Uma abordagem de fluidos no ensino de física na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n2.2022.11

Palavras-chave:

Hidrostática, Hidrodinâmica, Empuxo, Metodologia de ensino;, História da ciência

Resumo

Este estudo foi elaborado com a intenção de discutir conceitos básicos da física de fluidos com a utilização de fatos históricos e experiências do cotidiano, buscando melhor aprendizado por parte dos alunos. Nesse sentido, tomamos algumas situações práticas do dia a dia dos alunos (relacionadas à física de fluidos) conectando os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos básicos da física de fluidos. A ideia central é mostrar que, com exemplos vivenciados pelos alunos em seu cotidiano, é possível construir uma ponte entre o saber comum (ligado à sua experiência cotidiana) e o científico. A metodologia utilizada nesta pesquisa se caracteriza como exploratória, pois busca explicitar o problema e familiarizar a sua compreensão. Mostramos que existem exemplos práticos do cotidiano que podem auxiliar no aprendizado dos conceitos básicos da hidrostática e hidrodinâmica. O público-alvo deste estudo são estudantes e professores de graduação em licenciatura em física ou áreas afins, de professores do ensino médio e fundamental,
e de alunos do ensino médio. 

Abstract

A fluid approach in teaching physics in basic education

This article was prepared with the intention of introducing the basic concepts of fluid physics with the use of historical facts and everyday experiences seeking a better learning by the students. In this sense, we take some practical situations from the students’ everyday lives (related to fluid physics) and connect the students’ prior knowledge with these everyday experiences with the basic concepts of fluid physics. The central idea is to show that with examples experienced by students in their daily lives, it is possible to build a bridge between common knowledge (linked to their everyday experience) and scientific knowledge. The methodology used in this research is characterized as exploratory, as it seeks to explain the problem and familiarize its understanding. We show that there are practical everyday examples that can help in learning the basic concepts of hydrostatics and hydrodynamics. The target audience of this article are undergraduate students and professors in physics or related areas, secondary and elementary school teachers, and high school students.

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Biografia do Autor

Wendel Vendregler Araujo Martins, Centro Municipal de Educação Infantil “Leonor Alcioni de Mello”

Licenciado em Física pela Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor no Centro Municipal de Educação Infantil “Leonor Alcioni de Melo” em Vila Verdes Mares em Goianira.

Clóves Gonçalves Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor em Ciências pelo Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp. Professor Titular da Escola Politécnica e de Artes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Edson Vaz de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto do curso de Licenciatura Plena em Física da Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

MARTINS, Wendel Vendregler Araujo; RODRIGUES, Clóves Gonçalves; ANDRADE, Edson Vaz de.
Uma abordagem de fluidos no ensino de física na educação básica
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 8, n. 2, p. e1122, 1–11, 4 Abr 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/20433. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos