ANOMÁHLIA:

provocações sobre a pesquisa artística como prática dissidente nos espaços acadêmicos do sul-sul a partir de uma proposta do sul do norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n13.2024.10

Palavras-chave:

Pesquisa Artística, Vocalidade, Prática Dissidente, Reflexões Situadas, Capitalismo Cognitivo

Resumo

O artigo propõe sentir-pensar a pesquisa artística (PA) como uma prática dissidente e provocativa nos contextos acadêmicos do sul-sul, especificamente no Chile. Para fazer isso, reflete a partir das dificuldades e possibilidades que a PA tem tido para ser compreendida e incorporada na sua potência de criar conhecimento situado dentro da academia do sul-sul. Isso nos permitirá compartilhar um modo de sentir-pensar que serve de arcabouço argumentativo do valor político de Anomáhlia, pesquisa artística im-produtiva, desenvolvida pela autora, pesquisadora-artista latino-americana, como parte de seu projeto final de doutorado na Europa. Esta pesquisa é considerada dissidente na medida em que agita e provoca os contextos acadêmicos em que se desenvolve, tanto pelo questionamento que faz da prática vocal artística validada para o palco, quanto por sua promiscuidade na hibridação que realiza, entrelaçando linguagens e metodologias científicas e artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Josefina Azócar Fuentes, Universidad de Chile

PhD em Artes Performativas pela Universidade de Lisboa, fonoaudióloga e MFA en Educación Emocional. Formada em diferentes tipos de trabalho vocal, tem explorado o canto clásico, e as linhagens de Wolfsohn e Roy Hart, de Grotowski e de Fitzmaurice. Também é terapeuta da fala, certificada no Alba Emoting Method. Como investigadora-praticante, seu foco principal é explorar as possibilidades de sentir-pensar-criar através da vocalidade, flertando também com a arte têxtil. Trabalha como professora na Universidade do Chile e tem acompanhado processos de terapia vocal, e de formação e criação vocal por mais de doze anos. Co-fundou o LAVOCE, o Cair de costas no ar e o Agitaciones Comunes, coletivos de investigação artística transdisciplinar com foco no estudo da vocalidade.

Referências

AGENCIA NACIONAL DE INVESTIGACIÓN Y DESARROLLO. Concursos ANID Capital Humano, c2023a. Panel interactivo. Disponible en: https://anid.cl/concursos/jsf/jet-engine/tax/areas:7/> Acceso en: 01 de ago. de 2023.

AGENCIA NACIONAL DE INVESTIGACIÓN Y DESARROLLO. Concursos ANID Proyectos de Investigación, c2023b. Disponible en: <https://anid.cl/concursos/jsf/jet-engine/tax/areas:8/>. Acceso en: 01 de ago. de 2023.

ARENDT, Hannah. The Human Condition. Chicago: University of Chicago Press, 1958.

BARBOSA SÁNCHEZ, Araceli. Construcción dialógica ciencia/arte. Estética del alea desde el enfoque de la complejidad. Panambí, Valparaíso, 6, pp. 135-152, 2018.

BARDET, Marie. Perder la cara, primera edición. Trad. Pablo Ires. Buenos Aires: Cactus, 2021.

BARDET, Marie. Pensar con mover, primera edición. Buenos Aires: Cactus, 2012.

BARKER, Paul. Foreword. With one voice: Disambiguating sung and spoken voices through a composer`s experience. In: Thomaidis, K. y Macpherson, B. (Eds.), Voice Studies. Critical Approaches to Process, Performance and Experience, first edition. Abingdon y New York: Routledge. pp. xvi-xxvi, 2015.

BENAVENTE MORALES, Carolina. El giro artístico del DEI UV: investigación artística y formación doctoral interdisciplinaria. In: BENAVENTE, C (Ed.). Coordenadas de la investigación artística: sistema, institución, laboratorio, territorio. Viña del Mar: CENALTES ediciones, 2020. pp. 105-134.

BERGSON, Henri. Creative Evolution. NewYork: Henry Holt and Company, 1911.

COESSENS, Kathleen; CRISPIN, Darla; DOUGLAS, Anne. The Artistic Turn: A Manifesto. Ghent: Leuven University Press, 2009.

CONTRERAS, María José. La práctica como investigación: nuevas metodologías para la academia latinoamericana. Poiésis, Niterói, 21-22, pp. 71-86, 2013.

DEWEY, John. El Arte como Experiencia. Barcelona: Paidós, 2008.

FACULTAD DE ARTES UC. Declaración sobre la Investigación en Artes,

Facultad de Artes, Pontificia Universidad Católica de Chile, 2021. Disponible en: <https://artes.uc.cl/wp-content/uploads/2022/11/Declaracion-Investigacion-en-Artes_FAR_UC.pdf>. Acceso en: 2 de ene. de 2024.

FONDOS DE CULTURA. Convocatorias cultura 2023-2024, c2023. Disponible en: <https://www.fondosdecultura.cl>. Acceso en: 02 de ago. de 2023.

GRASS, Milena. Reflexiones en torno a la Investigación de los Fenómenos Teatrales (Manual para alumnos de pregrado que cursan el 4° año de la Licenciatura en Actuación). Santiago de Chile: Concurso Fondedoc, Pontificia Universidad Católica de Chile, 2005.

GRASS, Milena, La investigación de los procesos de creación en la Escuela de Teatro UC. Cátedra de Artes, Santiago, 9, pp. 87-105, 2011.

LEVI-STRAUSS, Claude. The Savage Mind. Chicago: Chicago University Press, 1966.

MOLINARI, Paula. Etnosonia: em busca do método. In: Molinari, P (Ed.) Música, Educação e Cultura: Tecituras e Tessituras no Nordeste Brasileiro. Campo Limpo Paulista: FACCAMP, 141-162, 2016.

OLIVEROS, Pauline. Deep Listening. A Composer`s Sound Practice. New York Lincoln Shanghai: iUniverse, Inc., 2005.

PRODUCCIONES PLIEGUE. Clip 1, Paradojas del nihilismo, La Academia. Youtube, 03 de marzo de 2020a. Disponible en: < https://www.youtube.com/watch?v=N7JusQcu4f4 >. Acceso en: 02 de ago. de 2023.

PRODUCCIONES PLIEGUE. Capítulo 1: Desilusión, Paradojas del Nihilismo, La Academia. Youtube, 28 de mayo de 2020b. Disponible en: <https://www.youtube.com/watch?v=_3cYAsJClEg&t=1s >. Acceso en: 30 de dic. de 2023.

PRODUCCIONES PLIEGUE. Capítulo 6: Pensar en Imágenes, Paradojas del nihilismo, La academia. Youtube, 02 de octubre de 2020c. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=fvjZmtRO0XQ. Acceso en: 30 de dic. de 2023.

RIVAS, Felipe. Felipe Rivas San Martín Una educación sexy. Disidencia sexual y espacios estudiantiles. Entrevista por Miguel A. López. Agítese antes de usar, [s.d.]. Disponible en: <https://issuu.com/museomalba/docs/agitese/s/10562321>. Acceso en: 03 de ago. de 2023.

SÁNCHEZ, José Antonio; PÉREZ, Victoria. La investigación en artes escénicas. Cairón: Revista de ciencias de la danza, Madrid, 13 Práctica e investigación, pp.5-14, 2010.

SULLIVAN, Graeme (2011). The artist as researcher. New roles for new realities. In: Wesseling, J (Ed.). See it again, say it again: The artist as researcher. Amsterdam: Valiz Antennal, 2011. pp. 79-101.

UNIVERSIDADE DE LISBOA. Doutoramentos. Cursos de 3º ciclo. Estudos de teatro, [s.d.]. Disponible en: <https://www.letras.ulisboa.pt/pt/ensino/doutoramentos#estudos-de-teatro>. Acceso en: 03 de ago. de 2023.

WOLFSOHN, Alfred. Orpheus or the way to a mask. Trad. Marita Günther, Edited with notes for publication Jay Livernois. Connecticut: Abraxas Publishing, 2012.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. A “literatura” medieval. Trad. Amálio Pinheiro y Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das letras, 1993.

Publicado

2024-12-13

Como Citar

FUENTES, María Josefina Azócar.
ANOMÁHLIA:: provocações sobre a pesquisa artística como prática dissidente nos espaços acadêmicos do sul-sul a partir de uma proposta do sul do norte
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 13, p. 25–51, 13 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/22473. Acesso em: 26 dez 2024.