Narrativas cinematográficas e as representações de professores: um debate para além dos estereótipos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-549v8n15e24036Palavras-chave:
Discurso, Representações da docência, Discurso cinematográficoResumo
O cinema é técnica, indústria, arte, experiência, entretenimento e também discurso. Nesse sentido, estudos sobre as representações veiculadas pelas narrativas fílmicas ampliam as discussões acerca dos significados que esta mídia propaga sobre a docência. Esta pesquisa investiga como os filmes populares criam e perpetuam estereótipos sobre professores e alunos de escolas de periferia nas narrativas Dangerous Minds (1995) e The Substitute (1996). O estudo foi organizado em torno de uma abordagem crítico-interpretativa no campo da Linguística Aplicada e fundamenta-se nas contribuições
dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), que reconhece a não-neutralidade do discurso midiático e seus desdobramentos no campo da educação (Fairclough, 1995; Dalton, 2010). Por fim, ao analisar o cinema pela perspectiva do discurso, não o desconsideramos sua condição de arte, técnica e indústria (Mistry, 2021), mas problematizamos o viés ideológico propagado por ambas as narrativas por meio de estereótipos de professores.
Downloads
Referências
AMBROSETTI, Angelina. The portrayal of the teacher as mentor in popular films: inspirational, supportive and life-changing? Media/Culture Journal, Queensland University of Technology, v. 19, n.2, 2016.
ARONSON, Brittany A. The white savior industrial complex: a cultural studies analyses of a teacher educator, savior film, and future teachers. Journal of Critical Thoughts and Praxis, v.6, n.3, p.36-54, 2017.
BROWN, Tony. Teachers on film. Changing representations of teaching in popular cinema from Mr. Chips to Jamie Fitzpatrick. In: JUBAS, K.; TABER, N.; BROWN, T. (eds.). Popular culture as pedagogy. Rotterdam: Sense Publishers, 2015.
DANGEROUS MINDS. Direção John N. Smith. Produção: Don Simpson e Jerry Bruckheimer, Elenco: Michelle Pfeiffer, Geoge Dzundza, Coutney B. Vance, Wade Dominguez, Hollywoord Pictures, 1995. 95min.
DALTON, Mary. The Hollywood curriculum teachers in the movies. 2. ed. Peter Lang: New York, 2010.
DALTON, Mary. Bad teacher is bad for teachers? Journal of popular film and television. Wake Forest University, v. 41, n.2, p. 78-87, 2013.
FABRIS, Eli. T. H. A pedagogia do herói sob as performances das políticas públicas contemporâneas. Roteiro, Joacaba, v,43, n.1, 2018.
FAIRCLOUGH, Norman. A dialectical-relational approach to critical discourse analysis in social research. In: WODAK, R.; MEYER, M. Methods of discourse studies. 3. ed. London: Sage, 2016. p. 86-108.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Coord. Izabel Magalhães. Brasília: Editora da UnB, 2001.
FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. London: Longman, 1996.
FAIRCLOUGH, Norman. Critical discourse analysis: the critical study of language. Longman, 1995.
FICHER, Cleyton L.; BALADELI, Ana P.D. O professor no cinema: reflexões sobre a imagem do professor herói no filme O Triunfo. Revista Travessias, Cascavel, v.11, n.2, p.259-273, 2017.
MUNGUR, Amy; WYLIE, Scott. Teacher films: examining Hollywood representation of our practice. The Councilor: a journal of the Social Studies, n.1, ago. 2021, p.26-36.
PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes: conceitos e metodologias. VI Congresso SOPCOM, abril, 2009.
PIRES, Maria C.F.; SILVA, Sergio L.P. O cinema, a educação e a construção de um imaginário social contemporâneo. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n.127, p. 607-616, 2014,
SCHWARZ-FRANCO, Orit. Teachers in film: inspiration for autonomous and transformative teaching or a warning against it? Universal Journal of Educational Research, v.4, n. 5, 2016, p. 994-1002. Disponível em:<https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1099746.pdf> Acesso em 16 Fev. 2024.
STAMATO, Ana B.T,; STAFFA, Gabriela; VON ZEIDLER, Júlia P. A influência das cores na construção audiovisual. Intercom. XVIII Congresso da Comunicação na Região Sudeste, Bauru, SP, 2013.
THE SUBSTITUTE. Direção Robert Mandel. Produção. Morrie Eisenman, Jim Teele. 1996. 114min.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LETÉ, Anna. Ensaio sobre a análise fílmica. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.