELLEMAIN, Moreira Baltar Bellemain; LIMA, Paulo Figueiredo de. Um estudo da noção de grandeza e implicações no ensino fundamental. 1. ed. Natal: Editora da SBHMat, 2002. v. 1. 134p. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/234920. Acesso em: 19 set. 2023.

BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar; BIBIANO, Marta Fernanda de Araújo.; SOUZA, Cristiane Fernandes de. Estudar grandezas e medidas na Educação Básica. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/234920. Acesso em: 19 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Área de Matemática, Brasília, 1998 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 19 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 19 set. 2023.

BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. 2019. Matemática. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 19 set. 2023.

BREDA, Ana et al. Geometria e medida no ensino básico. Lisboa: DGIDC, 2011. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/1150/4/070_Brochura_Geometria.pdf. Acesso em: 19 set. 2023.

CUNHA, Daniel Maués da. Grandezas e Medidas no Ensino Fundamental: uma análise da literatura e de livros didáticos. 2020. 134f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) - Universidade Federal do Oeste da Bahia, 2020. Acesso em: https://ufob.edu.br/ensino/pos-graduacao/profmat/dissertacoes-e-teses/dissertacoes-e-teses-2020/mestrando-daniel-maues-da-cunha-defesa-17-06-2020-orientador-joubert-lima-ferreira.pdf. Acesso em: 11 set. 2023.

CUNHA, Daniel Maués da; LIMA-FERREIRA, Joubert; PEREIRA DA COSTA, André. Qual a medida dessa grandeza? Uma revisão da literatura sobre Grandezas e Medidas. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 15, n. 37, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/14672/10754. Acesso em: 11 set. 2023.

CUNHA, Daniel Maués da; LIMA-FERREIRA, Joubert; PEREIRA DA COSTA, André. A abordagem das Grandezas e Medidas em uma coleção de livros didáticos de Matemática no Ensino Fundamental. Actio: docência em ciências, Curitiba, v. 8, n. 2, p.1-24, 2023. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16456. Acesso em: 11 jul. 2023.

DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Grandeza. 2023. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/grandeza/> Acesso em: 11 jul. 2023.

DOUADY, Régine; PERRIN-GLORIAN, Marie-Jeanne Un processus d'apprentissage du concept d'aire de surface plane. Educational Studies in Mathematics. Dordrecht, the Netherlands, v. 20, p. 387-424, 1989. Acessível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00315608. Acesso em: 11 jul. 2023.

FERREIRA, Lúcia de Fátima Durão. Um estudo sobre a transição do 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental: o caso da aprendizagem e do ensino de área e perímetro. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34164/1/TESE%20L%c3%bacia%20de%20F%c3%a1tima%20Dur%c3%a3o%20Ferreira.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

FERREIRA, Lúcia de Fátima Durão; SANTOS, Marilene Rosa dos; LEAL, Yara Maria. Ensino e a aprendizagem das grandezas e medidas no ciclo de alfabetização. Salto para o Futuro (TV Escola), v. 1, n. 1, p. 17- 22, 2014.

FIGUEIREDO, Ana Paula Nunes Braz. Resolução de problemas sobre a grandeza volume por alunos do ensino médio: um estudo sob a ótica da Teoria dos Campos Conceituais. 2013. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13227/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20ANA%20PAULA%20FIGUEIREDO.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

FIGUEIREDO, Ana Paula Nunes Braz; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar; TELES, Rosinalda Aurora de Melo. Grandeza Volume: um estudo exploratório sobre como alunos do ensino médio lidam com situações de comparação. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 28, n. 50, p. 1172-1192, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/9s8qPzBz3PLjNRz6v3rVTtq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 jul. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

GOMES, Hugo Gustavo de Lira. O saber ângulo em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54879/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Hugo%20Gustavo%20de%20Lira%20Gomes.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LEÃO, Katy Wellen Meneses. Abordagem de volume e capacidade em uma coleção de livros didáticos: uma análise à luz da teoria antropológica do didático. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39777/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Katy%20Wellen%20Meneses%20Le%C3%A3o.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

LIMA, Paulo Figueiredo; CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de. Geometria. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de. Matemática: Ensino Fundamental. v. 17. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010. p. 137-166 (Coleção Explorando o Ensino). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7842-2011-matematica-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 jul. 2023.

LIMA, Paulo Figueiredo; BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar. Grandezas e medidas. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira Fernandes de. Matemática: Ensino Fundamental. v. 17. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino). p. 167-200 (Coleção Explorando o Ensino). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7842-2011-matematica-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 jul. 2023.

MORAIS, Leonardo Bernardo de. Análise da abordagem da grandeza volume em livros didáticos de Matemática do ensino médio. 2013,132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13239/1/Disserta%c3%a7ao%20Leonardo%20Morais.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

MOURA, Almir Pereira de. Área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental: um estudo sobre aproximações e distanciamentos entre o saber ensinado e o saber aprendido. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39289/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Almir%20Pereira%20de%20Moura.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

PACHÊCO, Franklin Fernando Ferreira. O apprenti géomètre 2 como uma ferramenta tecnológica para a abordagem da grandeza área: um estudo com licenciandos em matemática sob a ótica da gênese instrumental. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação matemática e tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39830/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Franklin%20Fernando%20Ferreira%20Pach%c3%aaco.pdf, Acesso em: 11 jul. 2023.

PEREIRA DA COSTA, André; BATISTA, Rita; MORAIS, Maria das Dores. Área de figuras planas no 8º ano do ensino fundamental do Brasil: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. Acta latinoamericana de matematica educativa, v. 32, n. 2, p. 150-158, 2019. Disponível em: https://funesfrpre.uniandes.edu.co/funes-documentos/area-de-figuras-planas-no-8o-ano-do-ensino-fundamental-do-brasil-um-estudo-sob-a-otica-da-teoria-antropologica-do-didatico/. Acesso em: 11 jul. 2023.

PEREIRA DA COSTA, André; VILAÇA, Marcel Muniz; MELO, Vieira de Melo. O ensino de Grandezas e Medidas em um documento curricular oficial para o ensino básico. Ensino em re-vista, v. 27, p. 934-955, 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54586/28896. Acesso em: 11 jul. 2023.

POZZEBON, Simone; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Grandezas e Medidas: surgimento histórico e contextualização curricular. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática - CIEM, 2013, Canoas, RS. Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática - CIEM. Canoas, 2013. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/971/908. Acesso em: 11 jul. 2023. Acesso em: 11 jul. 2023.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

REIS, Lindalva Gonçalves. Produção de monografia da teoria à prática: o método educar pela pesquisa (MEP)/ Linda G. Reis. 5.ed. Brasília: Senac-DF, 2015.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

ROSA DOS SANTOS, Marilene. A transposição didática do conceito de área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental: um olhar sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. 2015. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/bitstream/tede2/5375/2/Marilene%20Rosa%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

ROSA DOS SANTOS, Marilene; PEREIRA DA COSTA, André. Subir a montanha para ampliar a vista [recurso eletrônico]: alguns cenários de pesquisas em educação matemática – Recife: Ed. UFPE, 2021.

SANTOS, Valéria Aguiar dos. Comprimento e perímetro em livros didáticos de matemática do ensino fundamental: uma análise sob a ótica da teoria antropológica do didático. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/jspui/bitstream/123456789/39779/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Val%c3%a9ria%20Aguiar%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

TELES, Rosinalda Aurora de Melo. Imbricações entre campos conceituais na matemática escolar: um estudo sobre as fórmulas de área de figuras geométricas planas. 2007. 297 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/4125/1/arquivo5518_1.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

VECE, Janaina Pinheiro; CURI, Edda, SANTOS, Cintia Aparecida Bento dos. Currículos de Matemática: análise das orientações didáticas sobre as grandezas e medidas no ciclo de alfabetização. Curricula of Mathematics: analysis of didactic guidelines on quantities and measures in the Literacy Cycle. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 302-327, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33312/pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

Pubblicato

2024-04-19

Come citare

COSTA, André Pereira da; SILVA, Narlla Emilly Afonseca da.
Grandezas e medidas no Ensino Fundamental: a abordagem em uma proposta curricular do Oeste da Bahia
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 2, p. e1623, 1–17, 19 apr. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/21913. Acesso em: 16 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos