Melancolia e as configurações da dor em O quarto fechado, de Lya Luft

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n17e26434

Parole chiave:

Melancolia, Lya Luft, O quarto fechado

Abstract

A melancolia se instaura em decorrência de uma falta, possível de desencadear a ruína do corpo e do espírito. Nesse sentido o trabalho objetiva compreender o estado melancólico dos personagens na obra O quarto fechado (1984), de Lya Luft, os quais são atraídas por espaços que comportam os odores da morte. A pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico fundamentada na visão de Freud (2013), Tiburi (2004), Scliar (2003) e Starobinski (2016). Os personagens são impactados pelos sentimentos de solidão e vazios, em meio à falta de completude que os consome. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria do Carmo Cardoso Costa, Universidade Estadual do Maranhão

Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Professora/ Tutora do curso de Letras/português do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí. Professora da Educação Básica do Sistema Municipal da cidade de União -PI. Especialista em Ensino superior, Tecnologias da Educação e Estudos linguísticos e literário. Graduada em Letras/Português/Espanhol e Inglês.

Silvana Maria Pantoja dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Dra. em Letras, Área de concentração Teoria Literária. Profa. de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Maranhão e da Universidade Estadual do Piauí. Profa. do Programa de Pós-Graduação em Letras de ambas Universidade. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Literatura e Linguagem - LITERLI. Membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre o Espaço Literatura e outras artes - TOPUS. Desenvolve pesquisa nas Linhas: Literatura, Memória e Cultura; Literatura, Espaço e Cidade.

Riferimenti bibliografici

ARISTÓTELES. O homem de gênio e a melancolia: o problema XXX, I. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 1998.

BENJAMIN, W. Origem do drama trágico alemão. Tradução João Barrento. 2ª ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2016.

COSTA, M. do C. C. O Quarto Fechado, de Lya Luft: relações entre memória e espaço na tessitura narrativa. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.

FREUD, S. Introdução ao narcisismo. In: Obras psicologicas completas de Sigmund Freud: edição standart brasileira. Vol. XII. Trad. Paulo César de Sousa. Rio de Janeiro: Imago, 1996, p. 11-37.

FREUD, S. Reflexões para o tempo de guerra e morte. In: ___. Obras completas de Sigmund. Covilhã, 2009. 3. ed. Madri: Biblioteca Nueva. v. 14 (Original publicado em 1914).

FREUD, S. Luto e melancolia. Trad. Marilene Caronte. São Paulo: Cosacnaify: 2013.

LUFT, L. O quarto fechado 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.

PAIVA, M. F. S. Memória e Melancolia em Anelise. 2017. 111f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pau dos Ferros-RN, 2017.

SCLIAR, M. Saturno nos Trópicos: a melancolia europeia chega ao Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

STAROBINSKI, J. A tinta da melancolia: uma história cultural da tristeza. Trad. Rosa Freire D’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

TIBURI, M. Filosofia Cinza. A Melancolia e o Corpo nas Dobras da Escrita. Porto Alegre: Escritos, 2004.

Pubblicato

2025-04-29

Come citare

COSTA, Maria do Carmo Cardoso; SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos.
Melancolia e as configurações da dor em O quarto fechado, de Lya Luft
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–16, 29 apr. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/26434. Acesso em: 16 ago. 2025.